terça-feira, outubro 20

Epopéia Paulista

EPOPÉIA PAULISTA E A LUSOFONIA

J. Jorge Peralta
.......Dê-se honra a quem merece. A César o que é de César.
.......Inconcebível, alguém dizer que: “São Paulo tem muito pouco de obra Portuguesa”. É não saber o que se diz: é tropeçar na história; é afrontoso aos fatos.

.......O espírito paulista é, como sempre foi, genuinamente lusófono, desde a fundação de São Paulo, no século XVI, até nossos dias. Mesmo no tempo em que predominava a língua Tupi. Lógico que é uma questão muito complexa.
.......Vale uma epopéia: uma Paulistíadas ou uma Paulicéia...
.......Acho que a comentadora não conhece o dinamismo dos Bandeirantes e Tropeiros que ampliaram e fizeram esta terra paulista e quase todo o Brasil, a partir deste Planalto Paulista.
.......São Paulo era uma imensa região quase inexpugnável, no passado, devido às escarpas da Serra. Por isso, foi um “oásis” de liberdade, em tempos difíceis, principalmente dos “Felipes” e da Inquisição que aqui não chegou. Os paulistas nunca aceitaram o domínio castelhano.
.......Os paulistas, Bandeirantes foram salvos da Inquisição pela Restauração da soberania de Portugal, em 1640. (Mas essa já é outra história).

.......O dinamismo de São Paulo é plenamente português. Os portugueses e luso-descendentes sempre deram o tom ao grande desenvolvimento, que daqui se espalhou por todo o Brasil. Foram os paulistas, luso-descendentes e portugueses, que se embrenharam pelos sertões e florestas deste imenso território, aumentando duas vezes a dimensão original.
.......Os Bandeirantes foram chamados “Raça de Gigantes”, com muita propriedade.
.......Os alemães, os italianos, japoneses, etc, etc, somente vieram no fim do século XIX e no século XX, e nunca imaginaram que alguém lhes atribuísse tais méritos. .......Foram muito bem-vindos. Eles têm o mérito que têm. Só. O resto é manipulação política. É extorsão.

.......São Paulo é a maior metrópole do Ocidente, a maior cidade da civilização latina, a maior cidade da lusofonia. É uma cidade cosmopolita.
.......Afinal, que Língua se fala em São Paulo?
.......É a Língua Portuguesa legítima. Só. É um espaço lusófono.

.......Outros povos deram aqui sua grande contribuição, sim senhora. Ninguém o nega. Mas nunca foram superiores, em dinamismo, ousadia e competência, aos portugueses.
.......Honra lhes seja feita, mas sem tirar a honra dos portugueses, conquistada com suor e sangue, porque aqui nunca houve benesses oficiais.
.......A “Beneficência Portuguesa” de São Paulo é um dos maiores e mais avançados complexos hospitalares do Brasil e do mundo, só para dar um exemplo. São Paulo é obra de todos.
.......Quem quiser excluir os portugueses, ou está conspirando ou manipulando a opinião pública, ou está sendo manipulado, por desconhecimento e por desinformação.


.......Só quem não conhece a obra magnífica dos portugueses e luso-descendentes, até aos nossos dias, é capaz de fazer afirmações que os possam diminuir diante de outros povos, ou diante deles mesmos.
.......Hoje, todos os povos aqui estão convivendo em paz, miscigenados, mas a alma paulista. Tem DNA português, biológico e cultural, dominante, como em todo o país.
.......Todo esforço que alguns fazem para tentar esconder o substrato e as raízes portuguesas será sempre inóquo, infrutífero e mesquinho, até porque o português nunca precisou disputar nesse nível. Não precisou. Ele está indelével e bem vivo, na alma paulista e brasileira.
.......Hoje precisamos começar a reagir, diante de certas investidas de cartas marcadas... Por isso estou reagindo, não para rejeitar, mas para reconstituir a história mal contada.

.......Apesar disto, reitero que aqui não é Portugal. Aqui é Brasil legítimo. Os portugueses não fizeram cópias, reproduzindo algo. Fizeram novos originais.
.......Aqui é uma nova nação, em todos os sentidos. Uma nova civilização.
.......É “o mundo que o português criou”, no dizer de Gilberto Freire.
.......O português criou e ajudou a criar um Novo Mundo, de matriz portuguesa, indígena e um pouco negra, (aqui em São Paulo).
.......Depois os demais povos que aqui se juntaram, sempre foram bem acolhidos. .......Vieram de uma Europa em frangalhos, sem condições de oferecer uma vida digna a seus filhos, e aqui trouxeram sua contribuição preciosa.
.......Quanto à idéia de uma Federação luso-brasileira, eu defendo princípio idêntico. Mas não cabe aqui prosseguir (ver mais: Portugal um Ícone Mundial

.......Aqui termino.
.......Para saber mais sobre os Bandeirantes consulte:
www.bandeirantes-sp.com.br Esclareço que moro em São Paulo, há mais de 50 anos. Sou professor (aposentado) da USP, a melhor Universidade da Lusofonia.
Nota: Este é um comentário redigido, em resposta, a outro comentário de um texto publicado no site: COMBUSTÕES

Nenhum comentário: