quarta-feira, dezembro 16

Refugiados

REFUGIADOS

NO BRASIL E NO MUNDO
J. Jorge Peralta



Retirantes - Cândido Portinari

       Cristo, o Mensageiro da Paz, esteve entre nós. Perambulou pelas terras da Galiléia e da Judéia, pela antiga Palestina, do ano 1 d.C., até o ano 33.

       Por três anos pregou uma nova doutrina, com novos princípios, que abalaram o mundo todo, toda a humanidade, de todos os tempos.

       Ensinou os caminhos para alcançar a Paz, com justiça, solidariedade, generosidade e tolerância entre as pessoas, sem distinção de povo, nação, sexo ou religião.

       Pregou luz para todos, para que vejamos o caminho, por onde andamos, e a ninguém atropelemos e não nos desgovernemos.

       Passaram-se 2.009 (dois mil e nove) anos e a mensagem de Cristo ainda é, para muitos, meras palavras, para agradar aos ouvidos, sem descerem à prática, na convivência das pessoas. Muitas vezes não passam de anzol para capturar os incautos...

       As guerras propagam-se, como incêndio, em mata seca e quente.

      Os refugiados são subproduto triste, dessa beligerança ancestral dos povos, que de outros invejam os espaços, e agem como aves de rapina.

      Hoje temos, no mundo, cerca de 10 milhões de refugiados.

       No Brasil temos 4.240 refugiados, de 74 países.
      
Procedência dos refugiados no Brasil:
               
Angola:    40 %
           
Colômbia:    14 %
               
Congo:      9 %
               
Libéria:      6 %
               
Outros:    31 %
       No entanto, olhemos a tragédia por outro ângulo: muitos encontram aqui um novo espaço para viver. Novas esperanças descobrem.

       Outros, aqui formados, voltam aos seus países, para cooperar na reconstrução da nação, numa atitude solidária e humanitária exemplar. Aprenderam a repartir o pão.  Aprenderam a compartilhar. São respeitáveis cidadãos.

Nenhum comentário: