sábado, maio 28

FORÇAS MOTRICIAIS DA NAÇÃO

FORÇAS MOTRICIAIS DA NAÇÃO
Alguns Elementos Essenciais a Não Descuidar

José JPeralta

1. A administração pública, muitas vezes, gasta o dinheiro do povo, mais em sinecuras, supérfluos, desperdícios e gastos perdulários do que para atender ao que é essencial à prosperidade e ao bem-estar da Nação.
Muitos gestores confundem o público com o particular e gerenciam os bens públicos, focados em interesses particulares próprios e de seus correligionários. São os insustentáveis paradoxos da modernidade, lastreados em  lastimável falta de ética, de caráter e de civismo. Há  em  muitas gestões públicas, verdadeiros atentados aos interesses dos  contribuintes; atos claramente antissociais.
Para corrigir tais distorções, resolvi escrever o presente texto. Indico algo que precisa ser feito. Além de criticar o que se faz mal feito ou o que se deixa  de fazer, é preciso mostrar novos caminhos de solução. Sabemos que os governos precisam de críticas; mas também precisam de ideias factíveis. O povo também precisa saber os limites da atuação dos governantes.

2. A espinha dorsal de um país é composta de alguns elementos essenciais e prioritários, que  todos devem levar em conta:
1)    A educação e a cultura consistentes, formando pessoas conscientes, capazes de assumir compromisso com o seu país, com os seus e com a humanidade; Desenvolver os grandes valores próprios da índole do próprio povo, em perspectivas universais. Saber hierarquizar prioridades.
2)    O amor e dedicação ao trabalho sério, dedicado, produtivo e competente que produza as condições de bem-estar e autodeterminação de seu povo, desestimulando o parasitismo;
3)    Estimular o espírito empreendedor em todos os setores da vida do País: na educação, na ciência e tecnologia, na agricultura na pesca, na indústria  e na prática de gestão, etc, etc.
4)    A formação científica e tecnológica, acompanhando os avanços  das descobertas e tecnologias de vanguarda;
5)    Saúde e alimentação sadia, privilegiando os costumes nacionais;
6)    A formação para a convivência intergrupal, com solidariedade e respeito à diversidade;
7)    A consolidação permanente da identidade nacional, cultivando os valores de seu país e de seu povo, como base de uma sadia e produtiva solidariedade internacional, sem se deixar prejudicar, como nação soberana. Recuperar, com ênfase, a História do País, do passado e do presente, sem discriminações.
8)    Estimular a liberdade de ser e de pensar, democraticamente, com qualidade e responsabilidade social, respeitando a diversidade, com liberdade religiosa, filosófica e política atendendo a sua representatividade no país,
9)    Trabalhar pela justiça equitativa, igual para todos, e pela superação da pobreza e das desigualdades sociais, quanto aos direitos essenciais, sem discriminações, não se deixando seduzir pelo vírus da impunidade desagregadora  da sociedade.
10)  Manter o país todo, de Norte a Sul e de Leste a Oeste sempre bem zelado, cuidado e preservando, dando atenção especial aos monumentos e às manifestações da cultura, tanto popular e erudita (música, dança, pintura e outras manifestações de raiz) e aos valores naturais;
11)  Deixar o país aberto à visitação nacional e internacional, como espaço de entretenimento acolhedor; desenvolver o turismo histórico, industrial, urbano e rural, religioso, educacional, inclusive como atrativo de  divisas, impulsionadoras do desenvolvimento;
12)  Cuidar do desenvolvimento integral  da pessoa humana, estimulando o estudo sério, o trabalho competente, o esporte e o entretenimento
13)  Criar centros de estudo, pesquisa e publicações, voltados para a elaboração de estudos e pesquisas, na nova perspectiva de uma nação soberana e livre, nas dimensões da lusofonia, com efetivos acordos e interação Nacional e Internacional.
14)  Cuidar para que os meios de comunicação e os formadores de opinião  estejam sempre a serviço da educação do povo e dos interesses específicos da nação, em harmonia com a sadia convivência Internacional.
15)  Criar a Agenda Nacional que atenda às necessidades essenciais da nação, tais como: assistência à infância; estímulo ao aumento da natalidade humana; campanhas de civismo, pela ética na política, no trabalho e na família, etc.
16)  Organizar campanhas articuladas para difundir os valores  da nação e estimulem o patriotismo e o desenvolvimento para o bem-estar geral.


3. Estes são apenas alguns elementos de um rol mais amplo, para
que o país se mostre, altivo e livre, à comunidade internacional e ao próprio povo, que dele se orgulharão.
            As normas e limites da administração pública são regidos pela Constituição, por Normas específicas, pelos costumes milenares da nação e pela jurisprudência.
Amigo, não cruze os braços. Faça a sua parte. Rejeite os entreguistas. Tenha orgulho de seu país, que alguns lhe ocultaram! Redescubra-o! Recuse a atitude dos quatro macaquinhos.
Colabore numa campanha pela Restauração do seu País! Faça algo pela Restauração do Orgulho de Portugal!
Lembre-se: Portugal é maior do que a crise e do que os entreguistas.
Portugal é, e sempre foi um país plenamente viável. A História o comprova. O que precisamos é conduzir  as pessoas certas para gerenciar o Patrimônio Nacional e conduzir a nação ao seu auspicioso destino.

[Texto em construção]


Nenhum comentário: