quinta-feira, novembro 5

DIA MUNDIAL DA LUSOFONIA
18 DE JULHO

"Lusófonos de todo o mundo, Uni-vos!"

J. Jorge Peralta


.....1. No dia 18 de julho comemoramos, em todo o mundo o DIA DA LUSOFONIA.
.....Por que 18 de julho?
.....Porque é o dia em que o Pe. Antônio Vieira entregou definitivamente, à posteridade, toda a sua obra magnífica e multiforme.
.....A morte de Vieira no dia 18 de julho de 1697, deu ao imortal autor uma nova dimensão; selou seu grande contributo à humanidade.
....Vieira legou à humanidade uma obra imortal. Foi um dos mestres mais iluminados que a cultura latina e lusófona conheceram.
....Vieira foi grande e incansável, em tudo o que fez: como humanista; como pensador e filósofo; como diplomata e como estrategista; como conselheiro do rei restaurador, D. João IV; como missionário; como peregrino pelo mundo, em muitas e longas viagens, pelo Brasil, pela Europa, de Norte a Sul e a Oeste, pela África; como prisioneiro de piratas; como prisioneiro da terrível Inquisição, onde foi humilhado; como orador exímio e como exegeta e biblista; como educador versátil; como epistológrafo, e como escritor. ....Teve uma cultura, uma atuação e uma inteligência enciclopédica.

.....Vieira deixou aos países lusófonos e à Humanidade, um legado extraordinário. Vieira foi um extraordinário Cidadão Paradigmático da Lusofonia. Foi um cidadão do mundo.

.....2. A par com Camões, o nosso poeta maior, em cuja data de óbito dia 10 de junho, se celebra o Dia da Pátria, o dia das Comunidades Portuguesas, é-nos auspicioso celebrar a data oficial da Lusofonia.
....No dia 18 de julho, o dia do óbito do imortal Pe. Antônio Vieira, o maior mestre da Língua Portuguesa, comemoramos o Dia Mundial da Lusofonia.
....Vieira atuou com grande destreza, na Europa, no Brasil/América, e na África/Cabo Verde. Em Roma granjeou o respeito do Papa e da corte cardinalícia , que iam ouvir seus Sermões, com grande respeito e admiração.
....Camões e Vieira são duas marcas sagradas da Lusofonia. São duas monumentais marcas lusófonas. São duas vidas paradigmáticas, na sabedoria e na dedicação à lusofonia.
.....O Dia da Lusofonia é um dia de confraternização dos povos lusófonos, sediados nos quatro cantos do mundo.
.....Nós, lusófonos, somos 260 milhões. Somos a terceira (3ª) língua mais falada no Ocidente.
.....O Dia da Mundial Lusofonia é um grande encontro de culturas, uma grande confraternização intercontinental, de povos diversos e irmãos.

.....3. Uma Proposta/Desafio:
No próximo Dia Mundial da Lusofonia: 18 de julho de 2010, vamos fazer uma grande campanha de troca de mensagem via Internet? Meios a utilizar: Site, Blogue, Facebook, Twitter, E-mail, etc, etc. Vamos nos programar com antecedência?

.....4. Sobre Vieira e Camões, leia quatro poemas anexos:
.....Camões e Vieira, Patronos da Pátria e da Lusofonia(Clique)
.....Leia também:


Nenhum comentário: