segunda-feira, dezembro 29

guerra aberta contra a lusofonia

GUERRA ABERTA CONTRA A LUSOFONIA?!
UM NOVO CAVALO DE TRÓIA ?!
José J. Peralta
I
IBEROFONIA, UMA PROPÓSTA ESDRÚXULA

Senhores e amigos lusófonos de todo o mundo,
1. Acabo de ler na Internet, em mais de um websítio, o chamado GEOProjeto no GEOLingua. Considerei minha obrigação propor algumas reflexões, para dar-lhe uma resposta inicial, embora ainda superficial.
Como Doutor na Área de Linguística e Semiótica da USP, e como professor aposentado da mesma Universidade, não poderia me omitir. Temos uma responsabilidade social diante do que aprendemos e sabemos. Sobre o nosso saber paira uma penhora social. Achei que devia dar uma resposta contundente, dada a seriedade do assunto...
Sumariamente disponibilizo, à consideração de todos, o que penso sobre o tema, apesar da complexidade. Considero que a proposta em pauta é essencialmente político-oportunista, sem sustentação científica. Afigura-se-me como um caso político provinciano, mas arrogante...
O proponente parece achar que o mundo é feito de idiotas. Diz ele que, se os portugueses e os espanhóis falassem a mesma língua , seríamos muito mais fortes, (desde que falássemos espanhol (castelhano) e esquecêssemos o Português). Isto é um acinte antropológico. Coisa de quem não sabe o que diz.

2. Em princípio, eu coloco sob suspeita todo o projeto. A proposta é inútil e insustentável, em todos os sentidos. Mas precisa ser impugnado, energeticamente.
Não tenho o mínimo interesse no GEOprojeto. Mas vou me acautelar... Embora considere a proposta como inóqua, sem pé nem cabeça...
Cuide-se quem sabe das coisas.
A Iberofonia só existe na mente de alguns espanófilos ou de entreguistas lusófonos.
É típica proposta de quinta coluna, ou de agente duplo, como diria Sun Tsu.
Não há aqui nem resquício de lusofilia, como o autor tenta fazer crer. falácia.
Estime a Espanha do modo que quiser. Nós também a estimamos. Não subjugamos e não queremos ser subjugados. Nem bajulamos...
Não abuse da nossa hospitalidade...

3. Não falsifique a frase célebre de Fernando Pessoa. Ele não disse, como v. quer:
Minha pátria é minha língua.
Ele disse:
MINHA PÁTRIA É A LÍNGUA PORTUGUESA. Leia direito por favor...
Espanha é Espanha e Portugal é Portugal. Não embole a Lusofonia com a espanofonia. Não admitiremos intervenções no nosso mundo. Cada um cuide de seu mundo. Invasões estão superadas, pelo direito internacional.
A Iberofonia NÃO EXISTE E NUNCA EXISTIRÁ. O que existe, bem claro, é a Lusofonia e a Espanofonia. Só. Só conhecemos Portugal e Espanha. Ponto. A Iberofonia?! Desconhecemos.
Só existe Língua Portuguesa e Língua Castelhana. Sim, mas existem também as línguas perseguidas da Catalunha, da Galiza, do País Basco, etc., sob o tacão de Madri: Não esqueçamos...
Querem silenciar a Língua Portuguesa, como silenciaram essas línguas legítimas no território espanhol?! É essa a sua liberdade?! Estão silenciando a Língua Portuguesa, em Olivença, cometendo genocídio linguístico. Ninguém esqueça isto. Não podemos nos omitir. Seria covardia.
A iberofonia só interessa à Espanha. É uma ficção. Não interessa a nenhum dos países lusófonos. A Espanha que cuide de seu mundo. Só. Para o autor da proposta, Iberofonia = espanofonia?! Diga claro onde quer chegar. Não simule saídas dúbias.

II
REPELIR TENTATIVAS DE INVASÃO

4. Os lusófonos sabem cuidar de seu mundo, sem intervenções ilegítimas.
Esta é uma tentativa de intervenção que devemos rejeitar...
Calar-se seria grave omissão. Seria COVARDIA. Isto não somos e nunca seremos.
É uma proposta injuriosa à lusofonia. É preciso esclarecer que o Português não quer ser a segunda língua no espaço ibérico. Nem por hipótese. Nunca. Só existe Português e Castelhano, cada um com seu espaço bem demarcado. Certo?! Então não insista com ideias vazias...
Não somos um mundo de desinformados, como o proponente parece pressupor.
Se temos a segunda língua, quem será então a primeira? Não queremos saber.
Respeitem a lusofonia. Respeitem o espaço lusófono. Este existe e tem orgulho... É uma língua mais bela do que o castelhano, que é a língua dos espanhóis.

A Lusofonia tem o próprio espaço e não está em disputa, com o espaço hispanófono.
O Português é simplesmente a primeira Língua do espaço lusófono. Só. Que quer o sr. espanófilo, com o seu projeto? Nos colocar em segundo plano? Pois a Língua Portuguesa está em primeiríssimo plano, com muito orgulho.
Essa tentativa já está gagá, de tão velha. Não cola nem com prego...
Para a lusofonia, existe apenas o espaço Lusófono. Não disputamos espaço com ninguém.
Respeitamos todos. Por que querem disputar o nosso espaço? Não só disputá-lo, mas esquecê-lo? Não dá para esconder uma língua com 260 milhões de falantes. Isto só cabe numa cabeça de abóbora, ou de bagre...

5. Há, na proposta, muitas artimanhas camufladas para os incautos apoiarem. É preciso ler nos textos o que neles é omitido para nos trair. Aliás nem sei se tais textos merecem leitura... - Ver: Nossa Pátria Lusófona (Clique)
Senhores, a nossa língua é o nosso maior patrimônio.
Língua é Poder. Ver: Nossa Pátria Lusófona (Clique)

Quem apoiará esta barbaridade? Isto faz parte de uma guerra aberta contra a lusofonia.
Por minha parte, merece todo o meu repúdio.
Cada um se posicione. Não dá para se omitir. Somos povos livres e soberanos...
Deve ser rejeitada in límine essa tentativa de invasão. Como qualquer outra...
Os iberistas são incorrigíveis e muito atrevidos. É proposta sem futuro.
Os iberistas já estão e sempre estiveram superados. Afloram e logo desaparecem. Tentam encontrar-nos desprevenidos ou descuidados...
Portugal e Espanha querem ser soberanos, sem interferências indébitas. Sujeição, NUNCA.
Esta arrogância não cabe mais no mundo atual. O direito à soberania dos povos é intocável.

Tenho escrito diversos estudos sobre este momentoso assunto. Não é uma questão nova...
É material para uma obra, em preparação. Se necessário mando tudo para o ar, pela INTERNET. Talvez possa contribuir para uma mais intensa reflexão. Abaixo disponibilizo alguns textos...
Para saber mais, clique: Guerra Contra a Lusofonia

III
GARANTIR A SOBERANIA DA LUSOFONIA

6. Ninguém queira tocar sequer na soberania de Portugal!! Vai se dar mal...
Que a Espanha não queira continuar a invadir a história de Portugal. Já está invadindo...
Há 850 anos vem tentando esta invasão, mas sem sucesso. A história é mestra da vida (?!)...
Que a Espanha se contenha no seu território, sem invejar o País vizinho, a oeste.
Como Portugal sempre respeitou a Espanha, que também a Espanha aprenda a respeitar Portugal e a Lusofonia. Somos países irmãos e soberanos. Somos povos civilizados (?!).
Respeitêmo-nos, sem agressões, claras ou camufladas. Somos irmãos, mas não somos nem Caim nem Abel...
Neste sentido, Miguel de Unamuno poderia nos dar belas lições de respeito, dignidade e serenidade.
Como alguém poderá vir, impunemente, nos propor que a nossa língua, a maviosa Língua Portuguesa, seja a segunda, no espaço Ibérico. O que é o espaço ibérico?! Portugal é Portugal e Espanha é Espanha. Só.
Os espanhóis certamente não estão de acordo com tais pretensões de Madri. Eles têm ética, como nós.
Respeitemos todos os países lusófonos. Mas respeitêmo-los de fato e não só em palavras.
Lembremo-nos que a lusofonia é um mundo de 260 milhões de falantes. É o terceiro universo linguística do Ocidente. Merece mais respeito de pessoas, com um mínimo de princípios éticos e humanísticos. Tais princípios parecem ter passado longe do proponente da Geolíngua (?!).
Por tabela, e em consequência, propõe-se a extinção(?!) paulatina da língua portuguesa, como se faz em Olivença, terra portuguesa, invadida pela Espanha, onde a Língua Portuguesa vem sendo massacrada. (Quem conhece a triste história de Olivença, essa jóia que a Espanha nos usurpou?! Em breve falarei aqui sobre Olivença...)

7. Madri há muito trabalha, com esta hipótese estratégica, de que trata o preponente... Não faltam provas desta estratégia. Não há aqui o que inventar. São posições públicas e notórias. É uma guerra declarada... e infeliz.
O que Madri quer não é o que nós queremos. Mas que nos respeite...ao menos, como nós a respeitamos.
Essas manhas todos nós já conhecemos de sobejo. São quase tão velhas como a Sé de Braga.
Então pretende o proponente desde já, excluir o espaço lusófono? Seria, desde já o espaço ibérico??!! Esta é uma proposta indecente.
Impossível... Ridícula.
REJEIÇÃO total...

Que é isso companheiro?! Porque não se propõe invadir o seu vizinho do leste, a França?! Por que afrontar Portugal e a lusofonia?
Que arrogância!!.. Vejam que o Brasil não seria mais espaço lusófono, na infeliz proposta do nosso Quixote (?!). Para derrubar e conquistar espaços, a Brasil, Angola, Moçambique Cabo Verde, etc. não falam mais português (??!), no conceito torpe do autor do projeto e da GEOLíngua que ele pressupõe??! Parece uma piada de mau gosto... Não dá para ler isto sem rir de tanta ingenuidade e tanta afronta? Língua não é politiquice (!), de baixo nível...
As intenções estão claras e explícitas no texto.
Diante de tantos disparates e de tantas artimanhas absurdas e ofensivas à nossa Língua, e para não perder tempo, com tantas asneiras, inconsistentes e invasivas aos territórios da lusofonia, paro por aqui. Isto já dá ânsia de vômitos...

IV
LUSOFONIA , UMA FORTALEZA INEXPUGNÁVEL

8. Não está em negociação a nossa dignidade, por preço nenhum. Há Judas sim. Não o negamos. Mas Judas são 9%. Respeitem-se os 91% de cidadãos leais. Lusofonia é questão séria...
Está em jogo uma proposta repugnante. Este é o sentimento que em mim provoca: Repugna.
Na proposta não há nada de valor científico ou sociológico. Nada. Não tem base.
Há apenas o jogo político oportunista. Precisamos desmascará-lo...
Não acredito que o Governo brasileiro dê ouvidos a tais aleivosias estéreis. O Ministério da Educação está bem gerido, por um ministro hábil e de visão.
Esta é de fato uma questão geopolítica: propõe, implicitamente, o predomínio da Língua espanhola, nos espaços lusófonos.(?!) Parece brincadeira. Só pode ser brincadeira de mau gosto...
Dizer que entregou o projeto ao governo já é uma piada de mau gosto.
O Governo não dá maior atenção a propostas deste nível. Vão logo para a “lixeira”...
O autor propõe, em consequência, a extinção da lusofonia, a curto prazo e como consequência da estratégia. NÃO PASSARÃO!
Este é um atrevimento. Não se enganam tantos, com tão fúteis argumentos.
Eu interpreto este projeto com um, pouco dissimulado, Cavalo de Tróia. Politicamente é uma monstruosidade. Até porque os gregos, aqui, não estão embebedados...
É uma tentativa de implantação de uma tirania lingüística, como fez a Indonésia no Timor Leste. A Espanha também tem experiência, em ações congêneres, na Galiza, na Catalunha, no País Basco, em Olivença, etc.
Alguém está patrocinando este amontoado de propostas descabidas, inoportunas e muito ofensivas à lusofonia?! Pois saiba que, muito mais que a espanofonia, a Lusofonia é uma fortaleza inexpugnável.

9. Considero até que Madri seria mais prudente, embora esteja de acordo tácito(?).
Eu proponho uma União Real dos Povos Ibéricos, em nível cultural, reunindo, em pé de igualdade, os Catalãos, os do País Basco, os Galegos, os Portugueses e os Castelhanos. etc...
Todos os povos ibéricos, sem tutores, legitimamente representados, com respeito à cultura e especificidades históricas de cada povo. Vamos pensar numa proposta neste nível? Aí estaremos juntos.
Queremos sim, um saudável 2010, mas sem ideias deste naipe.
Guarde o nome de geolíngua para outros. Esqueça. Nossa língua é, e sempre será, a Língua Portuguesa.

Companheiro, não se meta onde não é competente.Não jogue com questões sérias.
Nós agimos sem transigências suicidas, e sem omissões indébitas. Língua Portuguesa e nunca Geolíngua. Entende?! Nunca! Não perca tempo com asneiras. Cuida do espanhol (castelhano) se o deixarem, mas não se intrometa com a lusofonia...
Dispensamos ajudas espúrias. Ajudas sérias são sempre bem-vindas.
Precisamos reiterar o apelo que fizemos em outro lugar:
LUSÓFONOS DE TODO O MUNDO, UNI-VOS.

10. NOTA:
Não acredito que o companheiro, Capitão José Verdasca concorde com o uso indébito que se fez de seu texto. Não cabe no espaço estreito e repressor da Geo sei lá o quê?!
Cabe a ele posicionar-se sobre este assunto. É um homem muito lúcido e saberá se posicionar nesta grave questão, dentro dos princípios que sempre adotou.
Considero que o texto do sr. José Verdasca não tem nada a ver com a proposta do projeto geolíngua. Foi apenas um uso abusivo de texto alheio. Na minha opinião.

Para maiores esclarecimentos sobre o tema recomendo Consultar:

NOSSA PÁTRIA LUSÓFONA (Clique para ler),

O BRASIL NA AMÉRICA DO SUL (Clique para ler)

PORTUGAL E GALIZA - SOBERANIA EM XEQUE (clique para ler)

CARTA ABERTA - FEDERAÇÃO BRASIL-PORTUGAL (Clique para ler)

UNIÃO LUSÓFONA - FEDERAÇÃO BRASIL-PORTUGAL (Clique)
JPeralta
[Texto em Construção]

Nenhum comentário: