sábado, janeiro 30

Méritos e Contradições

IV
MÉRITOS E CONTRADIÇÕES DE UM GOVERNO

10. Não podemos negar os méritos de Lula, mas precisamos olhar seu governo, com lucidez e visão crítica.  Ficou provado que excesso de racionalidade é menos eficiente, politicamente, do que excessos de fantasia e mistificação romântica.
Outra distorção: Lula não conseguiu superar alguns recalques que sempre repete: a questão da “discriminação” que diz ter sofrido pela falta  e por ser oriundo do meio dos metalúrgicos (...) Usa isso mais como um tigre de papel, pois ele foi exaltado e paparicado como ninguém neste país.
Mas um discurso muito brega não fica bem num Presidente da República...
Lula fez mais pelo país, ao sorrir e “brincar” com o povo, do que certas pessoas sisudas, sempre com a testa enrugada, séria sempre perturbadas e fechadas, em seu precário pensar... Alguém dizia há uns 10 anos: os políticos precisam aprender  a pisar do barro das ruas...
É questão para pensar e repensar, até onde é ético avançar sobre certos limites racionais... Está claro que as pessoas gostam de sonhar; mas isto, só, não basta. Os dionisíacos precisam fazer parcerias com os apolíneos, em política.
O governo Lula foi um governo de paradoxos. Como ele pode  articular isto? Este é o segredo do seu sucesso.
Quem constrói a nação é o povo empreendedor e trabalhador, que também sabe e quer sonhar. É o povo educado e confiante que crê no futuro.
Semear esperança no país foi a mais densa façanha do governo Lula.
Vencidas as distorções, que fique a confiança e o saldo será imenso.
Poucos governos conseguem deixar um legado tão forte. Neste ponto, um paralelo com Juscelino Kubistchek parece não estar fora de lugar.

11. Enfim, o governo Lula, deixou-nos uma grande herança, para o bem ou até para o mal. Teremos muitas lições para aprender destes oito anos de Governo. E teremos muito a aprender, se analisarmos sem preconceitos.
Seu jeito de povo é uma lição que não podemos esquecer. Mas não temos que imitar. Com todas as inconsistências bem notórias, ele focou a identidade nacional que alguns esquecem e trocam por um internacionalismo castrador, dilapidando a nação.
Fez o povo ter orgulho de seu país. Mas o orgulho inconsciente nem sempre é construtivo. Que venha a consistência...
  Precisamos aprender a aprender democraticamente. Lula deixou-nos um saldo positivo apreciável. Depois de Lula, o Brasil vai redescobrindo melhor o seu grande destino.

12. Considerações finais:
Alguém precisaria fazer um elenco em duas colunas, lado a lado, dos grandes sucessos e acertos, ao lado das grandes falhas, lacunas e distorções deste governo.
Com esse rol de tópicos, seria mais fácil tirar as lições para a história. Isto seria importante, por que o governo Lula foi um governo destes novos tempos, cheio de valores e de paradoxos. Dá para escrever um tratado da arte de governar  e de desgovernar, e até a nova arte da guerra, política, na ribalta e nos bastidores.

O  Brasil, hoje,  desponta com a possibilidade real de vir a ser talvez a maior potência mundial, ou uma das três maiores, dentro  dos próximos 20 anos.
O Pré-sal veio acrescentar-se a outros valores incríveis. O Brasil como uma das  três maiores potências  mundiais, alavancaria toda a Lusofonia. Que todos nos preparemos e preparemos o país para esta fase de sua história.
               O Brasil, nos próximos 20 anos precisa torna-se um país desenvolvido, com tudo o que isso significa.
              
               No Dia 31 de Dezembro fecha-se a última página deste governo e lacra-se. Passa à História.
               Todo o Mundo e toda a Lusofonia estarão muito atentos aos passos do próximo governo. Todos desejam à Nova Presidente,  muita ciência, sabedoria e perspicácia.

São Paulo, 27 de Dezembro de 2010

Nenhum comentário: