terça-feira, novembro 24

BRASIL ENCANTOS DE UM NOME

BRASIL
ENCANTOS DE UM NOME



J. Jorge Peralta



1. A partir de hipóteses lendárias e míticas, antiquíssimas, o nome BRASIL envolve uma dimensão benfazeja, sagrada, como veremos adiante.
Independentemente da origem, o nome Brasil, por sua sonoridade, por sua História e produtividade, é em si uma marca muito forte, muito agradável... Brasil é uma marca que atrai e seduz.
Por tudo o que representa na humanidade, o Brasil é uma marca de benquerença e de hospitalidade. Deu abrigo a gente de todas as nações que aqui encontraram um novo lar para viver, conviver e trabalhar e nova vida construir.
O Brasil é o país da prosperidade e da esperança para muitos excluídos sociais de todo o mundo, que não tiveram lugar, em sua terra natal.
Brasil é o país da alegria e do sorriso; é o país do carnaval; é o país do futebol de massa; é o país do sol e da lua; o país do Cruzeiro do Sul. É o país de belezas sem par. É um país de gente miscigenada, branca, morena e marrom, onde todos convivem em paz. É a terra da eterna Primavera.
O nome Brasil rima com alegria, em termos conceituais.
Os problemas políticos ou de inconsistência de princípios de que hoje é acusado, são questões eventuais. O Brasil é um país permanente com valores muito especiais que se destacam na humanidade.

2. Há diversas interpretações para a origem e o significado do nome BRASIL.
É este o tema que vou abordar.
Esclareço que a origem do nome Brasil, tal qual é divulgado, teria uma origem trivial: o nome de uma árvore, por causa de sua tinta, de valor comercial. Há outras hipóteses de significado oriundas de outras tradições confiáveis. Mas ter origem no nome de uma árvore tem também um sentido positivo, ecológico, apreciável.
Cientificamente os nomes podem ter sentido denotativo ou conotativo, conforme o contexto.
Não há dúvida que o nome Brasil, precede a denominação do país.

3. O Povo Celta foi um dos primeiros que habitou a parte mais ocidental da Europa, Portugal, junto com os iberos. Algumas das marcas culturais que ainda seguimos têm origem Celta.
Os Celtas fixaram-se, posteriormente, na Irlanda, onde até hoje cultivam seus valores ancestrais.
Na mitologia Celta, havia, no Ocidente, além-mar, uma Ilha Venturosa ou Terra Prometida, Paradísiaca, uma Ilha Afortunada, a que chamavam – O’ Brazil ou Hy-Brasil.
Daí viria a lendária Ilha Brasil de que nos fala Jaime Cortesão, sempre com a ideia de Terra Paradisíaca, no rumo sudoeste da Europa. [em: “Raposo Tavares e a Formação Territorial do Brasil” (MEC, 1958)].
Considera-se que dos Celtas vem a atribuição do nome ao Monte Brasil, na Ilha Terceira, Arquipélago dos Açores, e ao nosso país, Brasil.
Em Celta, Bras/Bres, (Inglês: BLESS) significa Benção.

4. Em outra perspectiva, a palavra Brasil vem-nos do tronco Indo-Europeu, por caminhos diversos: pelo grego: de Brazó (= Fervo), ou pelo alemão (brasa), ou pelo latim vulgar (carvão em fogo). A palavra existe em outras línguas modernas.
Do sânscrito, viria pela palavra bradshita - bradsita (argumento de Basílio de Magalhães).
Para outros pesquisadores, à época bíblica do Dilúvio, o Brasil fazia parte do País de Ofir, de que nos fala longamente, o professor Vitor Manuel Adrião, (História Secreta do Brasil). O nome Brasil seria derivado do Imperador Badezir, que para cá veio com a família.
Badezir → Brasil, significa SENHOR= JAVÉ. Se esta hipótese é, algo improvável, não há dúvida de que os Fenícios por aqui andaram, alguns milênios atrás
Enfim, para outros povos, na Antiguidade, o Brasil seria uma Ilha Encantada, Abençoada.
O Nome pau-brasil veio-lhe de uma palavra pré-existente, lógico. Do pau-brasil fazia-se tinta vermelha, da cor da brasa.

5. Quanto à ortografia, está claro que foi adotada a forma com S (Brasil) por ser a forma como se escreve na maioria das línguas. Os grafemas (letras) S e Z, entre vogais, têm o mesmo som (=fricativa sonora); são um único fonema. A decisão ortográfica (Z ou S) foi decidida, em 1891, em atenção a uma proposta de Rui Barbosa (informação que não conferi).
Devemos considerar que a ortografia é uma questão legal e não linguística, devendo ser respeitada.
Assim sendo, etimologicamente, a palavra Brasil pode ser escrita com Z ou S.

Ortograficamente está decidido: escreve-se com S. Decisão da Academia Brasileira de Letras. Não há motivo para contestação.

Hoje, Brazil (com Z) é considerada, por muitos, como marca de americanização!!

Nenhum comentário: