quarta-feira, julho 13

Fernando Nobre em São Paulo III

ROTEIRO DE VISITA A SÃO PAULO
Marcos da Presença Portuguesa
José JPeralta

No início deste mês de Julho, (2011), acompanhei o senhor Dr. Fernando Nobre, Presidente da Fundação AMI, em visita a alguns marcos históricos da cidade de São Paulo, em nome próprio e como Diretor de Cultura da Casa de Portugal de São Paulo.
Nobre foi o grande destaque da política portuguesa, nas duas últimas eleições, por suas ideias inovadoras, dentro da genuína tradição Lusa. Contribuiu decididamente para a implantação do novo governo.
Nobre visitava pela segunda vez São Paulo, mas veio agora com intenção de conhecer, um pouco mais  a alma da Grande Metrópole.
Penso que o lema de São Paulo (Estado) revela um pouco das forças que comandam sua história e sua pujança: Non Ducor, Duco (Não sou conduzido, conduzo). O lema revela a vontade férrea do paulista que o faz crescer e ser um povo livre e empreendedor.
Advirto, previamente, que haveria milhares, ou mais seletivamente, centenas ou dezenas de lugares de grande destaque, em São Paulo, que poderíamos  ter apreciado com o ilustre visitante. Preferimos um roteiro mais  concentrado, adequado ao tempo disponível.  Aqui apresento uma breve súmula.

Principais Pontos Visitados:

1.    Fomos ao “Páteo do Colégio” local histórico da Fundação de São Paulo, em 1554. Consta que esta  é a única cidade do mundo que nasceu numa escola, que também era uma igreja.

Fernando Nobre - Páteo do Colégio - Célula Mater de São Paulo

 2.    Fomos ao marco zero da cidade de São Paulo, a Praça da Sé. O quilômetro zero de todas as Rodovias que partem de São Paulo, é marcado a partir deste marco zero que visitamos.
Fernando Nobre - Na Praça da Sé - Marco Zero de São Paulo
 
  3.    Visitamos a Catedral e a Cripta, onde estão os restos mortais do Cacique Tibiriçá que foi o grande apoio dos portugueses na construção e defesa da cidade nascente, no seu nascedouro, o que não foi fácil.


Cripta - Sé Catedral
4.    Visita ao Monumento aos Fundadores de São Paulo, no Parque Ibirapuera, o monumento homenageia os 7 (sete) agentes responsáveis pela Fundação da cidade: 

 Monumento aos Fundadores de SP Nóbrega e seus companheiros
- o Padre Manoel da Nóbrega, o Primeiro Apóstolo do Brasil e um estrategista genial;
- Martim Afonso de Sousa, o primeiro grande  colonizador do Brasil;  Tibiriçá, o Cacique que apoiou e defendeu a povoação; 
Dr.Fernando Nobre - No Monumento à Fundação de SP
- João Ramalho, o grande  Patriarca de São Paulo, que primeiro ganhou o respeito e o carinho dos indígenas, tendo casado com Bartira, filha do Cacique.
-  Bartira é considerada a Mãe dos paulistas e dos brasileiros, que deu início à miscigenação, em São Paulo, talvez a partir da década de 20 do Século XVI; 
- Pe. Manuel de Paiva, o primeiro dirigente da Missão de São Paulo.
- Pe. José de Anchieta, auxiliar, sucessor de Nóbrega e grande missionário. 



 5.    Visitamos o Grande Monumento às Bandeiras (Bandeirantes), no Parque Ibirapuera, quase no centro da cidade. O Monumento aos Bandeirantes é um maciço de 43,80 m por 8,40 metros, por 11 m de altura. Representa a grande Epopeia dos Bandeirantes. Estes triplicaram as dimensões do Brasil, empurrando a Linha do Tratado de Tordesilhas para Oeste.  
As Bandeiras movimentaram muitos milhares de pessoas, entre portugueses e índios, inicialmente, e, mais tarde, portugueses, índios e negros.
Fernando Nobre – No monumento aos Bandeirantes
Tinham por missão: a busca de ouro, prata e pedras preciosas, captura de índios para trabalharem com os brancos e garantir a exploração do território. Defenderam o país contra as invasões estrangeiras. Os Bandeirantes ajudaram a expulsar os invasores holandeses, etc. 

Os três maiores Bandeirantes: Antônio Raposo Tavares (Alentejano), Fernão Dias Paes (em São Paulo) e Pedro Teixeira (Beirão), na Amazônia, contam-se  entre os memoráveis Pais da Pátria.
O Parque Ibirapuera é uma área verde, recreativa e espaço de artes, de 1.584.000 m² (um milhão, quinhentos e oitenta e quatro mil metros quadrados), quase no centro da cidade. 
Dr. Fernando Nobre e Dr. Peralta – no Monumento às Bandeiras

6.    Ainda no Parque Ibirapuera observamos a Majestosa estátua de Pedro Alvares Cabral, na Avenida  que leva o seu nome.

7.    Visitamos a Casa de Portugal, de São Paulo, fundada no dia 13 de Julho de 1935. A casa foi um sonho acalentado por grandes portugueses de São Paulo, por algumas dezenas de anos,  até se tornar realidade, na data acima referida. A atual e imponente sede foi inaugurada no dia 27 de Dezembro de 1955
Dr. Fernando Nobre em frente à Casa de Portugal

 A Casa de Portugal de São Paulo tem uma história e um porte dignos da estirpe portuguesa que fundou esta cidade, em 25 de Janeiro de 1554, e que, com a cooperação de gente de quase todos os povos civilizados do globo, conseguiu, transformá-la  na maior Megalópole do Ocidente.
Dr. Fernando Nobre no mezanino do Auditório da  Casa de Portugal
Enfim, São Paulo é hoje, o maior centro de Língua Portuguesa do globo. O senhor Dr. Fernando Nobre teceu grandes elogios à nossa rica Biblioteca, ao Salão Nobre, ao imponente Auditório, enfim, à grandiosidade desta casa da Gente Portuguesa e Luso-Brasileira de São Paulo.
A Casa é uma instituição de referência de quantos visitam nossa Capital do Estado mais pujante da América do Sul, uma das grandes marcas Portuguesas no Mundo e na Civilização Ocidental.
8.    Visitamos os grandes polos do poder econômico do Estado que produz mais de 33,1% do PIB do Brasil. Visitamos a Majestosa Avenida Paulista e a Avenida Faria Lima, entre outros logradouros.

9.    Finalmente visitamos a Casa da Fazenda, um casarão colonial do século XIX, construído em taipa de pilão, no Bairro do Morumbi. Hoje é um espaço social e um restaurante de primeira linha.

10.  A Língua Portuguesa – Penso que um dos pontos que mais emociona alguém fora de seu país, é poder comunicar-se, na própria Língua, com todos, sem limites. Essa experiência o senhor Nobre reviveu mais uma vez aqui. Infelizmente não tivemos tempo de visitar o nosso incomparável Museu da Língua Portuguesa. Mas a nossa Língua viva está por toda a parte, exuberante e altiva, na boca de todos os falantes, sem distinção de classe.

Hospital IGESP - Foto: Google

11.  Visitamos o HOSPITAL IGESP, obra do Centro Transmontano de São Paulo. Um belo e moderníssimo hospital. Fomos muito bem recebidos, em nome da Diretoria, pelo senhor Dr. Pedro Sergio Di Pilla (Gerência Corporativa de Relacionamento).


12.  Visitamos também o Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo, que é um dos cinco maiores e mais modernos hospitais do Brasil e da América do Sul.
Dr. Fernando Nobre e seus acompanhantes na Beneficência Portuguesa
O senhor Fernando Nobre declarou-se muito admirado, feliz e honrado pelas magníficas e grandiosas obras que os portugueses realizaram no Brasil e por todo o mundo onde estiveram. Fomos recebidos pelos senhores Abílio Ribeiro de Oliveira (Diretor Associativo), Fernando Ramalho Leite da Silva (Presidente do Conselho Deliberativo), Dr. João Carlos Salvestrin (Superintendente Técnico Médico), Fábio Tadeo Teixeira (Superintendência Corporativa)

Ao encerrar a visita, o senhor Dr. Fernando Nobre  escreveu, no Livro de Ouro do Hospital, a seguinte Mensagem:

É a segunda vez que tenho a insigne honra de visitar a magnífica obra médica, social e humanitária que é o Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo. É um imenso orgulho para o Brasil e Portugal a obra aqui criada por Portugueses. 
Significa Visão, Empreendedorismo, Eficiência, Qualidade e Excelência. Saio daqui orgulhoso enquanto português e médico. Sinceros Parabéns. O Vosso Salão Nobre é um maravilhoso espelho de Portugal. Muito obrigado por tudo e bem haja.” - Prof. Dr. Fernando de Le Vieter Nobre – Presidente da Fundação AMI, 08.07.2011



Foto: Beneficência Portuguesa - Um século e meio Provendo Saúde


13.  Ainda no dia 08, o senhor Fernando Nobre, foi homenageado com um  Almoço Solene, no Banif, oferecido pelo Presidente do Banco e Presidente da Casa de Portugal.
Ante um grupo muito seleto  de convidados, o senhor Fernando Nobre discorreu longamente sobre as obras humanitárias da AMI, em Portugal, no Brasil e no Mundo. A partir de considerações dos presentes, abordou as grandes questões sociais, econômicas e políticas de Portugal e da Europa, em tom de diálogo informal que agradou a todos. Teve participação destacada o Presidente da Casa, senhor Dr. Júlio Rodrigues.
.
Almoço Homenagem Banif - Foto: Luis Almeida

14. Entrevistas:
Dr. Fernando Nobre – Entrevista / Banif
Durante sua estadia, em São Paulo,  o senhor Dr. Fernando Nobre deu diversas entrevistas. Merece  destaque uma longa entrevista ao “Portugal Digital” e “África 21 Digital”, que marcou a quebra de silêncio do nosso grande humanista, médico, após a saída de Portugal, para visitar um posto de atuação da Fundação AMI, no Sertão do Ceará, e para visitar amigos em São Paulo e no Rio de Janeiro. Após o almoço-homenagem,  oferecido pelo Banif/Casa de Portugal, Nobre deu entrevista à imprensa da comunidade.




Almoço Homenagem Banif - Foto: Luis Almeida

Nenhum comentário: