segunda-feira, junho 27

O Milho Verde nas Festas Juninas

O MILHO VERDE NAS FESTAS JUNINAS
José JPeralta
Foto: JPeralta
No Brasil, Hemisfério Sul, Junho ainda é tempo de Milho Verde.
Desse fato decorre a presença marcante do milho verde nas Festas Juninas.
 Receitas de Milho Verde são uma das delícias que marcam a cozinha tradicional paulista, mineira, matogrossense e sulista. O Milho Verde vira comida de festa e de convívio humano.
Em São Paulo e Minas Gerais, o consumo de milho  supera o consumo  de mandioca, que é outra preciosidade, para quem sabe aproveitar.
O milho é nativo da América do Sul. Daqui foi para Portugal e para toda a Europa. E que seria da Europa, sem o milho e sem as batatas, que também são nativas aqui?!

Como as Festas Juninas privilegiam a comida local tradicional, o milho não pode faltar.
Muitas das receitas do milho vêm de inspiração indígena, enriquecida com a arte culinária portuguesa.
As Festas Juninas privilegiam a Culinária da Roça,  do mundo rural,  e os Costumes Tradicionais “Caipiras” = da roça. É isto que dá às Festas Juninas sua originalidade e sua vitalidade, sempre alegre e solidária.
É a sociedade buscando a simplicidade bucólica e resistindo, pelo menos uma vez por ano, aos artificialismos da civilização moderna.

Os cinco pratos  mais usuais são:
Pamonha, curau, canjica, angu, Mungunzá (Mugunzá) e pipoca.
O milho é sempre ralado à mão.
Destaco a pamonha, que tem como característica a embalagem , que é feita com palha da espiga de milho ou com a folha da bananeira. Esta é amarrada com tiras da mesma palha da espiga.
Foto: JPeralta
Em São Paulo, nos bairros da Zona Sul, no tempo do milho verde, que vai de Janeiro a Junho,  é comum ouvir, pelas ruas, vendedores de pamonha, a domicílio, em caminhões, anunciando: “Pamonhas, pamonhas, pamonhas... pamonhas quentinhas...” ou “Pamonhas, pamonhas, pamonhas...pamonhas de Piracicaba...”
As Festas Juninas também são a Festa do Milho. E muito mais é lógico.
Quem quiser celebrar as Festas Juninas, à caráter Brasil, pode utilizar as sugestões que aqui exponho. E haja alegria para compartilhar!...
As Festas Juninas, também são marcas da Lusofonia e da melhor qualidade.

Nenhum comentário: