sexta-feira, setembro 10

6 oportunidades

VI- OPORTUNIDADES NO MUNDO UNIVERSITÁRIO DA LUSOFONIA
            14. Trato a seguir das oportunidades de intercâmbio em nível de Graduação e pós-graduação dos alunos brasileiros, nas Universidades de Portugal e Países Lusófonos.
Devemos de início realçar que, através da Declaração de Bolonha, todos os Países da União Européia se responsabilizaram por fazer valer normas de qualidade comuns a todos os Países coligados.
Hoje vai se expandindo o costume de muitos alunos completarem graduação e pós-graduação no exterior, ou através de convênios entre universidades, válidos no Brasil e no estrangeiro.
O intercâmbio  universitário  pode trazer muitas vantagens  ao aluno e ao país.
Os alunos de países lusófonos podem usufruir, em Portugal, de diversas vantagens. Em algumas universidades de Portugal, há cotas para alunos de Países Lusófonos.
Aliás, na USP, em São Paulo, e também em outras universidades há também facilidades para matrícula de alunos de Países Africanos e da América do Sul. Buscar Informação no CCint-USP - (Doc. 5 e 6).
Em Portugal os interessados deverão procurar as instituições que têm convênio com o Projeto Erasmus – UE - (Doc 3) e o Programa Erasmus Mundus, para o programa de Graduação e Pós-Graduação (Doc. 4).
Ver também o Erasmus no Brasil (Doc 5).
Para conhecer os princípios básicos que norteia o Ensino Superior nos países da União Européia  - UE, leia: Declaração de Bolonha (Doc 18).

15. As principais Universidades de Portugal você pode consultá-las (Doc 1)
Ver também Universidades dos Países Lusófonos africanos e também do Timor Leste, onde o interessado pode fazer algum curso de Intercâmbio, para conhecer, in loco, as potencialidades do país (Doc2).

16. Para se informar mais sobre os projetos  intergovernamentais e particulares para a difusão da Língua Portuguesa como Língua Internacional. Leia:  DOC 10 e Doc 11.
Para conhecer o Instituto Camões e o Instituto Machado de Assis  (em formação) Lei Docs: 12 e 13.
Para conhecer o Projeto GlobiLíngua. Leia: Doc 14, Doc 15, Doc 16 e Doc 17.
Para conhecer algo sobre Literatura e Identidade Nacional dos Povos Lusófonos, Leia (DOC 9)

17. Para conhecer os grandes Diplomas Oficiais que regem as relações culturais Brasil – Portugal, analise os documentos a seguir relacionados:
DOC 7Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta entre Portugal e o Brasil, assinado em 22 de Abril de 2000.
DOC 8 Declaração Conjunta Portugal-Brasil – VIII Cimeira Luso-Brasileira – 2005 Relações bilaterais e Reconhecimento de Graus e Títulos Acadêmicos em Portugal e no Brasil.

Notas:
1.      Demos acima apenas uma pequena mostragem  de Docs que podem nos ajudar a prosseguir numa pesquisa ampla. O importante é consultar os documentos e normas que podem nos ajudar a buscar melhores caminhos.
2.      Os Documentos citados aqui, o Leitor  pode encontrá-los em:

Nenhum comentário: