quarta-feira, novembro 4

União Lusófona 8

VIII
UMA PROPOSTA DE BASE HISTÓRICA


17. Esta decisão, embrionária há 350 anos, desde D. João IV / Vieira, vai em caminho inverso aos que estão defendendo outra proposta, gestada em Madri: (a integração de Portugal à Espanha). A de Madri, decididamente, é uma “proposta” indecente e impensável, tanto na perspectiva histórica, como nos frutos que daí se possam esperar. É uma rendição vergonhosa, que já vem se manifestando às claras, ante o povo atônito...

A preservação e incremento do espírito da civilização, que revitalizou o belo pedaço mais Ocidental da Europa, e que se espalhou pelo mundo, no rumo do sol, a Oeste da Europa, e depois para o Oriente, só pode prosperar, aliado ao Brasil, no contexto da Lusofonia.
Os navegadores portugueses viajaram, pelos mares bravios, na linha do Oeste e do Sudoeste. Assim produziram a maior epopéia de todos os tempos, que Camões cantou nos LUSÍADAS.

Defino esta proposta como uma provocação ousada.
Mas, como provocação, pode efetivamente abrir novos caminhos pelos encapelados mares da política, onde hoje viceja mais a ânsia de levar vantagens pessoais, do que a luz da razão lusófona, que traz vantagens gerais, para nossos povos e para a humanidade.
A bandeira que aqui hasteamos é a Bandeira da Lusofonia: A UNIÃO LUSÓFONA.
Repetimos o chamado da Lusofonia:

“Lusófonos de todo o Mundo, Uni-vos”


Uni-vos pela dignidade e pela solidariedade com a prosperidade;
Uni-vos pelo trabalho e pela educação, para seus filhos não ficarem na contramão com uma educação precária e pela mútua cooperação, sem tiranias e sem omissões.
Nota:
1. Este não é um texto acabado; é um texto em construção. É um esboço de um posicionamento. O texto está aberto. Quem quiser pode trazer sua contribuição. A luta é de todos.
Ajude-nos a melhorar este texto no rumo da União Lusófona.
Se alguém detectar neste texto algo incorreto, avise-nos, por favor.
2. Este texto está vinculado à “Carta Aberta pela Federação Brasil-Portugal”(Clique)
Consulte, na web: Veja na V parte da Carta Aberta (Clique)
Está vinculado também ao Movimento Pacto Lusófono Mundial (Clique)

Apêndice: Roteiro bibliográfico para conhecer a outra história de Portugal (em preparação).
[Texto em construção]

Nenhum comentário: