quarta-feira, outubro 28

União Lusófona 3

UNIÃO LUSÓFONA

FEDERAÇÃO BRASIL-PORTUGAL

Esboço de uma Proposta a ser Considerada





III
UNIÃO LUSÓFONA COMO ESTRATÉGIA
A Bandeira da Lusofonia


.......6. Muitos dos que, em Portugal e no Brasil, se opõem, naturalmente, a idéia matricial, da UNIÃO Lusófona, não desdenham de outras articulações espúrias, com os inimigos históricos de seu país. Os traidores e os ingênuos estão sempre de prontidão.
.......Alianças são necessárias, às vezes até com os desafetos, mas em níveis diferenciados. Aliança com fariseus falsários?! Nunca!
.......O país não está à venda, nem por todo o ouro do mundo. Não é negociável. Patrimônio da Humanidade não se negocia por nada. Mas alguns... tentam....
.......Sabendo que alguns de seus patrícios se vendiam ao vizinho, Vieira desabafa:


“Não me temo da Espanha,
temo-me dessa canalha”
.

......



......Vieira quis dizer: do inimigo conhecido, sabemos nos defender.O inimigo mascarado é o problema.
.......Há alguns propondo a União Ibérica que, historicamente seria insustentável. Basta ver como “Castela” trata o País Basco, a Catalunha, a Galiza e os demais povos que domina, com mão de ferro, por lhes roubar a soberania e por perseguir quem não se submete. Observem o que a Espanha fez com a nossa Olivença (clique). É uma vergonha cínica!
.......Pensar na Reunião Ibérica é historicamente absurdo. Uma articulação cultural Ibérica, porém, seria desejável, desde que envolvesse todos os povos ibéricos, como Catalunha, País Basco, Galiza, Castela, etc... Ser manietado pelo “inimigo histórico”?! Nunca!
Iberismo hoje se confunde com espanholismo. Então é preciso dizer e gritar: FORA! Uma decisão de gabinete é traição de lesa-pátria.
.......Amanhã isto poderá novamente banhar de sangue nossas ruas e praças, como no passado. Querem reeditar Aljubarrota?!
.......Enfim, procuro oferecer elementos, para fazer um contraponto, à única opção em pauta. Se é que precisamos de fato, de tais saídas...

.......7. Não há proposta séria, sem grandes oposições dos interessados, no polo oposto, onde usufruem ou esperam usufruir mais vantagens. Haverá mais clamor de quem efetivamente pensa no país.
.......Aqui só me interessa o país como um todo e as vantagens para todos.
.......Para nos posicionarmos, precisamos saber qual a estratégia seguida, pelos detentores do poder, para impor ao povo reações favoráveis a alianças incestuosas.

.......Eis o roteiro da trama:
.......Primeiro lançaram descrédito sobre a história de Portugal, depois fizeram os estudantes convencerem-se de que são europeus e não portugueses, criando um sentimento de desafeto profundo, em relação ao próprio país. Daí a implodir o país, na mente das pessoas, é um passo simples. Mas sempre um crime de lesa-pátria. Os arquitetos deste plano torpe deverão um dia responder por seus crimes...
.......Aguardemos o desenrolar da questão. Lembremo-nos que a história não é linear: tem um percurso dialético.

.......Considero esta última proposta, um sonho legítimo, genuíno e patriótico. Venham os argumentos sinceros, prós ou contra.

.......No embate de grandes forças que se articulam, pelo mundo afora, a Federação Brasil-Portugal assumiria porte de muito alta respeitabilidade: Seria uma potência intercontinental.
.......Muitos tentarão impedi-la. Precisamos aprender a tirar, dos conflitos, boas saídas...


Nenhum comentário: