domingo, maio 27

Diálogos políticos sociais

Top of Form

DIÁLOGOS POLÍTICOS SOCIAIS

Participei de um diálogo no Facebook Jorge Rosmaninho, do PS, sediado em São Paulo. Desse diálogo resultaram algumas reflexões que merecem ser recordadas neste espaço. Passo a transcrevê-las.
    •  
Jorge Rosmaninho A emigração de outrora, era a emigração da fome ou de se negar a ir para a guerra, hoje é de mão de obra qualificada e de oportunidades de negócio. Tanto é que não se juntam às nossas casas que foram idealizadas para conservar a cultura lusíada.
sexta às 12:26 · Curtir
    •  
Jorge Rosmaninho Na década de 20 e 30 foram construídas casas Grandiosas, pois havia uma certeza em que Portugal e todos os países e suas culturas seriam banidas pelo FLAGELO NAZISTA, que era compartilhada por todos os países da Europa.
sexta às 12:29 · Curtir

Rosmaninho, permita-me discordar de seu posicionamento sobre a imigração. Penso que vc está ofendendo muita gente com suas informações. Nossa imigração não é a imigração da fome, como vc vê. Nossa imigração é antes a imigração da coragem e do espírito empreendedor. Os acomodados não imigram. Choram...Quanto à cultura, veio para cá muita gente analfabeta, como veio de todos os outros povos. Isto não significa que seja gente inferior a quem quer que seja.
Veio para cá uma maioria de pessoas trabalhadoras, competentes, dedicadas, honestas, ousadas e empreendedoras, com raras exceções. Mas talvez vc não saiba que para cá imigraram também  pessoas do mais alto nível: grandes intelectuais, grandes engenheiros, grandes advogados e grandes professores, etc. Nossos intelectuais também  trouxeram uma imensa contribuição ao desenvolvimento do Brasil. etc, etc.
No entanto,  devo acrescentar que, em nossos “analfabetos”, há muita sabedoria, às vezes superior aos Diplomados desenraizados... A alfabetização é um fenômeno recente, em nossa civilização mas a sabedoria acompanhou sempre a humanidade.
É estranho o cacoete dos portugueses de sempre desdenharem dos seus conterrâneos. Este vício já o detestava o Pe. Antônio Vieira no século XVII.
sexta às 16:02 · Curtir
    •  
Pois é, meu caro, foram as pessoas,  que vc chama "emigração da fome" , que construíram a Beneficência Portuguesa, um dos melhores hospitais da América Latina, a Casa de Portugal, o Clube Português, e todas as nossas grandes Casas regionais. Não me queira dizer nunca que as pessoas que estão chegando hoje são melhores do que as que vieram antes do vintecinquismo. Que sejam portugueses como os que cá já estão e que sejam solidários, competentes e honestos, isso é o que se espera. Não podemos menosprezar ninguém. O mundo é outro. As pessoas são um pouco diferentes. Mas dizer quem é melhor, isto já é fora de parâmetro. Está me parecendo que vc está pouco informado do que os portugueses fizeram em São Paulo, e pelo mundo afora, nos últimos 500 anos... O que se espera é que os novos imigrantes que aqui estão chegando, tenham competência e vontade política para levantar bem alto o bom nome da obra portuguesa, neste belíssimo país. Se possível que sejam melhores e mais eficientes do que nós. Precisamos separar o povo português dos regimes políticos que governam o país. Lembrêmo-nos de que todos os governos passam mas o povo continua. Por outro lado, não consigo saber de onde vc tirou a ideia de que Portugal e outros países da Europa seriam banidos pelo flagelo Fascista. E lembro que o país ainda não está livre do flagelo Fascista, infelizmente. Aliás esta questão de fascismo está em plena discussão, hoje, em Portugal... Alguma razão deve haver para isto. Mas, como se diz, quem gerou a criança, que a embale.
sexta às 16:08 · Curtir
    •  
Jorge Rosmaninho Peralta vc. interpreta as minhas palavras, mas não vou polemizar.
sexta às 17:01 · Curtir
    •  
Chamar a nossa Emigração de Emigração da Fome é, no mínimo, demonstrar desconhecimento sobre os Homens e Mulheres que honraram e honram Portugal na Diáspora. O Rosmaninho tem andado muito mal acompanhado ultimamente, apoiando certos deslumbrados e incompetentes... pelos vistos contagia!! Está no direito dele ficar-se pelos " achismos" mas não pode ficar sem levar respostas e ninguém melhor do que o dr. Peralta para fazê-lo. Coisa absurda!!
sexta às 17:10 · Curtir
    •  
Jorge Rosmaninho É mais intelectualizado do que eu, sou apenas um poveiro bacharel em Física, bel em direito e empresário, mas não sou ignorante. Vou lhe dar um ex. um cidadão que foi estudar letras em Coimbra, mas mudou de curso e e se formou em Geologia, pois o curso de Letras não teria serventia, pois a Europa só se falaria alemão. Deixa pra lá.
sexta às 18:04 · Curtir
    •  
José Jorge Peralta Caro Rosmaninho, eu não discuto com ignorantes. Se estou dialogando em público com vc é porque o respeito e o acho uma pessoa inteligente para entender o que procuro dizer.
sexta às 18:35 · Curtir
    •  
O que disse acima e que pare  ce tê-lo incomodado, não foi escrito para ofender, de modo nenhum. Todos nós estamos sempre a aprender de todos e por todos os meios. Nos comentários, que vc rejeitou, não fiz interpretação nenhuma. Apenas contrapropus alguns fatos, dando um outro enfoque, com todo o respeito. Ideias se confrontam com ideias e fatos com fatos, sem faltar ao respeito mútuo, como sempre fizemos, democraticamente. Acredito que vc não se opõe a um diálogo franco, sem dogmas. Eu tb não me oponho a isso. Assim sendo continuemos nosso diálogo. Se temos objetivos democráticos, vamos continuar a exercer a nossa liberdade de expressar o que pensamos, num diálogo sem fronteiras, respeitoso, defendendo os interesses mais sagrados do nosso País, que está acima de qualquer interesse partidário.
sexta às 18:56 · Curtir
    •  
Sem dúvida os interesses do País, por isso estou nos últimos anos de vida útil contribuindo com a Comunidade e sei que cresci muito como cidadão quando me envolvi com a Comunidade e com o PS. É uma parte do país pensante que tem alguma coisa a acrescentar à Nação. Não acredito que ninguém na política participa para destruir a Nação, mas acredito que as pessoas que estão em volta do PS são as ideias mais viáveis para levar o País a um crescente de progresso, Democracia e desenvolvimento.
sexta às 19:04 · Curtir
    •  
Caríssimo Eulália, Não poderia deixar de apreciar o seu comentário gentil, dando um alto crédito ao nosso amigo Rosmaninho, que enfim, é nosso companheiro de sempre, ainda que nem sempre possamos pensar nas mesmas coordenadas e com os mesmos paradigmas. No entanto, o diálogo democrático aceita plenamente a diferença, com respeito, ou não seria democrático. Vivemos num mundo plural, onde o pensamento único não tem lugar, por ser próprio de uma ideologia fascista.
sexta às 19:10 · Curtir
    •  
Jose Leite Há portugueses de mérito que pelos seus empreendimentos e valor se destacaram no Brasil, mas também há os outros que a soldo de partidos políticos portugueses escolheram o Brasil para as suas traficancias, negociatas e encobrimentos. E vem à baila lembrar os casos de Fátima Felgueiras e de certos Comendadores do Norte do país que no Rio se «encheram» à grande e à francesa, sempre com a cobertura socialista
sexta às 19:23 · Curtir
    •  
Caro Rosmaninho, permita-me voltar ao tema. Devo dizer-lhe que vc não é "apenas um poveiro". Diga apenas que vc é um Poveiro, com muito orgulho. É a sua terra. Mas vc é, além disso, um cidadão português e um cidadão brasileiro, acredito que tb com muito orgulho. E vc é hoje um homem de partido que vc tb deve honrar e honra, embora nem sempre concordemos mas sempre respeitosamente. Preste atenção às palavras sábias da nossa Eulália. São palavras de benquerença.
sexta às 19:23 · Curtir
    •  
Sem dúvida, o PS tem alguns valores respeitáveis. No entanto, não podemos deixar de lembrar que foi o governo do PS que levou o País à situação lastimável em que se encontra. Não podemos esquecer que mais de 50%  da atual dívida do País foi obra do desgoverno do PS. Este é um fato que ninguém contesta. Apenas alguns tentam fechar os olhos. Acabo de chegar de Portugal e pude observar o calor dos debates e os grandes paradoxos em que se debate a nação.
sexta às 19:39 · Curtir
    •  
Sem dúvida um brasileiro nascido na PV e um português que reside na sua terra Brasil. Procuro ser um cidadão de primeira. Não gosto e não faço é procurar bode expiatório. Virou moda criticar Sócrates e o PS, no brasil era moda elogiar LULA, até pagam 250,000 reais para ouvir sua verborragia, pessoas que se dizem de nível (desconfio). A dívida tem um contexto e não concordo com essa análise simplista. Culpa todos têm, muitos tiraram proveito dessa alegria chamado progresso e bem estar. Não é fácil colocar um freio nisso. Os EUA não conseguiram. Quem me conhece me respeita e sabe que sou do bem.
sexta às 19:46 · Curtir
    •  
Sempre respeitei o Rosmaninho. Como militante do PS desde 1976 não concordo com a escolha da funcionária consular como candidata ao Círculo Fora da Europa pelo meu partido. O debate que assistimos entre os candidatos mostrou bem a incompetência da dita figura, escolha infeliz por um PS que não tem sequer uma federação ativa aqui em São Paulo. Os nossos emigrantes merecem o respeito de terem bons candidatos que nos representem e não uma aventureira que mal conhece as nossas Associações. O candidato do Bloco de Esquerda é outro disparate. Fiquemos entre PSD e CDS/PP. E o PS tem culpa sim no estado de ruína ao qual Portugal foi lançado por um bando de irresponsáveis.
sexta às 23:46 · Curtir
    •  
Jorge Rosmaninho Todos tem ideias só alguns conseguem que as mesmas tenham a aceitação da maioria. Por isso temos que respeitar e refletir, o conceito e verdades que acreditamos apenas são nossas e os outros não são obrigados a aceita-las. Poder de convencimento Tem que existir.
sábado às 14:27 · Curtir
    •  
Jorge Rosmaninho Escreva um comentário...
sábado às 14:38 · Curtir
    •  
Uns têm poder de convencimento e outros têm poder de enganar. Há muito patife vestindo peles de ovelha, para enganar o eleitorado. O José Leite falou, acima, ontem, de alguns portugueses que fazem negociatas no Brasil, e que, no Rio, se encheram à grande, com a cobertura socialista. Isto parece ser algo inquestionável e notório. Mas em Portugal também viceja gente dessa, gerenciando o patrimônio público há mais de 35 anos. Eles levaram o País ao estado lastimável em que se encontra. Hoje é um país de chapéu na mão, dependente e pedinte, subjugado aos interesses estrangeiros, e envergonhado. Que administração é essa que consegue, em seis anos, exaurir os cofres do país?! Em apenas 6 anos, o governo do sr. Sócrates conseguiu dobrar a dívida pública, deixando o país de tanga e envergonhado... Isto srs. não é novidade nenhuma. É o que mais se fala hoje em todo o Portugal. Quem tiver dúvidas, que leia os jornais de Lisboa, ou acesse a TV/ Pt. O lastimável é podermos observar que Portugal poderia estar muito bem se houvesse uma administração honesta, séria e competente. Há muitas forças ocultas disfarçadas agindo em Portugal e mandando a conta para o povo, que não aguenta mais essas políticas perdulárias. No meu Facebook coloque no final de Abril, antes de viajar, um comentário com alguns dados desta gastança perdulário que precisa ser corrigida.
sábado às 16:26 · Curtir
    •  
A pesar de todos os crimes contra o patrimônio público, há alguma possibilidade de o PS voltar ao poder(?!). O PSD também tem grandes possibilidades. De qualquer forma, parece que serão os dois partidos que darão as cartas, gerenciando essa imensa crise, sob o tacão da TroiKa da UE e do FMI. Gerenciarão uma Herança Maldita que lhes deixou o governo do PS. O povo está desiludido e cansado de pagar impostos para pagar salários exorbitantes de pessoas apadrinhadas e improdutivas. Sou de opinião que os socialistas deveriam defender mais o seu país do que defender certas pessoas do próprio partido que envergonham o povo, traindo a confiança que nele depositam. Esta é a minha opinião e de quem gostaria de ver mais honestidade no governo do seu País. Portugal não merece ser governado por pessoas tão carentes de ética. No entanto, a quem for eleito, faço votos que consiga governar em benefício da Nação, mais do que em benefício próprio e de seus apaniguados.
sábado às 17:03 · Curtir
    •  
Estamos quase na antevéspera das eleições e é preciso que todos cumpramos o nosso dever. Que ninguém se omita, nesta hora grave de nosso País. Os comentários que aqui fiz estão em consonância com o desfile do Primeiro de Maio de que participei em Lisboa. Sei que não falo sozinho. Estou muito bem acompanhado. Caro Rosmaninho, atendi ao seu apelo acima, pedindo comentários. Tentei ajudar a esclarecer, com consciência política. De agora em diante, prefiro fazer os comentários no meu Facebook, para não ocupar tanto o seu espaço.
sábado às 17:18 · Curtir
    •  
Jorge Rosmaninho O que esta em questão são as casas portuguesas, não se consegue enfrentar essa realidade e querem dar solução para Portugal. Ninguém pediu e dão palpite. Vamos enfrentar o que nos compete. Portugal os portugueses resolvem e vão resolver. Nos só podemos acompanhar e torcer que consigam o mais rápido possível.
sábado às 18:18 · Curtir
    •  
Jorge Rosmaninho Vivemos num Pais muito justo social e economicamente para darmos lição de moral. Santa paciência.
sábado às 18:20 · Curtir
    •  
Caros amigos, Desde quando devemos apenas ficar calados, assistindo ao que se passa em Portugal?! Se somos portugueses, com pleno exercício de nossa cidadania, temos todo o direito de nos manifestar sobre o que se passa em nosso País. Se estamos informados, não podemos apenas “acompanhar e torcer". Precisamos saber nos manifestar, até de forma contundente, se tivermos oportunidade e soubermos o que dizemos. Muitos de nós, além das raízes, temos lá familiares e propriedades. Portugal é um pedaço de nós. Precisamos saber zelar por nosso país, até sabendo votar nos melhores candidatos, que gerenciem melhor seu patrimônio. Nós não podemos ser apenas observadores e alienados eleitores. Sugiro ao Rosmaninho que reveja alguns de seus conceitos de cidadania.
há 16 horas · Curtir
    •  
Estive recentemente em Lisboa e fui recebido por alta autoridade e político muito conceituado. Mantivemos longa conversa formal, em grupo, onde minhas opiniões foram ouvidas com muita atenção e respeito.
Caros amigos, em Portugal, nós não somos estrangeiros, não somos meros observadores, a não ser que sejamos cidadãos omissos. Não é suficiente "torcer". Precisamos saber participar. Precisamos e devemos ter opinião fundamentada e não apenas homologar e retransmitir ordem que nos manda o Partido, de Lisboa. Precisa haver respeito mútuo. Não podemos  agir como ventríloquos, como alguns fazem.
Não podemos agir como pessoas subservientes à Metrópole como se fossem autômatos. Precisamos ter posições e opiniões próprias. Não podemos nos comportar como analfabetos políticos. Lembro que no estrangeiro, entre portugueses e lusodescendentes, somos maior número do que os portugueses de Portugal. Se formos mais atentos e conscientes, podemos dar uma grande contribuição ao nosso País. O problema é que somos omissos e desinformados. Às vezes, o pouco que fazemos é futricar... Portugal está ativo nos quatro cantos do mundo.
há 16 horas · Curtir ·
    •  
Aplaudindo o que disse a Eulália, reitero que a nossa comunidade é sim, muito bem vista no Brasil. É considerada gente honesta, dedicada, competente e trabalhadora. Há malandros que vêm de Portugal, mas, estatisticamente, são em número insignificante, não são mais que 0,1% dos que para cá emigram. No entanto, os malandros, há-os de todos os povos. Não é "privilégio" nosso. Entre os portugueses, essa incidência lastimável é muito mais restrita do que em pessoas provenientes de outros países. No entanto esta questão é, às vezes, tratada com lastimável injustiça, para com os nossos, por nós mesmos...
há 16 horas · Curtir

Nenhum comentário: