quarta-feira, novembro 4

União Lusofona 5

V
UNIÃO LUSÓFONA COMO ESTRATÉGIA
A Bandeira da Lusofonia


//////12. Muitos dos que, em Portugal e no Brasil, se opõem, naturalmente, a idéia matricial, da UNIÃO Lusófona, não desdenham de outras articulações espúrias, com os inimigos históricos de seu país. Os traidores e os ingênuos estão sempre de prontidão.
//////Alianças são necessárias, às vezes até com os desafetos, mas em níveis diferenciados. Aliança com fariseus falsários?! Nunca!
//////O país não está à venda, nem por todo o ouro do mundo. Não é negociável. Patrimônio da Humanidade não se negocia por nada. Mas alguns... tentam....
//////Sabendo que alguns de seus patrícios se vendiam ao vizinho, Vieira desabafa:

“Não me temo da Espanha,
temo-me dessa canalha”.


//////Vieira quis dizer: do inimigo conhecido, sabemos nos defender. O inimigo mascarado é o problema.
//////Há alguns propondo a União Ibérica que, historicamente seria insustentável. Basta ver como “Castela” trata o País Basco, a Catalunha, a Galiza e os demais povos que domina, com mão de ferro, por lhes roubar a soberania e por perseguir quem não se submete. Observem o que a Espanha fez com a nossa Olivença (clique). É uma vergonha cínica!
//////Pensar na Reunião Ibérica é historicamente absurdo.
//////Uma articulação cultural Ibérica, porém, seria desejável, desde que envolvesse todos os povos ibéricos, com respeito à sua identidade, como Catalunha, País Basco, Galiza, Castela, portugueses etc...
///////////
//////Ser manietado pelo “inimigo histórico”?! Nunca! É golpe camuflado (?!) dever ser denunciado a bem da justiça e da dignidade.
//////Iberismo hoje se confunde com espanholismo.
//////Então é preciso dizer e gritar: FORA!
//////Uma decisão de gabinete é traição de lesa-pátria.
//////Amanhã isto poderá novamente banhar de sangue nossas ruas e praças, como no passado. Querem reeditar Aljubarrota?!
//////
//////13. Lembramos que o grande Pe. Antônio Vieira foi perseguido, condenado pela Inquisição, pelos adeptos da União Ibérica, contra a qual ele sempre se manifestou. Sempre lutou por um Portugal soberano. Por isso sofreu, mas venceu.
//////Enfim, procuro oferecer elementos, para fazer um contraponto, à única opção em pauta. Se é que precisamos de fato, de tais saídas...
//////Há muitos espanhóis (não castelhanos?!) que amam de paixão Portugal. Leiam-nos. Dou um único exemplo paradigmático: o Grande Pensador Miguel de Unamuno.

Nenhum comentário: