MÚSICA E COESÃO SOCIAL
Na Família, na Escola e na Comunidade
J. Jorge Peralta
O Povo Brasileiro, como o Português e outros, fazem da música o refrão de suas vidas. Cantam por toda a parte. A Escola não pode perder essa tradição. A música alegra o coração das pessoas e é o veículo de união.
O canto aquece o coração das pessoas e eleva a alma e o psiquismo.
Em momentos como este, de certo marasmo cultural, com a educação
em crise, em todas as suas dimensões, a música pode ser uma nova alavanca sócio-cultural da sociedade. A música, cantada em grandes ou pequenos grupos, no processo de educação, se adequadamente selecionada, estimula a solidariedade e a coesão grupal e acalenta o coração. Alavanca a alma nacional e o sentido do universal da vida.
Na música, as pessoas cantam juntas, a mesma letra, a mesma melodia, o mesmo ritmo e o mesmo tom.
Diz a sabedoria popular: quem canta, seus males espanta.
2. Ao propormos, novos paradigmas de uma sociedade próspera, em termos culturais e de bem-estar social, não podemos nos deixar cair na tentação de opor a cultura e o bem-estar social, ao desenvolvimento técnico-científico e econômico. Antes, precisamos saber articular as duas dimensões. A cultura e a economia, são dois lados integrantes e intercomplementares da organização da vida na sociedade contemporânea. Separá-los é trilhar as sendas da decadência e do desequilíbrio sócio-cultural. Economia sem cultura é como um corpo sem alma, sem vida, sem entusiasmo.
3. As canções conhecidas como folclóricas, ou do MPB, cantadas em coro, com ou sem movimentos, dão nova vida e novo alento às crianças e aos adolescentes, em hora de entretenimento.
A educação musical, hoje tão esquecida e abandonada, é um instrumento fundamental para criar, na escola, um espírito coletivo de solidariedade, união e auto-estima. O canto e a música alegram o coração das pessoas e da nação.
Não é compreensível que um instrumento tão eficaz de coesão grupal esteja sendo alijada de uma escola, onde já prestou tão bons serviços. A não ser que tenhamos como objetivo a degradação da nação. Solidariedade pratica-se, antes de ser teorizada.
Perdendo a música de raiz, a escola se racionaliza, e se intelectualiza, em abstrações pouco estimulantes e pouco convincentes, buscando uma produtividade impossível, sem recursos didáticos, adequados ao despertar de uma nova força entre todos os envolvidos: alunos e professores.
Quando falo em Música de Raiz, refiro-me às músicas que elevam o sentimento de solidariedade da sociedade sem qualquer viés de política partidária.
A música faz parte do projeto “Escola Viva e Ativa”, ainda não publicado.
4. Os educadores e as organizações comunitárias, formais ou informais seriam verdadeiros guardiões da tradição musical de nosso povo. No entanto, estes estão perdendo seu discurso. Os grandes meios de comunicação vão abafando e silenciando suas vozes, uma a uma.
A música é a alma de uma sociedade atuante e comunitária que vai sendo extinta, e sucedida por uma sociedade individualista, egoísta e esteriotipada.
A música é atividade social de primeira grandeza.
Apelamos então para que as pessoas responsáveis devolvam a música e o canto à escola e a todas as atividades sócio-culturais da comunidade: a música em que toda a platéia sejam o cantores.
MÚSICAS FOLCLÓRICAS BRASILEIRAS / PORTUGUESAS
1- ASA BRANCA - GONZAGUINHA E LENINE
OUTRAS MÚSICAS SELECIONADAS PARA ESTE TRABALHO
1- MESTRE ANDRÉ
2- CHAPÉU DE TRÊS BICOS
3- EU PERDI O DÓ
4- SAMBA LELÊ
5- ASA BRANCA
6- A BANDA
7- EU NASCI HÁ 10.000 ANOS ATRÁS
8- AQUARELA DO BRASIL
Obs. Durante este mês farei postagem neste espaço das músicas acima citadas.
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