terça-feira, junho 24

Fragmentos do Comentário do sr. Freitas

Brasileiros lendo Saramago



1. "Não sei de qual País surgem estas (.....) , mas falar de brasileiros lendo Saramago nas praias me faz lembrar de um colega que, em Coimbra, comprou um livro do premiado falecido, por pura CURIOSIDADE em querer saber o que havia de merecedor de Nobel no autor daquela obra. 


A desilusão do antigo professor e diretor de escola no interior de São Paulo (Brasil) foi tamanha, que ele não terminou de ler o livro e passou imediatamente às decepcionadas manifestações de revolta com as "invenções" literárias do autor.
Isso, analisando a obra sob aspecto puramente redaccional".







2. "Que Chico Buarque o comentasse favoravelmente, é o que se espera sempre de um irmão de ideologia comunista. Ainda hoje o compositor e sofrível cantor faz o mesmo com outro vermelhinho de carteirinha, o centenário arquiteto Niemeyer. Ambos trocam elogios via média".



3. "Depois, sair da vida para entrar na história já deixou escrito em carta um suicida ex-presidente da república brasileira, o Dr. Getúlio Dornelles Vargas".





4. "Além de tudo, se a professora da Universidade de São Paulo lhe tece comentários favoráveis, é preciso que se saiba que a USP guarda , dentre os seus docentes e discentes, muitos "simpatizantes" do ideologismo político do falecido. O mérito dela é ter servido de "fonte de inspiração" . 



 5. "Enfim, como "de gustibus et coloribus non est disputandum", o tempo dará a César o que é de César. Mas ainda há quem prefira os clássicos das literaturas portuguesa e brasileira. Felizmente".





P. L. Vieira de Freitas - Porto Alegre - RS – Brasil

Nenhum comentário: