quinta-feira, setembro 3

Galiza7

VII
PORTUGAL, GALIZA E ESPANHA
Uma Tática Geopolítica


18. Portugal ainda não percebeu as táticas geopolíticas da Espanha, em relação à Portugal? Vejam que não são novas. Apenas mudou de estratégia.

Alguém está querendo vender a soberania de Portugal e de seu povo, por um prato de “lentilhas” frias, cozidas na véspera?
Os “agentes duplos” de Sun Tsu estão ativos, com grandes planos.

Espanta um fato recente: o Protocolo assinado entre a Galiza e o Norte de Portugal. É algo muito estranho e até inacreditável. O povo não foi chamado a opinar. É que o povo...ora, o povo! Tudo se resolve em conchavos de cúpula

Certamente o referido acordo, tal qual está, é inconstitucional. É de pasmar. Quem neste caso é o otário? É incrível! A Assembléia da República não reage? Afinal, a quem interessa tal situação?

Os galegos/espanhóis nesta questão, dizem uma coisa e pensam outra. Dizem o que os Portugueses querem ouvir e fazem/tramam o que sempre quiseram.
Só é enganado quem quer ser enganado.
Quem são os “agentes duplos”? E os lobistas? Estão a serviço de quem? Quem são os conspiradores?

Há no âmbito das atuais conversações e compromissos, uma irresponsabilidade latente....
Os espanholistas festejam.
Os galegos/espanhóis jogam melhor que os portugueses?
Há, certamente, muitos galegos amigos, sinceros, leais. No entanto, muitos estão fazendo o jogo a Espanha contra Portugal.
Outros estão sozinhos, enfrentando um poder que segue outro rumo.

O reintegracionismos linguístico pode ser usado como Cavalo de Tróia.

19. Reitero: Há efetivamente, um movimento sincero, lógico e leal para “reunir” Galiza a Portugal, na lusofonia. Aliás, é reunir a Galiza a todo o mundo da lusofonia.
Mas boas intenções não bastam. Quantas legiões tem a lusofonia na Galiza? Para que tanta algazarra?
Acaso há algum impedimento à mútua cooperação cultural de Portugal e Galiza?!
De cá e de lá há inúmeras amizades leais e sinceras. E irão continuar, qualquer que seja o desfecho desta trama.
Deixemos os galegos buscarem o que é melhor para os galegos, sem ingerência em sua auto-determinação, desde que não intervenham em nossa auto-determinação. (Entendâmo-nos: para nós, galegos são galegos e castelhanos são castelhanos.)
Os galegos são suficientemente lúcidos, para saberem decidir o próprio destino, diante dos laços que os unem à Espanha e outros, (mais profundos?!), que os unem à Lusofonia.

Em seu inconsciente e no seu subconsciente coletivo, a Espanha sonha em tirar a auto-determinação de Portugal, há 800 anos.? Sim ou não?!
Portugal segue seu rumo, livre e independente. Nada mudou. Nada mudará?! Depende de você.


Nenhum comentário: