segunda-feira, novembro 9

A queda do muro

A QUEDA DO MURO DE BERLIM

J. Jorge Peralta


*****Comemora-se hoje, em alguns ambientes do mundo, a QUEDA DO MURO DE BERLIM.
*****Foi um pequeno gesto humano “mas foi um grande passo para a Humanidade”.
*****Assim diria um conhecido astronauta americano.
*****Mas o povo continua na mesma roda viva, correndo atrás de inúmeros muros *****que lhe tolhem os passos, rumo a uma vida melhor, com trabalho para todos e melhor qualidade de vida para os seus.
*****Muros da Vergonha não faltam por toda a parte
*****A Queda do Muro foi, sim, um grande passo, um grande feito. Era um muro material e visível; agredia os olhos e as mentes.
*****Mas a humanidade, principalmente os povos/nações espoliadas e sugadas por outras? As muralhas sociais estão lá: o desemprego, a educação sucateada, os desmandos e mentiras dos políticos, as promessas vãs jamais cumpridas.
*****Os grandes MUROS DE BERLIM de hoje são a falta de educação de qualidade, o desemprego e a corrupção; os impostos escorchantes, a poluição ambiental e a alimentação com agrotóxicos; as injustiças, as precariedades do sistema judiciário, as piruetas jurídicas dos advogados sem caráter e a incompetência de muitos médicos; enfim, todas as manhas e artimanhas que se alimentam e engordam, em toda a malha social, deixando muitos à margem do progresso, comendo o pó da estrada.
*****Precisamos nos perguntar sempre: Quais as lições da Queda do Muro de Berlim. Cada um faça a sua “lição de casa”.
*****Para saber mais You tube:
Jornal Nacional e a Queda do Muro de Berlim (clique)
A "Perestroika" e a Queda do Muro de Berlim (Clique)


*****Desafio: Quando a Humanidade derrubará os outros MUROS, muito piores do que o de Berlim, porque só vemos suas sombras e seus efeitos sórdidos?...

Nenhum comentário: