quarta-feira, julho 20

FERNANDO NOBRE VISITA SÃO PAULO (II)

FERNANDO NOBRE REAFIRMA SEU COMPROMISSO COM O PAÍS

José JPeralta
I
NOVOS ARES, NOVOS MARES

1. Um Homem Surpreendente e de Coragem
Tive a honra de receber, em São Paulo, o senhor Dr. Fernando Nobre, que é, sem dúvida, uma das pessoas em que Portugal, hoje, deposita mais esperança. Alinha-se entre pessoas de melhor porte social da Europa, dos últimos anos: um médico humanista, de ideias e práticas consistentes, coerentes e transformadoras.
Nas duas últimas eleições gerais, em Portugal, foi o destaque nacional, por suas ideias inovadoras, pela ética na política, dentro da genuína tradição portuguesa, solidária e empreendedora.
Nas eleições para o Parlamento, foi o fiel da balança que levou à vitória da Coligação liderada pelo PSD e à decorrente derrota do PS, há muito esgotado em sua credibilidade. Ajudou decisivamente na implantação de um novo governo. Voltamos à sadia alternância do poder.

Fernando Nobre em São Paulo - clique para ampliar
Nobre veio ao Brasil, como médico e humanista, que é o seu espaço  privilegiado. Veio como Presidente da Fundação AMI. Veio encontrar-se com amigos também humanistas e veio visitar um polo da AMI, no sertão do Ceará.
Nobre é uma das pessoas que, em seu país, tem maior credibilidade popular, pelas suas ideias e ideais, por sua história de ações humanitárias, sem fronteiras, na Fundação AMI. Esta já atuou em mais de setenta países. Tem imensa credibilidade, por suas ousadias.
Nobre provocou forte impacto social, ao tomar decisões contrárias, à praxe política nacional, como foi a sua renúncia à função de Deputado da Assembleia da República, por saber ser mais  útil ao seu país e à humanidade, na Fundação AMI,  o que ninguém desconhece. Foi um ato surpreendente e quase heroico que mais o credita na sociedade.

2. Nobre Deixou sua Marca no País
Nobre sai, de todos estes acontecimentos, mais seguro de si, mais cordato e mais preparado para saber conviver, em situações de conflito, pelo bem de seu povo.
A experiência é a força dos sábios. Nobre sai até mais humilde, que é a marca dos sábios. Sabe que, em política, precisamos ser tolerantes mas sempre firmes “Suaviter et fortiter” diziam os Romanos, como norma pedagógica.
A sociedade precisa  mais de competência e consistência do que de complacência.
Sai mais convicto de que todos precisamos  lutar pelas grandes causas nacionais, superando o isolamento egoísta, em que as pessoas foram confinadas. Acredita que só com muita competência e dedicação e com uma política sadia, voltada para  o bem da nação, poderemos restaurar  a soberania do país, com prosperidade e bem-estar para todos.
Fernando Nobre foi uma breve  brisa fresca que perpassou pelo país.
Nobre com certo carisma, começou a dar novo formato ao “Quadro de Referências” dos “portugueses”, comprometido por muitos anos de autoritarismo, que a muitos roubou a esperança e a autoestima.
Nobre considerou que o grande ganho de sua eleição foi ter contribuído para defenestrar um governo perdulário que levou o país ao maior caos econômico e social dos últimos anos, deixando o povo em péssimas condições. O que lhe foi permitido fazer, Fernando Nobre fez. Foi um homem coerente e de muita ousadia. Quando lhe tiraram o espaço, voltou para onde o tinha e onde era esperado.

3. Uma Atitude que fez História
O que mais espantou a Nação foi um homem ser capaz de renunciar a todas as vantagens e mordomias que oferece a função de Deputado. Tais vantagens, para ele, pouco significam, ao lado da importância que representa sua atuação, em favor das pessoas esquecidas e excluídas do banquete de uma civilização. Para muitos, o que conta é tirar vantagem de quem pode pagar impostos. Para muitos os princípios da ética na política há muito foram descartados.
O dinheiro público, muitas vezes é canalizado para benefícios particulares dos apaniguados e dos lacaios dos que detêm o poder.
Aos que diziam que ele só procurava um bom tacho, ele provou que o tacho que buscava não era para si mas para o povo, pela implantação de nova governança no país.
 Foi esta a grande lição de sua curta intervenção, na política do seu país. Uma lição que não se esquece. Fez história. Marcou uma radical mudança de paradigma.
Os paradoxos enfrentados foram de grande valia para conhecer melhor as pessoas.
O país já sente que pode navegar em novos mares, com novos rumos.
Agora todos sabem que há alguma luz no fim do túnel. O País recuperou a esperança de dias melhores, apesar de tudo o que vem por aí.

4. Nação Atenta aos Novos Ares
A coerência de Nobre deixou seu povo aturdido de apreensão. Poucos conseguiram compreender as altas razões do ato, que é algo fora de comum. A coerência de Nobre só assustou, porque os políticos do país, há muito desconhecem a coerência ética, em suas atitudes.
A grande reação nacional, à renúncia do senhor Fernando Nobre, mostram que a Nação está muito atenta aos passos deste homem, e muito espera de sua atuação. Certamente ele  continuará a agir pela restauração da ética e da dignidade em seu país, na política ou como cidadão lúcido, consciente e atuante.
Nobre é venerado por quantos esperam que o País se regenere e volte a levantar  a cabeça altiva, solidária, altruísta e responsável. Espera ver o seu país sem a multidão de excluídos que hoje povoam  as mansardas e não mansardas, na periferia sócio-cultural de nosso país.
A coerência de Nobre, em vez de assustar, enche de alegria e esperança todo o país.
A partir da manifestação clara e contundente de Nobre, no Brasil, a Nação ficou sabendo que ele não procurava o tacho para si, mas para o povo. Não procurava os bens da Nação; procura o bem da Nação, como sempre fez.
Isto ele vai continuar fazendo, sediado na Fundação AMI, onde tem pleno apoio da Nação e no espaço global.
Nobre rompeu o seu silêncio, a partir do Brasil, daqui de São Paulo, com nova mensagem de um compromisso inarredável com seu povo.

II
NOVAS BANDEIRAS HASTEADAS

5. Novas Vozes Motivam a Nação Atenta
Nobre hasteou as bandeiras que norteiam seu percurso, pela recuperação da dignidade do país. E Nobre nunca esteve só. Ele tende a ser a grande voz da nação, em consonância com muitas outras vozes que vão tendo coragem de sair do silêncio, onde as confinaram governos nada democráticos.
Em longos e muito agradáveis diálogos que compartilhamos, senti nesse homem uma vontade férrea de, como bom português, não desistir nunca; de levar avante seus ideais, de contribuir decididamente por uma sociedade mais livre e mais justa, com reais oportunidades para todos, com mais e melhor Educação e Saúde e com qualidade de vida para todos.
Falo, aqui, de Fernando Nobre como humanista e não como político. É o humanista, o médico, o empreendedor de grandes ações humanitárias, o defensor da dignidade e do desenvolvimento de seu país que me interessa.
Ninguém em Portugal, no Brasil ou em toda a Lusofonia, pode deixar de se interessar pela ação, efetiva e consistente, deste homem, em favor da humanidade, com projetos humanitários transformadores. Na AMI faz um trabalho exemplar, em dimensão global, sem fronteiras, pela paz e justiça entre os povos, pela inclusão social das comunidades esquecidas e sofredoras. Trabalha pela promoção humana. Atua em todos os países lusófonos e muito mais.
Nobre propõe-se lutar por um Meio Ambiente  mais sadio e pela recuperação dos espaços perdidos pelo país, nos últimos 35 anos, no setor primário e secundário da economia nacional.
Procurará lutar pela recuperação de um nível de desenvolvimento que abra espaço para que haja trabalho digno para todos. Quer ajudar a pôr fim a essa nova onda de fuga de cérebros do país, pela nova emigração, dos que buscam espaço de trabalho, fora de seu país, por não terem lugar em sua própria terra.
O país está, mais uma vez, expulsando, do seu seio, os próprios filhos, mais marcados pela ousadia. Deixarão um vazio no seu país. Farão falta.
Disse Vieira:
O português tem seu país para nascer e o mundo inteiro para viver e conviver.”

6. Restauração da Economia Nacional
Em especial, Nobre lutará pela recuperação da agricultura, da pesca e da indústria.
Adverte que a ampliação do espaço marítimo do país, que o tornará  o 10° país maior do planeta, exigirá a rápida recuperação da frota pesqueira, pois esta será uma das grandes fontes de riqueza nacional, imprescindível ao desenvolvimento da nação. E muito mais.
Esta foi uma das tônicas do discurso de Nobre, no almoço solene, para convidados seletos, que o Banif ofereceu, em sua sede no Brasil, São Paulo, ao ilustre convidado.
Repetiu, em outras ocasiões, a sua visão otimista viável, mas cautelosa, em relação ao futuro de seu país, consciente dos obstáculos a superar. A Nação só recuperará seu pleno vigor, com a confiança e a cooperação efetiva, da maioria da nação, o que a todos interessa.

Não nos iludamos: um homem sozinho, não move o mundo, atolado em muitos desconcertos e desmandos. Mas, se cada um der a mão ao seu irmão e todos empurrarem na mesma direção da solidariedade e da dignidade humana, tirando as pedras do caminho e aterrando os atoleiros, conseguiremos sim,  os nossos intentos.
A AMI procura reunir forças a serviço dos menos favorecidos. Não é sua intensão dar o peixe mas ensinar  a pescar. Faz um Excelente Serviço de Promoção Humana.
O general não ganha a guerra sem soldados motivados, como a “Ala dos Namorados” do nosso Condestável.

Quem quiser restaurar o vigor do país terá de estar em sintonia com o subconsciente coletivo da nação. Esta parece ser a grande vantagem do senhor Nobre e de seus companheiros.
Nobre está fora do poder, mas mantém o grande compromisso de trabalhar, com persistência, por seu país.

III
NOVA VIDA. NOVOS DESAFIOS

7. Obra dos Portugueses de São Paulo
Quanto à visão da presença dos Portugueses, em São Paulo, Nobre mostrou-se orgulhoso com o que viu e ouviu, o que o levou a sentir-se ainda mais português e com uma vontade firme de recuperar, no próprio país, essa energia, dedicação e capacidade de servir e de prosperar que sentiu nesta grande cidade, a maior megalópole do Ocidente.
Longe do país sentimos mais palpável a imensa capacidade empreendedora dos portugueses.
O que Nobre pôde ver em São Paulo, deixou-o entusiasmado pela força da sua gente.
Uma das grandes características  paradigmáticas da cidade de São Paulo é a convivência e o empreendedorismo de gente de todos  os povos, aqui sediados e interagindo, por um bem maior.

8. Marca de um Homem Empreendedor
Em toda a sua estadia, em são Paulo, Fernando Nobre revelou-se o que todos nele admiram: um homem simples, afável, altivo e empreendedor, com uma vivência e ampla visão dos grandes problemas que assolam a humanidade e o seu país e a capacidade serena de apontar saídas.
Nobre revelou-se um homem de esperança e de ações ousadas e conscientes. É sobretudo um homem de diálogo. É um homem  firme em seus propósitos, que sabe reconhecer os méritos de quem os tem e que não despreza quem pensa diferente, nem mesmo os seus inimigos. Respeita a pluralidade e as limitações de cada um. Mas não retrocede no seu caminho.
Revelou-se intransigente com a trapaça, com a falta de ética e de dignidade, como convém a um homem, talhado para grandes realizações.
Penso que Nobre é o homem em quem a nação pode confiar. Bem sei que “o povo é quem mais  manda”. Todos sabemos  que o povo quer o melhor, para o seu país; para todos, sem exclusões.

9. Nobre no Mundo Digital
 Deste homem há grandes elogios, na Blogosfera. Cito apenas duas, postadas, na  “Tribuna Lusófona”,
1)    Viriato Marques deixou um novo comentário sobre a sua postagem "FERNANDO NOBRE, VISITA SÃO PAULO":
Nobre foi a figura mais corajosa que já apareceu na política portuguesa. Poderia ter dormido à sombra de uma imagem imaculada e em alternativa deu o corpo às balas. Admiro-o e respeito-o muitíssimo por isso. Portugal, como habitualmente, rejeitou um dos seus melhores.

Postado por Tomás Viriato Marques no blog TRIBUNA LUSÓFONA em 8 de julho de 2011 04:38
2)    Evy Eden Martins Prola deixou um novo comentário sobre a sua postagem "FERNANDO NOBRE, VISITA SÃO PAULO":
Com Fernando Nobre dobramos o Cabo da Boa Esperança ... enfrentamos os novos Adamastores ... conquistamos espaços ... avançamos ... ficamos imparáveis ... agradeço-lhe a coragem e a ousadia, partilhadas e ensinadas; a serem perpetuadas.Postado por Evy Eden Martins Prola no blog TRIBUNA LUSÓFONA em 9 de julho de 2011 12:55

Depois destas palavras, nada mais temos a acrescentar. Mas há muito mais a dizer.
Devo realçar que Fernando Nobre e seus companheiros souberam utilizar muito bem a comunicação digital.

10. A Vida Continua. Novos Desafios
Fernando Nobre em SP - Clique para ampliar
Há imensos desafios a provocar-nos. Não nos omitamos. Juntos, encontraremos, mais facilmente, os melhores caminhos.
Todos sabemos  que Nobre precisará de muitos apoios, pois atua pelo país, fora dos quadros político-partidários, o que exige dele um esforço muito maior. Sabemos que o apoio do povo é muito mais forte do que o dos partidos. Sua atuação é suprapartidária.
Nobre vê as pessoas como cidadãs, num mundo que precisa de mais solidariedade.
Os apoios que o senhor Nobre vem recebendo são muito superiores às críticas que lhe fazem. Portugal está no caminho certo. Há um fiel da balança atuando no subconsciente coletivo da nação.
Fernando Nobre, com a AMI, é um cidadão de um mundo sem fronteiras.
Vamos aprendendo que todos  os desconcertos do país e do mundo têm solução, se nos acercarmos de quem soma e não de quem  divide. Precisamos saber separar o joio do trigo. Precisamos saber conviver com a diferença, sem nos descontrolarmos.
Escutemos R. Tagore:
Se choras por teres perdido o sol,
as lágrimas não te deixarão ver as estrelas”,
 (nem o sol que raiará na próxima madrugada, acrescento eu).
Com ou sem cargo, Nobre é, hoje, o mais legítimo e representativo embaixador do seu país, onde quer que esteja.

Nota:
Este é um texto de opinião. O que aqui afirmo é apenas a minha apreensão de algo muito complexo. São deduções que presumo serem correspondentes ao que vi e ouvi de Fernando Nobre, nestes dias, em que pudemos dialogar em São Paulo e de minhas vivências socioculturais.
O texto, é de minha inteira responsabilidade. Não é um texto oficial. Se houver falhas, sejam creditadas só a mim.  A marca deste texto é o meu compromisso com o desenvolvimento do país que me viu nascer e o meu esforço de contribuir  para o seu desenvolvimento integrado, fiel à alma da nação.
[Texto em Construção]

Nenhum comentário: