quarta-feira, outubro 28

União Lusófona 2

UNIÃO LUSÓFONA
FEDERAÇÃO BRASIL-PORTUGAL
Esboço de uma Proposta a ser Considerada







II
PÁTRIA LUSÓFONA INTERCONTINENTAL
260 MILHÕES DE LUSÓFONOS




.......4. Portugal se desfez totalmente de seu império colonial, mas os povos que daí se originaram, mantiveram laços inapagáveis. Temos ainda a herança de sangue, que cria laços, para além dos regimes políticos.
.......O Brasil é o Gigante da Lusofonia. Assim é chamado no Hino Nacional
.......Pensamos aqui no mundo da lusofonia, nos quatro cantos do mundo implantado: em Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
.......Todos aguardam sua vez para abrirem as portas do desenvolvimento e do bem-estar de seus povos. Portugal tem, na lusofonia, um papel simbólico e espiritual fundamental. É um país imortal e imprescindível na história da humanidade. Os portugueses, de hoje não são donos de seu país. Ele é um patrimônio transtemporal: pertence aos portugueses de ontem, de hoje e do futuro. As pessoas passam, mas a nação permanece viva.
.......Lembremo-nos: Somos 260 milhões de Luso-falantes.
.......Não esqueçamos que o Brasil, principalmente São Paulo e Sul do país, acolheram um grande contingente de pessoas de outras procedências, aqui irmanadas e solidárias. Todos nos entendemos e vivenciamos a Lusofonia.

.......Depois de 500 anos de império intercontinental, Portugal voltou às fronteiras originais. Redução drástica de um país conquistador e civilizador. As marcas de Portugal estão por toda a parte. Agora precisa buscar outras saídas naturais...
.......Está na hora de começar a reunir as grandes forças potenciais da lusofonia, que ele ajudou a criar. A força econômica, neste momento, é o Brasil.
.......Solidariedade e prosperidade é o refrão.
.......A ideia deve ser considerada, pensando no futuro das duas nações, sabendo que os regimes vêm e vão e o povo permanece. Por isso o povo pode sentenciar:

“Não há mal que não se acabe,
nem bem que sempre dure”.

.......Juntos, somos a terceira língua mais falada do Ocidente. Ninguém nos há de separar.

.......5. O Brasil potência é mais potência, com um pilar firme na Europa, em Portugal.
.......Portugal é mais forte, na Europa, com um pilar firme no Brasil.
.......Está na hora de nomear uma Comissão de Alto Nível que estude as formas de viabilizar esta Federação, nos moldes da Comunidade Européia.

.......Está na hora de começar a dar corpo à ideia da Federação Brasil-Portugal.
.......Cada país manteria a própria bandeira, mais a bandeira da Federação. Cada um seria soberano, com uma autoridade comum, rotativa.
.......Portugal, Portal da Europa, seria também o Portal do Brasil!
.......O Brasil, Portal da América do Sul, seria também o Portal de Portugal.
.......Mais tarde virão outras potências, com Angola à frente, colocando um novo e forte pilar na África. Logo viria Moçambique... Cabo Verde...etc.

.......Esta possibilidade, hoje, repugna a alguns, mas as forças vão se articulando. São irreversíveis. Esta união está no cerne dos povos lusófonos.
.......O dia em que se fortalecerem as alianças Portugal-Brasil, será um dia de regozijo em toda a LUSOFONIA.
.......Para chegarmos a esse ponto, precisamos, lado a lado, assumir posições agregadoras e não desagregadoras. Precisamos, em todos os espaços da Lusofonia, vencer certa arrogância subdesenvolvida e mesquinhez que caracteriza as pessoas: a nós e a todos os humanos.
.......Precisamos aprender mais a dialogar do que reclamar e maldizer tudo e todos...
.......Precisamos saber que
“é melhor acender um fósforo, do que maldizer a escuridão”

Nenhum comentário: