domingo, novembro 8

CARTA ABERTA
PELA


“FEDERAÇÃO BRASIL-PORTUGAL”


- A UNIÃO LUSÓFONA –
“Lusófonos de todo o Mundo, Uni-vos”


J. Jorge Peralta


II
RAZÕES DA NOVA PROPOSTA



*******4. Viemos colocar na mesa uma nova proposta, como alternativa prioritária, que todos considerarão muito mais lógica: A União Lusófona – Confederação Brasil-Portugal.
*******Consideramos que a união com a Espanha (Castela) seria a ruína da portugalidade, de nossa cultura e de nossa herança espiritual, de mais de mil anos. Redundaria na morte violenta de nosso modo de ser, e de estar na vida. Este já está em longo processo de deterioração por mais de 30 anos. Seria também o golpe mortal na poderosa lusofonia.

*******Decididamente, os mentores do “25 de Abril” não hastearam a bandeira da portugalidade.

*******Aliás rasgaram-na ou queimaram-na na pira da traição sórdida. Muitos políticos burocratas nem saberiam o que é portugalidade... Isso, para eles como tecnocratas não diz nada...
*******Faz muita falta o conhecimento da essência de um País tão “grande”, como Portugal.
*******A grandeza de Portugal sempre foi, antes de tudo, moral...

*******O nosso 25 de Abril foi um evento sonhado. Quando acordamos estava tudo baralhado...

*******Aliança político-administrativa, com a Espanha, seria como sair rio abaixo, a panela de barro e a panela de ferro, em conversa animada. A panela de ferro seria a Espanha.
*******A panela de ferro, discretamente, dá uma encostada na companheira, que vai para o fundo, despedaçada. A moral da história é conhecida...

*******Os Governos dos últimos 35 anos deixaram o país muito fragilizado, muito vulnerável, mas não covarde. A Nação nada mudou. Só mudaram os políticos de plantão...

*******5. A união mais intensa e lógica, com o Brasil, seria enriquecedora para os dois países irmãos, para quem conhecer a fundo nossas raízes. Qual será a opinião do Brasil?
*******A hipótese exigiria um longo trabalho de aproximação, de quebra de arestas e de recuperação da verdade histórica, sem preconceitos. Seria preciso arquitetar uma grande campanha para repor a verdade histórica dos dois países. É preciso recuperar o respeito mútuo. A quem interessa o culto à mentira ?! Uma mentira, mil vezes repetida, sempre sempre uma mentira. precisa ser extirpada.

*******Como tudo, na democracia, esta hipótese, seria joguete de interesses diversos e até de interesses escusos. Dialogar é democrático.
*******Antes precisaríamos saber vencer inúmeros complexos e preconceitos mútuos.
*******Não é de esquecer os inúmeros preconceitos e a intolerância, a maioria infundados, entre pessoas, jogando Portugal contra o Brasil e o Brasil contra Portugal. Jogo armado, lógico.
*******Saber a quem interessa esse jogo sujo, seria importante para desmontar a trama.

*******A escola/livros didáticos de história, às vezes são palanque de injúrias e piadas sórdidas contra os portugueses. É algo de uma discriminação gratuita, pérfida e alarmante. Em termos de relações internacionais isto é sórdido e denota muita pequenez de caráter atroz. A escola (?!), às vezes, é veículo inocente (?!) de toda essa esculhambação.
*******Para desarmar as ciladas, é preciso saber a quem elas servem. É preciso articular estratégias... desarmar “minas terrestres” escondidas no solo... (Minas verbais, é lógico.),. As Minas às vezes estão escondidas em palavras e frases de livros adotados pelas escolas, que ferem os mais comezinhos direitos humanos e a Legislação em vigor.
*******Por aqui se desrespeitam algumas das resoluções da UNESCO, sem que ninguém se dê conta ou reaja...É sabido que seria inóquo...

*******A máquina de preconceitos não pára. Alguém a alimenta, cá e lá. Há interesses escusos?! Haverá sempre tiranos disfarçados. A estes Vieira chama de “canalha”.
*******O fato é que há diversos Portugal e diversos Brasil!
*******É preciso conhecer os melhores e não só os piores. Ou conhecer todos. A grandeza supera muito a pequenez de alguns aproveitadores sádicos que jogam pérolas no lixo...
*******Há que buscar sempre a unidade, na diversidade.
*******Seria urgente criar uma Comissão Interdisciplinar de especialistas que soubessem desvendar a trama...

Um comentário:

Snowmeow disse...

Daqui do Brasil, estou a militar pela causa da Fusão entre Portugal e Brasil, pois creio ser vantajoso para ambos os países.

Ainda mais por uma razão especial: Tenho uma namorada portuguesa, e meu maior desejo é ficar para sempre junto dela.