quinta-feira, dezembro 30

Uma baluarte da Lusofonia

RESTAURAÇÃO DA ESPERANÇA NO BRASIL
Sucessos, Desafios e Distorções do Governo Lula
(Um Esboço de uma Interpretação)

J. Jorge Peralta

I
UM BALUARTE DA LUSOFONIA

1. Há, na política atual, atitudes antológicas que não podemos deixar passar sem registrar, mas com respeito e sem dogmatismos.
Até porque o Brasil, como o maior baluarte da Lusofonia, merece o respeito de todos. Todo o mundo Lusófono olha o Brasil com olhos de esperança e admiração. Todos torcem pelo sucesso de seu Governo. Entre os grandes sucessos do Governo Lula, deve registrar-se o ressurgir ou o reforço  da esperança e da confiança do povo.
O Brasil vai desabrochando, a passos firmes, para ser uma das primeiras potências mundiais. Nos últimos 15 anos, o Brasil foi aprofundando seu espaço nos grandes fóruns internacionais.
A vantagem de Lula foi ter sabido aproveitar a infra estrutura que seu antecessor, FHC, deixou pronta.
Não é preciso ser Lulista para respeitar os ganhos de seu governo.  
O grande trunfo de Lula foi sua empatia com a nação, seu diálogo fácil com o povo, sem formalidades. Dê-se a cada um os créditos que merece.
O Brasil é uma nação integralmente lusófona, de mais de 190 (cento e noventa) milhões de habitantes. A Unidade Linguística deste país é um espetáculo admirável, em termos globais. Não há nada  igual, no nosso mundo, nem no passado nem no presente. A Torre de Babel não conheceu o Brasil.
O Brasil é o grande baluarte da Lusofonia Mundial.
Sob Lula, o povo brasileiro superou a descrença e recuperou o sorriso natural. Venceu o vício dos intelectuais  mal-humorados...
Outro sucesso foi abrir a Universidade para todos, dando espaço às classes C e D para  mostrarem o seu potencial. Pôs mais de 550 mil jovens carentes economicamente, nos bancos universitários. Foi um trabalho exemplar de inclusão social.
Tirar 13,5 milhões de pessoas da linha da pobreza foi também uma proeza a exaltar. Mas há ainda muito a fazer neste quesito...

2. Enfim Lula quis um Brasil para TODOS, como todos queremos, superando as injustas desigualdades de um capitalismo capenga, míope e excludente. No entanto, deixou muitos desafios preocupantes debaixo do tapete. Sempre fica algo para outros resolverem.
Não podemos  deixar de realçar que Lula foi, antes de tudo e apesar de tudo, um homem  muito generoso.

Os sucessos de Lula alavancaram o orgulho da Lusofonia Mundial. No entanto, os escolhos que deixou preocupam.
Temos mais motivos para nos orgulharmos do que para nos envergonharmos. No entanto, precisamos ter consciência de tudo o que precisamos corrigir para sermos povos mais justos, com mais solidariedade e bem-estar.

É de ressaltar que o governo Lula fez muito pela Língua Portuguesa,   como Língua Internacional. Fez mais pela lusofonia do que certos intelectuais ditos “globais”, sem pé no chão, que vêem a noite escura e não vêem o sol que chega.
A quem chora por ter pedido o sol as lágrimas não deixarão ver as estrelas, diz Tagore.
A Lusofonia é um contingente respeitável de quase  260 milhões de pessoas; a terceira força, em potencial populacional do Ocidente. Lula soube ver esta força. Valorizou-a.
Lula não criou a esperança, a confiança e o bom humor do povo  brasileiro. Isto já lhe é natural. Apenas restaurou um estado de espírito, que ia se deteriorando. Mas ainda deixou no país muita inquietação quando se enfrenta a realidade sem lantejoulas e sem pregoeiros ...

Nenhum comentário: