terça-feira, setembro 22

Virando a página

III
VIRANDO A PÁGINA DA HISTÓRIA


.......6. É patente um certo amadorismo preocupante, no sistema do governo, implantado no país, em relação aos interesses da nação. Tal amadorismo é insustentável. Dá-se “o diálogo da panela de barro, com a panela de ferro, rio abaixo...” Logo mais colocarei esta apólogo no
www.tribunalusofona.blogspot.com
.......Só se mantém, pelo idêntico amadorismo da oposição esfacelada, incipiente quase humilhada... por forjado complexo de culpa, convenientemente articulado e propagado...
.......Mas o país já vai levantando a cabeça, na sua natural altivez, quase esquecida.

.......O país foi ofuscado pelo pó da estrada, com que toldou sua visão.
.......O país foi encantado pelas belas promessas/mentiras, bem enfeitadas e cromadas (algumas bem intencionadas e sinceras) do 25 de Abril.
.......Ofuscado pela retórica da liberdade, o mundo aplaudiu. Eu também. Acho que todos nós.

.......Até agora a nação não conseguiu se desvencilhar psicologicamente dessa máquina maquiavélica, que foi montada, em todas as instâncias do poder, e nos mais profundos meandros da nação e no psiquismo coletivo, principalmente nos meios de comunicação cooptados.

.......A maioria silenciosa da nação nunca foi ouvida; Sente-se asfixiada, garroteada. Desde 1974. Mas como?! Não estamos numa democracia, o espaço da liberdade?! Temer?! Por quê temer?!
.......As víboras movem-se sorrateiras pelos pastos, sob o palheiro seco.
.......O bem e o mal, em toda a história, ocupam os mesmos lugares, mas não usam distintivo de identificação. Aliás, todos vestem a fisionomia do bem...

.......As boas, leais e patrióticas ideias do 25 de Abril, devem ser recuperadas e cultivadas. As grandes mentiras e falcatruas precisam ser extirpadas. A nação precisa se libertar de seus algozes. Precisa seguir seu rumo...; precisa olhar seu próprio rosto no espelho, e não essa máscara que lhe impuseram.

.......Em toda a parte há o governo do bem e o governo do mal. (Assim mesmo, em estrutura binária).

.......É preciso apenas saber quem está de um lado e quem está do outro. Só depois podemos reagir, com segurança e lucidez.
.......É preciso lançar ideias, dialogar, desvendar paradoxos e condições, ouvir, propor o contraditório, para as pessoas saberem que há sempre um outro lado da realidade e dos princípios. É preciso atingir o cerne da questão. Não podemos ficar só vendo a superfície.
.......Não se admite mais o “diálogo da panela de barro, com a panela de ferro, rio abaixo...
.......Não podemos apenas ficar na beira da estrada, vendo a caravana passar, carregada de contrabando.

.......O problema não está nos partidos. Está nas pessoas. Ter ou não ter caráter é problema das pessoas e não das Instituições. Grandes e aceitáveis propostas partidárias, talvez não passem de letra morta, ou coluna de fumaça para enganar a plebe incauta...

.......Essa pleiade de jovens, de braço dado com a juventude eterna da nação, está investindo nos grandes ideais e nas marcas eternas que seu povo cunhou, através dos séculos.

.......É preciso voltar a ler os grandes cantores dos gestos da nação, como Camões, Vieira, Pessoa, Teixeira de Pascoaes, Agostinho da Silva, Jaime Cortesão, e tantos mais.
.......É preciso redescobrir a alma da nação e sua força formidável.


.......7. Muitos vão despertando. A justiça tarda mas não falta (?!). Hoje, caros leitores, hoje já há uma nova geração de jovens que está fazendo a diferença. Eles vão abrindo os olhos e vendo. Já superaram há muito o tempo das lantejoulas e paetês.
.......Vão superando o complexo de culpa que lhe colaram ao rosto.

.......Os jovens e as famílias estão atentos para o engodo de uma educação que os moldou para a subserviência inconsciente.
.......Essa educação articulada, e em conluio com os meios de comunicação, deixou-os reféns de ideias e ideais, sem a força telúrica de sua terra natal. Deu aos nossos ideais o rumo de uma alienação insustentável e odiosa. Européia (?!). Mas não é possível ser europeu sem ter uma pátria.

.......O belo rosto psíquico da pátria foi desfigurado, por carradas de lama que escorre, de muitas falcatruas é crimes auto-imputados para a humilhação da nação, por crápulas bem financiados.
.......Muitos dos que comandaram tal processo eram quase alienígenas...Os modelos foram importados e inadequados.

.......Superar os estragos de uma geração, há 35 anos desinformada ou mal informada, com precários princípios éticos, apenas adestrada, por uma educação, em parte deficiente, é uma tarefa urgente e inadiável.
.......As pessoas conscientes precisam arregaçar as mangas e ir à luta. Estudar, estudar.

.......Um sistema “revolucionário” (?!) que, após 35 anos, mantém o país, em marcha à ré, é, absolutamente insustentável.
.......Ninguém engana tantos por tanto tempo. Tempo esgotado.
.......A escola e a família são impotentes, ante a força avassaladora dos meios de comunicação?!
.......Aqui, a força telúrica sempre venceu batalhas impossíveis...

Nenhum comentário: