terça-feira, julho 5

FERNANDO NOBRE, VISITA SÃO PAULO


FERNANDO NOBRE, VISITA SÃO PAULO
Presidente da AMI e Ex-Deputado

Caros Amigos,
Está chegando, hoje, a São Paulo, o Dr. Fernando Nobre. Todos certamente sabem bem de quem se trata. É o Presidente da AMI - Fundação Assistência Médica Internacional. Foi quase presidente da República, nas últimas eleições. Foi eleito Deputado à Assembleia da República, onde foi quase presidente. Acaba de renunciar à função de Deputado, com todo o respeito à Casa de Leis e de Debates  acirrados. Renunciou pois, às mordomias do cargo de Deputado na AR, para se dedicar mais intensamente à sua missão humanitária de médico humanista e gerenciador da AMI, em benefício de Portugal e da Humanidade.
Penso que este é um caso único no país. Sabendo dos benefícios, que o cargo de Deputado propicia, é quase um ato heroico. No entanto, na AR ele considerou-se quase substituível. Na AMI, certamente a sua presença é insubstituível. Aqui ele exerce, incansável, sua ação humanitária, espalhada pelos quatro cantos do mundo.
Fará muita falta na AR mas na AMI ele terá mais livre os seus caminhos para agir, como sempre fez.
Esta é uma questão que está a ferver em Lisboa.

A AMI tem missões humanitárias, nos cinco Continentes. Relata ações humanitárias em 70 países. Está presente hoje, em 18 países, com projetos humanitários em desenvolvimento. Está também no Brasil, Juazeiro do Norte-Milagres, no Ceará. Só em Portugal tem 20 Núcleos de assistência e promoção humana.
Dedica-se muito aos sem-abrigo, aos doentes e à educação dos excluídos, trabalhando pela inclusão social. Tem trabalho intenso na área de Meio Ambiente, incluindo a  Ecoética.
A presença do Dr. Fernando Nobre, em São Paulo, honra o espírito e a missão humanitária dos portugueses no mundo, onde semearam Hospitais “Santas Casas da Misericórdia” por toda a parte,  Beneficências, etc, atendendo a todos, sem exclusões.
Fernando Nobre tem sua história de vida ligada à assistência humanitária sem fronteiras. É uma história brilhante  de grandes ideias e de grandes realizações,  em benefício dos mais humildes, incrementando a promoção humana, por um mundo melhor para todos, com mais justiça e paz.
Vejam isto, no site < www.ami.org.pt >
A Casa de Portugal, e o Banif, em nome da Casa de Portugal, estão fazendo a sua parte. Em nome do Presidente da Casa de Portugal,  senhor Júlio Rodrigues, atua Teresa Mendonça e Dona Conceição. Eu estou na coordenação geral do evento, pelo Departamento de Cultura, da Casa de Portugal.
Há uma ampla programação a desenvolver, incluindo conversa com a imprensa.
Da Casa de Portugal receberá homenagem dos Amigos e da Comunidade e uma Medalha da Casa, na sexta-feira.
Relatarei os pontos de destaque desta ilustre visita a São Paulo, no fim de Semana.
Peço desculpas pelo comunicado, em cima da hora. Foi consequência do recente comunicado da AMI. Mas o importante é a presença honrosa do Dr. Fernando Nobre, em São Paulo, que muito nos alegra.
JPeralta

2 comentários:

Tomás Viriato Marques disse...

Nobre foi a figura mais corajosa que já apareceu na política portuguesa. Poderia ter dormido à sombra de uma imagem imaculada e em alternativa deu o corpo às balas. Admiro-o e respeito-o muitíssimo por isso. Portugal, como habitualmente, rejeitou um dos seus melhores.

Evy Eden Martins Prola disse...

Com Fernando Nobre dobramos o Cabo da Boa Esperança ... enfrentamos os novos Adamastores ... conquistamos espaços ... avançamos ... ficamos imparáveis ... agradeço-lhe a coragem e a ousadia, partilhadas e ensinadas; a serem perpetuadas.