sexta-feira, junho 11

Dia da LP

DIA DA LÍNGUA PORTUGUESA
A Língua Forte, Bela, Gentil e Exuberante
J. Jorge Peralta

O grande e complexo mundo da Lusofonia celebrou, no mês de maio deste ano, pela primeira vez, o Dia da Língua Portuguesa, criado pela CPLP.
A data foi comemorada com Semanas de Estudo, sessões solenes e festivas, grandes palestras, com temas de exaltação à nossa língua, bela, versátil, exuberante, altiva e forte.
Enfim, o Dia da Língua Portuguesa é um dia  propício para estudá-la melhor, para divulgar suas excelências e mostrar suas belezas.
Mais do que dizer que é uma língua de grande potencial cultural, social e econômico, por ser falada nos cinco continentes, em todos os quatro cantos do mundo, por aproximadamente 260 milhões de lusófonos, devemos mostrar ao mundo, e a nós mesmo, os predicados que a fazem bela, forte e cativante. Os valores  e encantos que a destacam entre as três  línguas mais faladas no Ocidente.
Falta a CPLP proclamar o Grande Mestre P. Antônio Vieira, a quem Fernando Pessoa  proclamou de Imperador da Língua Portuguesa, como Patrono da Lusofonia, e o Dia 18 de julho como Dia da Lusofonia.
No projeto GlobiLíngua (Língua Global) desenvolvemos longamente essa questão nuclear: (Ver link adiante)
Alguns autores estrangeiros teceram loas sinceras à Língua Portuguesa, mais do que nós. Os entendidos falam  de nossa língua sempre com muito entusiasmo.
Dois grandes intelectuais espanhóis não tiveram dúvidas em proclamar a superioridade de Língua  Portuguesa, sobre o espanhol.
Citamos, por exemplo, o inquestionável Miguel de Cervantes, autor da obra prima da língua castelhana, “Dom Quixote”, e Miguel de Unamuno, um dos maiores intelectuais do século XX.
Estes não estão sós. Quem conhece a alma de nossa língua, fala de sua sedução. Os estrangeiros falam e sentem melhor os encantos de nossa língua, pois têm o parâmetro comparativo e de contraste.
Na Língua Portuguesa, entre uma plêiade imensa de grandes mestres, destaca-se Camões e Vieira.
No final do mês de Maio realizou-se no Itamaraty uma Grande Conferência Internacional sobre a Língua Portuguesa, como Língua Internacional. Aguardamos a publicação das conclusões do magno evento.
Na brevidade desta crônica, cito o Grande Pensador Brasileiro, Gilberto Freire:
A Língua Portuguesa é uma das  mais  belas e mais sonoras – Talvez a mais bela  e mais sonora – no que se refere à descrição de objetos de luxo e de matérias preciosas, por se ter apercebido da complexidade da cultura ou do passado lusitano. Uma complexidade que torna o edifício  verbal do português semelhante ao estilo manuelino de arquitetura. Ambos se apresentam marcados por alguma coisa  de exuberante, de mestiço, de contraditório, que vem da aventura ou de experiência ultramarina: Uma experiência que juntou, ao passado europeu dos lusitanos, outros passados – o oriental, o chinês, o indiano, o africano, o americano, o atlântico (...)” (Conf. Gilberto Freyre, Um Brasileiro em Terras Portuguesas, Ed. Livros do Brasil, p.17).
Enfim, esta língua tão forte, tão bela, tão dinâmica e tão universal é a terceira (3ª) língua mais falada no Ocidente, e é a quinta (5ª) língua mais falada  no mundo.
Hoje somos aproximadamente, 260 milhões de falantes. Daqui a trinta (30) anos serem 500 milhões de Lusófonos. Se língua é poder. Imagine-se o poder de nossa língua.
Para saber mais, leia:



Nenhum comentário: