domingo, junho 26

Receitas com Milho Verde

MUNGUNZÁ
Foto: Google
2 cocos
4 xícaras de água fervendo
500 g de milho branco
2 xícaras de açúcar
3 paus de canela
6 cravos
1 pitada de sal
1 colher de sopa de manteiga
Modo de Preparo
Separe de véspera o milho branco e deixe de molho na água
Rale os cocos e esprema, até obter um caldo grosso e reserve
Despejar a água fervendo sobre o bagaço do coco, e esprema, assim terá um caldo fino
Numa panela leve ao fogo o milho branco e o leite fino, e deixe cozinhar até o milho ficar macio (se necessário acrescente água para não deixar secar o caldo)
Acrescente o leite de coco grosso e deixe cozinhar mais um pouco até virar um creme
Tempere com açúcar, cravo, canela, sal e a manteiga
Misture bem e sirva

CURAU DE MILHO VERDE
Foto: Google
Ingredientes:
6 espigas de milho verde
1 lata de leite condensado
1 1/2 litro de leite (mais ou menos)
1 colher de (sopa) margarina

Modo de Preparo:

Corte milho rente ao sabugo. Bata no liquidificador com um pouco de leite. Coe apertando bem, (com esse bagaço ou resíduo você pode fazer um bolo que vou postar a receita em seguida) . Em uma panela junte o milho coado, leite condensado e o leite vá mexendo até começar a engrossar (se necessário acrescentar mais leite) isso depende da consistência que você quer o curau. Acrescente a margarina, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos.
Sirva quente polvilhado com canela.

BOLO DE MILHO VERDE
Foto: Google
4 espigas de milho verde
meia xícara (chá) de óleo
1 lata de leite condensado
3 ovos
1 xícara e meia (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
manteiga para untar
farinha de trigo para polvilhar
MODO DE FAZER:
Retire os grãos de milho da espiga, fazendo cortes rente ao sabugo. Bata no liquidificador com meia xícara (chá)XMilhoUm dos cereais mais cultivados do mundo, atrás apenas do trigo e do arroz, o milho é um dos principais alimentos da América Latina, onde surgiu. Cristóvão Colombo descobriu a planta na América e a levou para a Espanha de onde rapidamente se espalhou para outras partes da Europa, para a África, Índia, China e Oriente Médio.[Saiba mais] de água.  Depois passe por uma peneira. Recoloque o creme de milho no liquidificador. Junte o óleo, o leite condensado e os ovos e bata bem. Despeje essa mistura em uma tigela, acrescente a farinha e misture bem. Por último, junte o fermento. Unte e enfarinhe uma forma redonda com furo central e despeje a massa do bolo. Asse em forno médio alto (200 ºC) pré-aquecido por cerca de 40 minutos. Retire do forno. Quando estiver morno, desenforme, polvilhe, o açúcar de confeiteiro e sirva a seguir. 
            CANJICA
Foto: Google

Ingredientes:
500g de canjica
1 litro de leite
1 vidro de leite de coco
1 lata de leite condensado
2 pedaços de canela em pau
1 colher de café de sal
Prepare a canjica: Cate a canjica para retirar grãos estragados, pedrinhas e outras sujeiras. Depois lave bem numa peneira e ponha de molho a noite toda numa tigela com água o suficiente para cobrir todos os grãos e passar mais uns 2 a 3 dedos. No dia seguinte quando for cozinhá-la, acrescente mais água se achar necessário. A água deve cobrir a canjica e ainda sobrar uns 2 dedos quando estiver na panela.
Cozinhe a canjica: A canjica pode ser cozida em panela de pressão, ou numa panela grande comum.
Panela de pressão: Ponha a canjica na panela com a água em que estava de molho e acrescente mais se for necessário. Tampe-a, segundo as instruções do fabricante, e cozinhe por 20 minutos desde o começo. Comece com fogo algo e no meio do cozimento, quando a panela começar a fazer barulho, abaixe o fogo. Depois de 20 minutos, retire-a do fogo, ponha na pia embaixo da torneira e deixe correr um fio de água fria sobre a tampa. Quando a panela esfriar um pouco e perder a pressão, abra-a com cuidado.
DICA: Nunca encha a panela de pressão acima da metade, pois caso contrário, quando começar a pegar pressão, o caldo começará a sair pelo furo da tampa da panela e dificultará o cozimento.
Panela comum: Coloque a canjica numa panela grande com a água do molho e acrescente mais se achar necessário. Ela deve cozinhar até ficar bem macia. Vai demorar um pouco mais, mas ficará igualmente saboroso.
Termine a canjica: Depois que a canjica estiver cozida, acrescente o leite, o leite de coco, o leite condensado, a canela em pau e o sal. Se quiser acrescentar o amendoim torrado e moído e o coco ralado coloque também nessa hora. Misture tudo muito bem e deixe cozinhar até o caldo engrossar e ficar cremoso. Sirva quente ou ao natural. Se quiser pode polvilhar um pouco de canela em pó também.
Prepare o amendoim: Torre o amendoim no forno e depois vire sobre um pano de prato. Dobre o pano e esfregue os amendoins para soltar as peles. Separe os amendoins das peles e passe-os por um processador de alimentos para moer bem fininho.

Nenhum comentário: