segunda-feira, outubro 24

LUSOFONIA NO MUSEU PAULISTA DO IPIRANGA

LUSOFONIA NO MUSEU PAULISTA
DO IPIRANGA


1. No dia 26 de setembro, mês comemorativo da Independência do Brasil, assisti a belíssimo Sarau da Independência do Brasil.
O referido Sarau foi promovido pelo Museu Paulista, construído para comemorar o Primeiro Centenário da Independência, em 1922.

2. O Museu Paulista, também conhecido como Museu do Ipiranga, foi erigido no próprio palco da Proclamação da Independência, por D. Pedro I (do Brasil), ao lado do riacho do Ipiranga na colina do Ipiranga. O Museu é administrado pela USP- Universidade de São Paulo.
O Museu Paulista é o mais antigo Museu Histórico do Brasil, (1917) e o segundo Museu Histórico Nacional 1922.
O Primeiro em São Paulo e segundo no Rio de Janeiro, então capital do País.
São dois grandes monumentos à História do Brasil.
O Museu Paulista do Ipiranga, é um monumento que celebra a Proclamação da Independência do Brasil (1822), por D. Pedro I. Aí é um dos lugares mais sagrados da nacionalidade.
O riacho do Ipiranga tem presença no Hino Nacional:
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
de um povo heroico o brado retumbante

O evento aconteceu no Salão Nobre, onde fica o célebre quadro “Independência do Brasil”, de Pedro Américo, como pode ser verificado nas fotos.

3. O Sarau da Independência a que tive a honra de assistir, com Inez, historiadora da USP, foi um magnífico evento Luso-brasileiro, que comemorava, também os trezentos anos de elevação de São Paulo a Cidade (1711).
Foram cantadas canções e modinhas luso-brasileiras do nosso passado e do presente. A pesquisa e a direção musical foi de Alberto Pacheco.
Tudo de muito bom gosto, e apresentado com muita leveza, arte e descontração. O Salão Nobre estava apinhado.
Ao final tive oportunidade de sugerir à Diretora do Museu, Cecília Helena de Salles Oliveira, que esse espetáculo, por sua alta qualidade, deveria ser apresentado em outros espaços culturais de São Paulo. Ela agradeceu, mas declarou que seria difícil, pelos custos que acarretaria.
O espetáculo teve o apoio da Sociedade de Amigos do Museu Paulista, da USP – SAMPA.
Aproveito a oportunidade desta notícia para dar a conhecer este grande museu, com pequeno álbum de fotografias, até porque sei que fora do Brasil, hoje, poucos conhecem este Magnífico Museu.
Apresento o exterior do Museu e o Parque da Independência logo abaixo.
O Museu Paulista é sem sombra de dúvida, uma das grandes marcas da Lusofonia, que muito nos honra.

Se quiser ouvir o Hino Nacional Brasileiro, clique


Para ver o álbum, clique no quadrado ao lado da lupa para ampliar:
Para ir para direita ou para esquerda, clique nas setas laterais.

Nenhum comentário: