segunda-feira, setembro 21

Superando

IV
SUPERANDO O ATRASO


.......8. São essas marcas próprias que marcam a identidade da pátria, sem ingenuidades inúteis, e que a impõem, com rosto próprio, no contexto da dinâmica civilização moderna.
.......Podemos concordar ou discordar, mas não podemos deixar de admirar, e até de venerar, a capacidade incansável de alguns patriotas, que mantêm acesa a força de sua juventude e continuam mantendo acesa, com esforço diário, a chama do fogo da Pátria, na pira implantada, no coração de cada cidadão.

.......É preciso superar o inconfundível e insustentável atraso, bem mascarado, a que alguns condenam a nação.
.......É preciso recuperar a ética e a honra, em nossas instituições, a partir da falácia do Governo, da Assembléia da República, das Câmaras Municipais e dos meios de comunicação.
.......Podemos não concordar ou até contestar tudo o que se escreve neste web-sítio, mas quase tudo o que aqui se escreve, merece respeito.

.......Num mundo plural, a diversidade de ideias é sempre bem-vinda. A sociedade é complexa e não plana. Aqui cada um expõe suas ideias com responsabilidade cívica (com as costumeiras exceções).

.......Aí estão essas vozes conscientes e persistentes de cidadãos compatriotas, que mantêm aceso o fogo do civismo e das grandezas humanas.
.......Aí estão os soldados que, pelos confins da África, lutaram com coragem e persistência pela defesa da integridade da nação e puderam testemunhar, envergonhados, os feitos e traições de alguns, e também o heroísmo de muitos.

.......Agora começam a revelar histórias trágicas, cometidas contra o próprio povo e a nação, por chefes que eram pagos para defendê-la. Revelam também atos de bravura e glória.
.......A história vai sendo escrita por gente de bem. Neste espaço democrático, o “contraditório” também tem lugar, para mostrar o outro lado dos acontecimentos. Quem tem medo da verdade?!

.......9. Portugal precisa se preparar para elaborar um grande Pacto Cívico, pela recuperação da honra e da ética nacional: Um Pacto de Governabilidade. Um Pacto de Autossustentabilidade e defesa da soberania.
.......Portugal precisa ser repensado à partir da implantação da República, que em 2010 faz 100 anos. Ou de antes.
.......Alguns ainda pensam que o povo gosta de ser enganado. Não, ele gosta da verdade, quando sabe onde ela está. O problema é que a mentira vem sempre com embalagem de verdade...

.......10. Bem hajam, senhores.
.......A Pátria muito lhes deve, no passado, e mais lhes deve no presente e no futuro. .......Deve-lhes essa vontade imensa de manter aceso o amor à Pátria real e não a um trapo rasgado pela traição e ganância de alguns, que querem uma Pátria sem cidadãos, só para si próprios.
.......Mas um país sem povo não existe. Por isso temos a certeza de que eles não passarão...

................
NOTA: Neste texto apreciamos a presença dinâmica
de comentaristas
no “portugalclub.org” e de outros web-sítios congêneres.

Nenhum comentário: