quarta-feira, novembro 4

União Lusófona 7

VII
BRASIL – PORTUGAL
UMA POTÊNCIA INTERCONTINENTAL

*******15. As grandes decisões são decorrência de grande ousadia.
*******Portugal precisa de muita criatividade e ousadia para preservar seu patrimônio cultural, com auto-sustentabilidade e soberania.

*******O Espírito que gestou Portugal e todos os seus feitos é patrimônio imaterial da humanidade. Precisa ser preservado e cultivado.
********Entre o Brasil e a Espanha, a opção é Brasil, sem dúvida.
********A Espanha não tem lugar nesta hipótese, está fora deste páreo. Não mostra o seu rosto quando negocia...
********Só é enganado quem quer ser enganado... Esta é apenas mais uma grande cartada infeliz e traiçoeira de nosso vizinho.

Queremos a Espanha como amigo fraterno e nada mais. Como espoliador, nunca. Como inimigo menos ainda. Solidariedade peninsular sempre. Traição e golpe nunca.
Os articuladores desta ideia fatídica estão fora da história , fora da sã razão. O que eles tramam é impensável. Desperta Madri!
Há uma fraternidade peninsular que nos une como irmãos, mas não permite qualquer subjugação. (Em outro momento falarei da convivência saudável Portugal-Espanha...)

A hipotética União Lusófona Brasil-Portugal seria a grande estratégia de desenvolvimento de nossos povos, garantindo uma civilização mais humanitária e mais solidária. Mas é preciso pôr as pessoas certas e competentes no lugar certo...
A vida das pessoas e dos países faz-se sempre por uma correlação de forças. Esta é a hora!

Os grandes heróis da história são aqueles que souberam decidir de modo certo e na hora certa.
Precisamos, todos assumir e construir a nossa história, com a própria mente, com as próprias mãos e com o próprio coração, sem nos deixarmos subjugar por ninguém. Buscamos parceiros leais e solidários, em atitude de reciprocidade e não de dominação.
O ovo da serpente, na chocadeira, é sempre mau presságio. Como a serpente chegou à chocadeira? Como quebrar-lhe os ovos?!


14. Estou navegando neste tema, apenas porque
“Sou humano e tudo o que é humano me diz respeito” (Terêncio)
Num segundo momento, pretendo redigir, um Manifesto sobre a momentosa questão, com a colaboração de todos, quantos concordarem com a proposta e se dispuserem a contribuir com suas ideias. Será um Manifesto pela soberania intocável de Portugal, em oposição ao iberismo, e pela Federação Lusófona Brasil-Portugal.
Vamos ousar?
Então vamos pensar juntos, sem preconceitos, mas com grande ideal.
Nas nossas mãos está o futuro (?!) da humanidade, se cada um topar fazer a sua parte, com competência e responsabilidade.

A pesar de tudo o que aí está, temos saídas honrosas e temos muito, em nosso país, de que nos orgulhar.
Levantar o orgulho nacional é o caminho para superar o marasmo que alguns implantaram sem consultar a nação, para subjugá-la. Precisamos, no entanto, estar atentos para saber detectar onde estão os “Isaú” que são capazes e vender a nação, por um prato de lentilhas.

Nenhum comentário: