segunda-feira, setembro 7

BRASIL - DIA DA PÁTRIA
= A FORÇA DA LUSOFONIA =


JJorge Peralta


I
Brasil, um País Continente


.......1. Hoje o Brasil comemora o dia de sua independência. Portugal via separar-se de si um grande e ousado filho; um novo país surge.
.......Surgia o Brasil como nação soberana. Portugal com esse fato, ficou ainda maior.
.......Enfim, o Brasil tornou-se, hoje, o maior país da grande Pátria Lusófona, com seus 195.000.000 de habitantes, correspondendo a 75% dos lusófonos do mundo. A matriz está em Portugal, mas a “liderança” estratégica informal está no Brasil. Ou melhor: temos uma liderança compartilhada...
.......O Brasil, sozinho, é maior do que todos os 9 (nove) países de língua castelhana da América do Sul, juntos. O Brasil deu-nos a maior cidade do Ocidente São Paulo.
http://www.portaldalusofonia.com.br/artigosobrasilnaamericadosul.html

.......Os outros 7 países lusófonos, incluindo Portugal e os luso-falantes da diáspora, possuem juntos, 67.000.000 de falantes, a que se somam os 195 milhões do Brasil.
.......O Brasil é, sem sombra de dúvida, uma das grandes marcas que honram a lusofonia, e, portanto, a Língua Portuguesa.
.......Portugal deveria comemorar a Independência do Brasil.
.......Com todas as suas mazelas, as mesmas que, aliás, incomodam todos os países contemporâneos, o Brasil é um país de grandes riquezas, de grande produção intelectual e de grandes perspectivas.
.......A independência do Brasil é uma marca lusófona.
O Brasil deu à Lusofonia a maior cidade do Ocidente: São Paulo.
.......2. A todo o momento, nos quatro cantos deste país continental, ouve-se e fala-se a bela Língua Portuguesa, na boca de seus 195.000.000 de falantes.
.......A cada dia, imprimem-se aqui centenas de livros, editam-se centenas de grandes e médios jornais e propagam-se para todo o globo, via ondas hertzianas, muitos milhares de programas de rádio, de televisão e milhões de comunicação via Internet, veiculados na nossa bela, forte e versátil língua de Camões, de Vieira e de Pessoa.
.......A Língua Portuguesa do Brasil é uma questão de geopolítica internacional. Não é questão de mesa de bar.

II
O Brasil Agrega Valores ao Nosso Patrimônio Linguístico


.......3. A Literatura Brasileira é riquíssima, em poesia e prosa.
.......A literatura brasileira é uma das marcas de grande viabilidade e visibilidade de nossa Língua comum, a Língua Portuguesa. Aliás o Brasil, como um todo, enriquece significativamente a nossa LÍNGUA COMUM.
.......Por despeito, por desfeita ou por simples ignorância e arrogância, vemos alguns portugueses, declararem que a Língua Portuguesa do Brasil não enriquece mas empobrece(?!) a Língua Portuguesa. Isto é uma afronta para quem proclama tão preconceituosa afirmação.
.......Como alguém desdenha da língua de um contingente de 195.000.000 de falantes?!
.......Não menos afrontoso e até cruel, é ler isto, em respeitáveis veículos de comunicação.
.......Isto é uma marca de puritanismo míope ou caolho. É falta grave de desconhecimento da língua e da política do idioma. E prática de exilados da realidade...
.......
Sem dúvida, o Brasil agrega altos valores à Língua e à cultura de Língua Portuguesa. Esta é uma afirmação de que ninguém põe em dúvida, em sã consciência.

.......4. Incomoda até as pedras, alguém, em Portugal (?!) desdenhar de uma potencia continental da legítima Língua Portuguesa. Querem até questionar se o Brasil fala a Língua Portuguesa (?!).
.......Pois eu lhes digo, de plena consciência, sob a responsabilidade de meus títulos acadêmicos e de mais de 40(quarenta) anos de vida universitária, com vivência no Brasil e em Portugal:
.......O Português do Brasil é tão legítimo como o Português de Portugal. Isto é, terminantemente inquestionável. As diferenças são variantes de um mesmo sistema. .......Precisamos pensar com a razão e não com o preconceito. Esta é uma questão científica; mas é também uma questão social e geopolítica.
.......Insisto: há mais variações linguísticas, em Portugal, do que no Brasil. Desafio quem possa me provar o contrário, cientificamente. Senhores, precisamos estudar mais... Quem tiver outros dados, compartilhe-os, por favor. Vamos colocar as cartas na mesa...
.......Foi uma triste descompostura o que se falou sobre esta questão, ao criticar o Acordo Ortográfico, que alguns, despudoradamente, chamaram DesACORDO. Se for brincadeira, é brincadeira de mau gosto.
Novo Acordo Ortográfico in:
http://tribunatropical.blogspot.com/2009/08/acordo-ortografico-i.html
A Nova Ortografia e os Velhos do Restelo in:
http://tribunatropical.blogspot.com/2009/06/um-debate-vital-e-oportuno.html


III
A Língua Portuguesa – Questão de Soberania


.......5. Em síntese permitam-me fazer uma declaração, no contexto da soberania linguística:
.......Eu, português de quatro costados, e de raízes milenares dou testemunho do que vejo, sei e sinto, dos dois lados do Atlântico que nos une:
.......a) A Língua Portuguesa do Brasil é, inquestionavelmente, a Língua Portuguesa legítima. Tem a mesma legitimidade da Língua Portuguesa de Portugal. No Brasil ninguém põe isto em dúvida. As variações são absolutamente normais, em todas as línguas. A variante brasileira é muito enriquecedora.
.......A Língua Portuguesa do Brasil tem que ter a cara do Brasil, lógico. A Língua Portuguesa tem a cara dos povos que a falam.
.......b) A Literatura Brasileira enriquece, sobremaneira, as literaturas de Língua Portuguesa. Não é uma literatura secundária, não. Nem isto se cogita. Se for pelas dimensões, poderíamos dizer que “secundária” é a literatura de Portugal, o que também seria inadmissível de aceitar. As duas caminham juntas, sem se confundirem, com identidade própria. Somam e não dividem.
.......c) No Brasil, desde sempre, houve declarações sinceras e sonoras de amor à Língua Portuguesa.
.......Lembro, só para exemplo, a grande escritora, Lígia Fagundes Teles, que declarou, em Conferência na Câmara dos Deputados, Comemorativa dos 500 Anos de Descobrimento: “Eu amo de paixão a Língua Portuguesa”.
.......Aproveitando uma imagem de Lígia, digo: A Língua Portuguesa do Brasil e a Literatura Brasileira são pedras preciosas que ornam a mesma e grande coroa da Língua Portuguesa.
.......d) A Língua Portuguesa é a força motriz da grande Pátria Lusófona, de 260.000.000 de falantes, espalhados pelos quatro cantos do mundo.
.......e) A Língua Portuguesa é, efetivamente, um imenso patrimônio imaterial da humanidade. Deve ser respeitada por todos.
.......f) Defender e cultivar a nossa Língua é questão de preservação da soberania nacional. Temos, no Brasil, grandes e sinceros cultores da Língua Portuguesa, como os temos em Portugal.

.......6. Portugal precisa restaurar suas forças e recuperar sua auto-estima, para andar, de cabeça erguida, lado a lado, com os demais países lusófonos. Assim, todos juntos, poderão dar mais visibilidade e vigor à Lusofonia, cada um a seu modo, com o seu próprio rosto: unidos e diversos: unidade na diversidade.
.......Para todos os países lusófonos, o Brasil, (apesar de suas mazelas), com toda a sua natural vitalidade e versatilidade, é uma lição de vida e de desenvolvimento.
Independentemente do Governo, o Brasil é uma grande lição de ousadia, que herdou dos ousados navegadores, dos competentes colonizadores, e dos Bandeirantes.
.......O Brasil é um país de Bandeirantes do Progresso.
Leia mais:
www.portaldalusofonia.com.br/artigosnossapatria
www.portaldalusofonia.com.br/artigosobrasilnaamericadosul

Nenhum comentário: