terça-feira, dezembro 29

Guerra Contra a Lusofonia 3

GUERRA ABERTA CONTRA A LUSOFONIA?!
UM NOVO CAVALO DE TRÓIA ?!


José J. Peralta


III
GARANTIR A SOBERANIA DA LUSOFONIA





III
GARANTIR A SOBERANIA DA LUSOFONIA

6. Ninguém queira tocar sequer na soberania de Portugal!! Vai se dar mal...
Que a Espanha não queira continuar a invadir a história de Portugal. Já está invadindo...
850 anos vem tentando esta invasão, mas sem sucesso. A história é mestra da vida (?!)...
Que a Espanha se contenha no seu território, sem invejar o País vizinho, a oeste.
Como Portugal sempre respeitou a Espanha, que também a Espanha aprenda a respeitar Portugal e a Lusofonia. Somos países irmãos e soberanos. Somos povos civilizados (?!).
Respeitêmo-nos, sem agressões, claras ou camufladas. Somos irmãos, mas não somos nem Caim nem Abel...
Neste sentido, Miguel de Unamuno poderia nos dar belas lições de respeito, dignidade e serenidade.
Como alguém poderá vir, impunemente, nos propor que a nossa língua, a maviosa Língua Portuguesa, seja a segunda, no espaço Ibérico. O que é o espaço ibérico?! Portugal é Portugal e Espanha é Espanha. Só.
Os espanhóis certamente não estão de acordo com tais pretensões de Madri. Eles têm ética, como nós.
Respeitemos todos os países lusófonos. Mas respeitêmo-los de fato e não só em palavras.
Lembremo-nos que a lusofonia é um mundo de 260 milhões de falantes. É o terceiro universo linguística do Ocidente. Merece mais respeito de pessoas, com um mínimo de princípios éticos e humanísticos. Tais princípios  parecem ter passado longe do proponente da Geolíngua (?!).
Por tabela, e em consequência, propõe-se a extinção(?!) paulatina da língua portuguesa, como se faz em Olivença,  terra portuguesa, invadida pela Espanha, onde a Língua Portuguesa vem sendo massacrada. (Quem conhece a triste  história de Olivença, essa jóia que a Espanha nos usurpou?! Em breve  falarei aqui sobre Olivença...)

7. Madri há muito trabalha, com esta hipótese estratégica, de que trata o preponente... Não faltam provas desta estratégia. Não há aqui o que inventar. São  posições públicas e notórias. É uma guerra declarada... e infeliz.
O que Madri quer não é o que nós queremos. Mas que nos respeite... ao menos, como nós a respeitamos.
Essas manhas todos nós já conhecemos de sobejo. São quase tão velhas como a Sé de Braga. Querem aliciar a nação com promessas vãs e traiçoeiras.
Querem,  transformar Portugal, Brasil e toda a Lusofonia, numa imensa Olivença. Que petulância?!!
Então pretende o proponente desde já, excluir o espaço lusófono?
Seria, desde já, o espaço iberófono (??!!). Esta é uma proposta indecente. Impossível... Impensável... Ridícula. Como a língua ibérica não existe, ficaria valendo o espanhol (?!!).
REJEIÇÃO total... Sem condescendência ... Sem meias palavras.

Que é isso companheiro?! Porque não se propõe invadir o seu vizinho do leste, a França?! Por que afrontar Portugal e a lusofonia?
Aqui há pessoas lenientes?! Que haja. Sempre haverá... Mas há muito mais guerreiros e amantes de nossos patrimônios. Nunos Álvares nunca nos faltaram. Estão espalhados por todo o globo. Não os afrontem...
Que arrogância!!.. Vejam que o Brasil não seria mais espaço lusófono, na infeliz proposta assombrosa do nosso  Quixote (?!). Para derrubar e conquistar espaços, a Brasil, Angola, Moçambique Cabo Verde, etc. falam outra língua (??!), na opinião tresloucada do autor do projeto da GeoLíngua... Parece uma piada de mau gosto...
Não dá para ler isto sem  rir de tanta ingenuidade e tanta afronta? Língua não é politiquice (!), de baixo nível...
As intenções estão claras e explícitas no texto. Negâmo-nos a explicitá-la. Precisa?!
Diante de tantos disparates e de tantas artimanhas absurdas e  ofensivas à nossa Língua, e para não perder tempo, com tantas asneiras, inconsistentes e invasivas aos territórios da lusofonia, paro por aqui. Isto já dá ânsia de vômitos...


Nenhum comentário: