terça-feira, dezembro 29

Guerra Contra a Lusofonia 1

GUERRA ABERTA CONTRA A LUSOFONIA?!
UM NOVO CAVALO DE TRÓIA ?!
                                                                                                       José J. Peralta
I
IBEROFONIA, UMA PROPÓSTA ESDRÚXULA

Amigos lusófonos de todo o mundo,
1. A Lusofonia é um dos temas regeneradores e revitalizadores dos povos de Língua Portuguesa. É também uma realidade restauradora das ancestrais energias de Portugal. Para todos os lusófonos é um tema auspicioso e que atribui bem-estar e bem-querer.
É um tema com sabor de confraternização, cooperação e prosperidade
No entanto, acabo de ler na Internet, em mais de um websítio, o chamado Projeto da GeoLingua. Considero minha obrigação propor algumas reflexões, para dar-lhe uma resposta inicial,  embora ainda superficial.  
Considero descabido o espaço que foi dado à proposta, em veículos tipicamente e essencialmente lusófonos. Considero que foi um equívoco. Lavro então o meu parecer sobre a referida proposta. “Amicus Plato sed magis amica veritas”.
Como Doutor na Área de Linguística  e Semiótica da USP, e como professor aposentado da mesma Universidade, não poderia me omitir. Temos uma responsabilidade social diante do que aprendemos e sabemos. Sobre o nosso saber paira uma penhora  social. Acho que devo dar uma resposta contundente, dada a seriedade do assunto... ad cautelam.
Sumariamente disponibilizo, à consideração de todos, o que penso sobre o tema, apesar da complexidade.  Ao final deste texto  cito alguns textos que podem ser consultados complementarmente.
Considero que a proposta em pauta é essencialmente político-oportunista, sem sustentação científica, nem política, nem sócio-cultural. Afigura-se-me como um caso político provinciano, bem presunçoso.
É um caso a observar, por não ser um caso isolado. Liga-se a uma tendência mais profunda que não pode passar desapercebida pelos lusófonos. Estes estão na mira.
O proponente parece achar que o mundo é feito de idiotas. Diz ele que, se os  portugueses e os espanhóis  falassem a mesma língua , seríamos muito mais fortes, (desde que falássemos espanhol (castelhano)  e renunciássemos, e esquecêssemos o Português, lógico, para engrossar as estatísticas castelhanas... Que romântico!!!). Isto é um acinte antropológico. Coisa de quem não sabe o que diz. A Língua Portuguesa é a força motriz da Lusofonia. Foi aí que o projeto em pauta mirou...
Embora considere o projeto inóquo e vazio, aproveito o caso para reiterar alguns princípios essenciais para salvaguardar os direitos e os espaços da Lusofonia, contra os predadores que existem e  são reais. Aproveito a oportunidade para desmascarar alguns mitos. Não acredito em bruxas, mas elas existem (?!)

2. Em princípio, eu coloco sob suspeita todo o projeto. A proposta é invasiva e insustentável, em todos os sentidos. Precisa ser impugnada, energeticamente; Refutada social, política e cientificamente. É uma proposta claramente xenófoba. Rejeição clara à lusofonia...
Não tenho o mínimo interesse no projeto. Mas vou me acautelar... Embora considere a proposta como sem pé nem cabeça...
Cuide-se quem sabe das coisas.
A Iberofonia só existe na mente de alguns espanófilos ou de entreguistas lusófonos.
É típica proposta de quinta coluna, ou de agente duplo, como diria  Sun Tsu, ou de quem busca um caixote para subir e vender seu produto.
Não há aqui nem resquício de lusofilia, como o autor tenta fazer crer. Falácia.
Estime a Espanha do modo que quiser. Nós também a estimamos.  Não subjugamos e não queremos ser subjugados. Nem bajulamos...
Não abuse da nossa hospitalidade...

3. Não falsifique a frase célebre de Fernando Pessoa. Ele não disse, como v. quer:
Minha pátria é minha língua.
Ele disse:
MINHA PÁTRIA É A LÍNGUA PORTUGUESA. Leia direito por favor...
Espanha é Espanha e Portugal é Portugal. Não embole a Lusofonia com a espanofonia. Não admitiremos intervenções no nosso mundo. Cada um cuide de seu mundo. Invasões estão superadas, pelo direito internacional.
A Iberofonia NÃO EXISTE E NUNCA EXISTIRÁ. O que existe, bem claro,  é a Lusofonia e a Espanofonia. Só. Só conhecemos Portugal e Espanha. Ponto. A Iberofonia?! Desconhecemos.
Só existe Língua Portuguesa e Língua Castelhana. Sim, mas existem também as línguas perseguidas da Catalunha, da Galiza, do País Basco, etc., sob o tacão de Madri: Não esqueçamos...
Querem silenciar a Língua Portuguesa, como silenciaram essas línguas legítimas no território espanhol?! É essa a sua liberdade?! Estão silenciando a Língua Portuguesa, em Olivença, cometendo genocídio linguístico. Ninguém esqueça isto. Não podemos nos omitir. Seria covardia. Dizer isto pode não ser politicamente correto mas precisa ser dito, em nome da nação.
iberofonia só interessa à Espanha. É uma ficção. Não interessa a nenhum dos países lusófonos. A Espanha que cuide de seu mundo. Só.  Para o autor da proposta, Iberofonia = espanofonia?! Diga claro onde quer chegar. Não simule saídas dúbias.
À Lusofonia o que é da Lusofonia; à Espanofonia o que é da Espanofonia. Nada mais.

5 comentários:

Mar Longe disse...

Exmo Professor
Acabo de ler o artigo sobre a problemática da LUSOFONIA.Não me surpreende a posição do PROF.Moreno.Foi meu prof.em História na Universidade de Lourenço Marques.Lembro-me perfeitamente do modo como defendeu entusiasticamente a época filipina o que me deixava estupefacta.Nunca ouvi elogiar os Filipes e tanto que afirmava que 1640 foi um sucesso pq os Filipes nunca exerceram o poder ,sem fazer uso da repressão.
Desculpe ,Prof.a minha humilde intervenção.
Não me surpreende a proposta da IBEROFONIA=ESPANOFONIA.É UMA PAIXÃO DE LONGA DATA.
Certamente que procura candidatar-se ao prémio Nobel de.....Temos uma História em África centenária feita de laços positivos e negativos,mas fortes e essa força reside na Lingua que permite entendimento entre as várias etnias.
Tal como Fernando Pessoa reconhecem com mérito e admiram o que nos deixou:-A minha língua é a minha pátria.Por isso ,Maputo tem uma ESCOLA PORTUGUESA com todo esmero sob todos os pontos de vista,sobretudo a aprendizagem correcta da Língua Portuguesa.E os alunos universitários de gabarito são selecionados para complementarem-se nas áreas que interessam ao País.
Será que o Prof.Moreno esqueceu-se de que se promoveu na Universidade de lourenço Marques?Ou apenas serviu de trampolim para a cátedra?
Termino este insignificante comentário parafraseando o Prof"A Iberofonia só interessa á Espanha.É UMA FICÇÃO" ...."NÃO PODEMOS SILENCIAR"se o fizermos ,silenciamos a LÍNGUA Portuguesa.

Roberto Moreno disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Tribuna Lusófona disse...

Texto de um português que se preza, porque preza a sua língua e o seu país e o demonstra. Berta Brás
2009-12-29

Tribuna Lusófona disse...

O pior é ir além e falar em um novo país chamado IBÉRIA, como defende o "português" Saramago. Nós temos o que muitos povos almejam, ou seja, a liberdade e um país só nosso, em que vivemos de acordo com nossas culturas, língua tradições, vontade política etc. Mas tem pessoas que querem renunciar a tudo para sermos subjugados pela ESPANHA! ÀS ARMAS JÁ, se preciso for!!!!
2009-12-28 Ricardo Madeira

Tribuna Lusófona disse...

As línguas da Espanha (simplificado)

██ castelhano

██ catalão, co-oficial

██ basco, co-oficial

██ galego, co-oficial
██ asturiano, não oficial

██ Extremenho não oficial

██ Fala não oficial

██ aragonês, não oficial

██ aranês, co-oficial (dialecto de occitana)

Estas são as línguas faladas em Espanha.
2009-12-28 César Ernesto