terça-feira, outubro 20

Repúdio à Agressão

REPÚDIO À AGRESSÃO
RESPEITO AO AGRESSOR

JPeralta
.......Maria Celeste
.......Tendo e vista a sua manifestação, ao meu artigo “Discurso da Insensatez”, vou dizer-lhe o que sinto da sua perspectiva.
.......Não retiro uma só palavra do que escrevi, (“Discurso da Insensatez”), mas concordo plenamente com quase tudo o que disse.
.......Quando, no final do meu texto digo: “Nota Confidencial: (deixo de registrar a nota, para não desviar o assunto do momento)”, é a esse outro lado da questão que me refiro. A senhora disse algo muito sério e verdadeiro, mas há muito mais a questionar, tanto em Portugal como no Brasil.

.......Daqui eu lhe rogo: Prossiga hasteando essa bandeira da consciência nacional, tão amordaçada! Outros que façam o mesmo. Eu mesmo prosseguirei nesta minha atitude provocativa. Voltarei ao assunto mais tarde.
.......Mas não é por isso que, neste caso, estamos com Maitê; eu não estou, em hipótese nenhuma. Um erro é um erro a purgar e não se justifica, com outros erros. É lixo.
.......Lixo é lixo. Não se põe na mesa... O que ela disse é lastimável.
.......E fique claro: Maitê não é o Brasil. Não nos confundamos. A ocorrência não justifica certas manifestações xenófobas que vemos na Internet, contra o Brasil. É extrapolação indébita.

.......A Maitê merece nosso repúdio pela agressão sem sentido; mas merece nosso respeito pelas qualidades que tem; sem preconceitos, mas sem complacência, com o ato falho. Fique claro que ela, como brasileira é nossa irmã e de nosso sangue. .......Portugal também é casa dela, se souber respeitá-la. Isto não se discute. Tem direito à cidadania portuguesa. Repudiamos o erro, mas não a pessoa... Sem arrogâncias e sem vinganças...
.......Precisamos saber que país queremos e lutar por ele, em todos os espaços adequados.

......Meu texto (“Discurso da Insensatez”), é uma simples, mas contundente opinião de um português que vive intensamente, há mais de 50 anos, no Brasil, plenamente integrado e com muita honra. Tenho duas Pátrias a cultuar e a defender e uma família e uma honra para zelar. Minhas duas pátrias têm falhas calamitosas, mas têm valores incríveis. Por isso as venero com muito realismo e sempre atento.

.......É muito significativo o número de assinaturas na Petição Pública
e das manifestações das pessoas. A resposta de portugueses e de brasileiros foi rápida e enérgica.
.......Nesta altura (dia 19/10, às 16:24 hs.), a Petição já tem 4.510 assinaturas e alguns comentários muito lúcidos. (Outros nem tanto... Tem até alguns desaforos gratuitos, ignorantes e arrogantes... lastimáveis, mas compreensíveis). Não deixe de assinar a petição: Clique

.......Este é um bom momento para pôr as cartas na mesa, e corrigir desvios. Precisamos reunir o que nos une e corrigir o que nos separa.
(18.10.09)

Nenhum comentário: