quinta-feira, dezembro 17

RECEITAS BOLO REI

BOLO REI
RECEITA 1


INGREDIENTES
750 g de farinha
30 g de fermento de padeiro
150 g de margarina
150 g de açúcar
150 g de frutas cristalizadas
150 g de frutos secas
4 ovos
raspa de 1 limão
raspa de 1 laranja
1 decilitro de vinho do Porto
1 colher de sobremesa de sal
1 brinde
1 fava

Confecção:
Pique as frutas e deixe-as a macerar com o vinho do Porto (deixe algumas inteiras para enfeitar). Dissolva o fermento de padeiro em 1 decilitro de água morna, junte a 1 chávena de farinha e deixe a levedar em ambiente temperado durante 15 minutos. Entretanto bata a margarina, o açúcar, e as raspas de limão e laranja, junte os ovos (batendo um a um), e a massa de fermento. Quando tudo estiver bem ligado adicione o resto da farinha e o sal. Amasse até ficar elástica e macia e misture as frutas. Molde a massa numa bola, polvilhe com farinha e tape a massa com um pano, deixando levedar num ambiente temperado durante 5 horas. Depois da massa dobrar o volume, ponha sobre um tabuleiro e faça-lhe um buraco no meio. Introduza o brinde (embrulhado em papel vegetal) e a fava, e deixe levedar mais uma hora. Pincele o bolo com gema de ovo, enfeite com frutas cristalizadas inteiras, torrões de açúcar, pinhões, meias-nozes, etc, e leve a cozer em forno bem quente. Depois de cozido, pincele o bolo-rei com geleia diluída num pouco de água quente.

Nota: O próximo a fazer o bolo-rei (ou a comprar), é o que tiver a fava na fatia.

BOLO REI
RECEITA 2


750 g de farinha de trigo
½ copo de vinho do porto
1 colher (sobremesa) de sal grosso
1 laranja
1 limão
4 ovos
150 g de frutas secas (nozes, uvas passas sem semente, etc.)
150 g de frutas cristalizadas
150 g de açúcar
150 g de manteiga sem sal
30 g de fermento de padeiro
CONFECÇÃO
Picar as frutas cristalizadas, juntar as frutas secas, colocar em vazilha de vidro com o vinho do Porto. Dissolver o fermento em ½ xícara de água morna e juntar com 1 xícara de farinha de trigo (retirada do peso total). Misturar bem e deixar levedar em temperatura ambiente durante 15 minutos. Bater a manteiga, o açúcar e as raspas da casca do limão e da laranja. Juntar os ovos, um por vez, batendo sempre, em seguida juntar a mistura do fermento e farinha. Quando estiver tudo bem homogêneo, juntar a farinha restante peneirada com o sal.

Bater e amassar a massa muito bem. A massa deverá ficar bem macia e elástica. Caso esteja dura, juntar um pouco de leite morno. Escorrer s frutas que ficaram no Vinho do Porto e misturar na massa. Voltar a trabalhar a massa e moldar em bola. Polvilhar com um pouco de farinha, cobrir com um pano e deixar levedar em ambiente morno por cerca de 5 horas.

Para a massa ficar bem levedada, deverá praticamente dobrar seu volume inicial. Voltar a trabalhar a massa e moldar em uma ou mais bolas, dependendo do tamanho dos bolos que deseje assar. Coloca-se a bola sobre o tabuleiro previamente untado, e abre-se um buraco no meio; para não deixar fechar, introduzir uma cumbuca pequena refratária no meio. Deixar levedar mais 1 hora. Introduzir a tradicional fava e o brinde antes de assar. Pincelar o bolo com gema de ovo, enfeitar com frutas cristalizadas inteiras, meias nozes, etc. Assar em forno bem quente. Depois de assado, pincelar com geléia, diluída em água quente. Na hora de servir, polvilhar com açúcar de confeiteiro.

BOLO REI
RECEITA 3


Tempo de preparação: 7 h.
Grau de dificuldade: Difícil
Ingredientes (para 6 pessoas):
150g açúcar
750g farinha
1 fava
30g fermento de padeiro
175g frutas cristalizadas
250g frutos secos
raspas de laranja q.b.
raspas limão q.b.
150g margarina
1 colher de sobremesa sal
4 ovos
1 dl. vinho do Porto


Preparação:
Depois de retirar as sementes que possam haver, pique as frutas e deixe-as a macerar com o vinho do Porto (deixe algumas inteiras para enfeitar). Dissolva o fermento de padeiro em 1 decilitro de água morna, junte a 1 chávena de farinha e deixe a levedar em lugar não muito frio durante 15m. Entretanto, bata a margarina, o açúcar, e as raspas de limão e laranja, junte os ovos (batendo um a um), e o fermento. Quando tudo estiver bem ligado adicione o resto da farinha e o sal. Amasse até que a massa fique elástica e macia e junte as frutas, misturando muito bem. Molde a massa numa bola, polvilhe com farinha e tape a massa com um pano, deixando levedar num ambiente não muito frio durante 5 horas. Depois da massa ter duplicado de volume, coloque-a sobre um tabuleiro e faça-lhe um buraco no meio. Introduza um brinde (bem embrulhado em papel vegetal) e 1 fava, e deixe levedar mais uma hora. Pincele o bolo com gema de ovo, enfeite com frutas cristalizadas inteiras, torrões de açúcar, pinhões, nozes, etc., e leve a cozer em forno bem quente. Depois de cozido pincele o bolo-rei com geleia diluída num pouco de água quente.

BOLO REI
RECEITA 4


INGREDIENTES
Para a fermentação: - 1 colher de sopa de açúcar - 3 tabletes de fermento para pão ou 45g - 5 colheres de sopa de leite morno - 1/2 copo tipo americano de farinha de trigo Para a massa: - 1 copo tipo americano de açúcar - 1/2 copo tipo americano de leite morno - 150 g de manteiga ou margarina amolecida - 1 colher de café de sal - 2 cálices de vinho do porto - 4 ovos inteiros - 4 gemas - 700 ou 800 g de farinha de trigo, dependendo do tamanho dos ovos - 200 g de frutas cristalizadas com nozes picadas - 200 g de uvas passas Para a decoração: - Açúcar granulado - Frutas cristalizadas

MODO DE PREPARO
Para a fermentação: Amasse o fermento numa tigelinha com o açúcar até ficar bem cremoso. Acrescente o leite morno e depois a farinha. Misture bem e deixe crescer até a mistura ficar parecendo uma esponja cheia de furinhos. Para a massa: Na vasilha da batedeira, coloque um pouco menos da metade da farinha e o fermento crescido. Junte também o açúcar, as gemas, os ovos, a manteiga, o sal, o leite e o vinho do porto. Use a pá da batedeira para massa mole e bata na velocidade máxima. Puxe a farinha que ficou presa nas laterais da vasilha e acrescente mais farinha. Bata bem. Você pode amassar com as mãos, mas demora mais. Agora, a massa vai crescer. Tem um truque que ajuda bem nessa hora: coloque a vasilha dentro de um saco plástico e deixe o ar entrar. Para a montagem: A massa dobra de tamanho. Não deixe entrar corrente de ar frio, senão ela murcha. Polvilhe bem, com farinha, a superfície que você escolheu: pedra, inóx da pia ou uma mesa. Separe um pouco de massa para fazer um bolinho para as crianças. Com um pouco de farinha nas mãos, abra a massa, dando um formato arredondado. Coloque as frutas cristalizadas e aperte, virando as laterais. Polvilhe sempre farinha para não grudar. Faça um rolo e depois corte ao meio. Transforme o rolo numa bola. Agora, pegue uma fôrma redonda, vire de boca para baixo e unte com manteiga. Abra a massa sobre o fundo da fôrma, como se fosse um pneu. No meio da massa, coloque uma forminha de alumínio untada para dar o formato redondo ao bolo. Coloque a fôrma com a massa dentro de um saco plástico e deixe crescer novamente. Depois que a massa crescer, pincele com uma mistura de uma gema e uma colher de sopa de óleo de girassol. Para a decoração: Decore com as frutas e polvilhe pequenos montes do açúcar granulado. Coloque para assar em forno médio, pré-aquecido, até ficar dourado.

BOLO REI
RECEITA 5


Ingredientes:
Para o Fermento:
250 gr. de farinha sem fermento;
60 gr. de levedura (fermento de padeiro);
25 ml (+ ou -) de água.

Para a Massa:
1000 gr de farinha s/fermento;
200 gr. de açúcar;
200 gr. de margarina;
2dl de água ou leite magro;
6 ovos;
15 gr de sal;
100 ml de bebidas (rum, porto, aguardente, etc.);
600 gr de fruta cristalizada sortida picada;
150 gr de frutos secos (noz, pinhão amêndoa, etc.);
250 gr de sultanas.

Preparação:
Amassar os ingredientes para o fermento, fazer uma bola e tapar. Bater o açúcar com a margarina, juntar os ovos, aos poucos a água ou leite, as bebidas e o sal, juntar a farinha e amassar bem + ou - 10 minutos; juntar o fermento feito anteriormente e amassar até que a massa ganhe elasticidade. Deixar a repousar cerca de 5 minutos. Juntar as frutas e amassar só o necessário para envolver bem as frutas. Deixar levedar pelo o menos 1 hora, tapado com um plástico. Dividir em peças com o peso desejado, por exemplo, 500 gr, enrolar em bola e deixar repousar 10 minutos tapados. Colocar o cotovelo no centro da bola e carregar, com as mãos fazer uma argola não muito fina, colocar em tabuleiro levemente untado, pintar com ovo batido, polvilhar com pinhão ou amêndoa granulada ou outro, decorar com as frutas habituais e deixar levedar no tabuleiro mais ou menos, uma hora. Cozer à temperatura de 180º-200º (tempo de cozedura para peças de mais ou menos 500 gr - 25-30 minutos).
Ao sair do forno pincelar com geleia e colocar montinhos de açúcar em pó.

Observações: Quando se refere + ou - é porque há farinhas que absorvem mais líquido que outras, por isso, não deverá juntar logo a totalidade de água ou leite nas massas; junte cerca de 80% e deite o resto apenas se for necessário.

BOLO REI
RECEITA 6


Ingredientes:
30 gramas de fermento para pão
500 gramas de farinha de trigo
1 dl de leite
4 ovos
1 cálice conhaque
200 gramas de açucar

80 gramas de nozes e passas
150 gramas de frutas cristalizadas cortadas e maceradas em conhaque
frutas cristalizadas e nozes para enfeitar
2 gemas para pincelar o bolo
geleia de fruta e açucar em pó para corar

Preparação de Bolo Rei:
Num recipente coloque o leite ligeiramente morno e o fermento, adicione alguma farinha. Misture muito bem e deixe repousar durante 2 horas em local quente.
Noutro recipente coloque os ovos, o açúcar, a manteiga, 1 cálice pequeno de conhaque, o fermento e bata tudo. Pouco ao pouco enquanto amassa bem junte o resto da farinha, por 30 minutos. Pode, caso ache necessário, juntar um pouco de leite.
No final de amassado junte todas as frutas, nozes e passas. Cubra então e deixe levedar num local quente, se possível durante a noite.
Forme uma argola com a massa e coloque uma lata no centro para o bolo não fechar. Coloque num tabuleiro e enfeite o bolo com frutas cristalizadas. Deixe levedar durante mais 2 horas no tabuleiro.
Pincele então com as gemas batidas. Pré aqueça o forno, e leve então o bolo ao mesmo.
Depois de prontos e enquanto ainda estiverem quentes, pincele os bolos com geleia de fruta e polvilhe com açucar em pó.

BOLO REI
RECEITA 7


Ingredientes:

750 g de farinha ;
30 g de fermento de padeiro ;
150 g de manteiga ou de margarina ;
150 g de açúcar ;
150 g de frutas cristalizadas ;
150 g de frutas secas (pinhões, nozes, passas, etc.) ;
4 ovos ;
1 limão ;
1 laranja ;
1 dl de vinho do Porto ;
1 colher de sobremesa (rasa) de sal grosso

Confecção:

Picam-se as frutas cristalizadas e põem-se a macerar com o vinho do Porto juntamente com as frutas secas.
Dissolve-se o fermento em 1 dl de água tépida e junta-se a uma chávena de farinha (tirada do peso total). Mistura-se e deixa-se levedar em ambiente morno durante cerca de 15 minutos.
Entretanto, bate-se a gordura escolhida, o açúcar e a raspa das cascas do limão e da laranja. Juntam-se os ovos, um a um, batendo entre cada adição, e depois a massa de fermento. Quando tudo estiver bem ligado, adiciona-se a restante farinha peneirada com o sal. Amassa-se ou bate-se a massa muito bem. Esta massa deve ficar macia e elástica. Se estiver muito rija, junta-se um pouco de leite tépido. Misturam-se as frutas maceradas no vinho do Porto. Volta a amassar-se e molda-se em bola. Polvilha-se a massa com um pouco de farinha, tapa-se com um pano e envolve-se a tigela num cobertor. Deixa-se levedar em ambiente morno durante cerca de 5 horas.
Quando a massa estiver bem levedada - em princípio deve dobrar de volume -, mexe-se e molda-se novamente em bola (ou em várias bolas) e já sobre um tabuleiro untado faz-se-lhe um buraco no meio. Introduz-se a fava e o brinde, este embrulhado em papel vegetal. Deixa-se levedar durante mais 1 hora.
Pincela-se o bolo com gema de ovo e enfeita-se com frutas cristalizadas inteiras, torrões de açúcar, pinhões inteiros, meias nozes, etc.
Leva-se a cozer em forno bem quente.
Depois de cozido, pincela-se o bolo-rei com geleia diluída num pouco de água quente.
Para impedir que a rodela feche, pode introduzir-se uma tigela no buraco.
Pensa-se que este bolo, que é hoje um dos símbolos da festa do Natal, é uma versão adaptada da «gallette des rois», de Bordéus. Começa a fabricar-se nos Fins de Novembro e vê-se em todas as pastelarias até meados de Janeiro. Todos os bolos devem conter uma fava e um brinde. A fava obriga aquele a quem sair a uma penalidade, que será cumprida no ano seguinte, ofertando um bolo-rei àqueles que o acompanharam na cerimónia do ano anterior.

BOLO REI
RECEITA 8


Ingredientes
Manteiga: 130 gr
Açúcar: 130 gr
Farinha: 500 gr
Fermento: 15 gr
Ovo: 3
Leite: 2 dl
Vinho do Porto: 2 colheres de sopa
Aguardente velha: 2 colheres de sopa
Fruta cristalizada variada: q.b.
Amêndoa: q.b.
Noz: q.b.
Pinhão: q.b.
Preparação
Num pouco de leite frio dissolva o fermento e adicione a farinha. Junte todos os ingredientes, excepto as frutas cristalizadas e os frutos secos, e amasse bem. Quando a massa começar a fazer bolhas, sinal de estar bem batida, juntam-se as frutas cristalizadas e os frutos secos. Tende-se a massa em forma de rosca, colocando em recipiente com buraco no meio, depois de bem untado com manteiga. Deixa-se descansar durante umas horas. Pincela-se com gema de ovo e colocam-se mais algumas frutas cristalizadas por cima. Coze-se em forno médio até ficar dourado.

BOLO REI
RECEITA 9


Ingredientes:
4 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 tabletes de fermento biológico
1 xícara (chá) de açúcar
4 colheres (sopa) de leite
5 ovos
3 colheres (sopa) de vinho do Porto
2 colheres (sopa) de casca de laranja ralada
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
1/2 xícara (chá) de uva passa sem semente
4 colheres (sopa) de amêndoas picadas
4 colheres (sopa) de nozes picadas
1 xícara (chá) de frutas cristalizadas
100 g de cerejas cristalizadas
4 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro

Modo de Preparo:
Em uma tigela, peneire a farinha de trigo e reserve. Em uma tigela misture o fermento e 3 colheres (sopa) de açúcar até obter uma pasta. Misture o leite aquecido e 4 colheres (sopa) de farinha de trigo. Cubra a tigela com filme plástico e deixe crescer por 15 minutos. Coloque em outra tigela 4 ovos, o vinho do porto e as raspas de laranja e bata rapidamente com um batedor manual. Reserve. Em uma superfície lisa, coloque a farinah de trigo restante e faça uma cavidade no centro. Junte o azeite de oliva (reserve 1/2 colher de sopa) e o açúcar restante. Com as pontas dos dedos misture até obter uma farofa. Acrescente a massa crescida e misture. Junte, aos poucos, os ovos batidos e sove a massa por 5 minutos. Adicione as uvas passas, as amêndoas, as nozes e metade das frutas cristalizadas. Misture delicadamente e transfira a massa para uma tigela. Cubra com filme plástico e deixe crescer por 1 hora. Em seguida, modele a massa, formando um anel, de modo que no centro tenha 15cm de diâmetro. Transfira a massa para uma assadeira para pizza com 30 cm de diâmetro, untada com o azeite reservado. Deixe crescer por mais 30 minutos. Ligue o forno à temperatura média. Distribua sobre a massa o restante das frutas cristalizadas e as cerejas. Pressione ligeiramente com os dedos e pincele toda a superfície com o ovo restante batido. Leve o bolo ao forno por 40 minutos, ou até que enfiando um palito ele saia limpo. Retire do forno, desenforme ainda morno e disponha em um prato grande. Em seguida, distribua por cima o açúcar de confeiteiro em montinhos. Se preferir, no momento de servir coloque fios de ovos na parte central do bolo


BOLO REI
RECEITA 10


Bolo dos reis
Ingredientes:
4 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 tabletes de fermento biológico
1 xícara (chá) de açúcar
4 colheres (sopa) de leite
5 ovos
3 colheres (sopa) de vinho do Porto
2 colheres (sopa) de casca de laranja ralada
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
1/2 xícara (chá) de uva passa sem semente
4 colheres (sopa) de amêndoas picadas
4 colheres (sopa) de nozes picadas
1 xícara (chá) de frutas cristalizadas
100 g de cerejas cristalizadas
4 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
Modo de Preparo:
Em uma tigela, peneire a farinha de trigo e reserve. Em uma tigela misture o fermento e 3 colheres (sopa) de açúcar até obter uma pasta. Misture o leite aquecido e 4 colheres (sopa) de farinha de trigo. Cubra a tigela com filme plástico e deixe crescer por 15 minutos. Coloque emoutra tigela 4 ovos, o vinho do porto e as raspas de laranja e bata rapidamente com um batedor manual. Reserve. Em uma superfície lisa, coloque a farinah de trigo restante e faça uma cavidade no centro. Junte o azeite de oliva (reserve 1/2 colher de sopa) e o açúcar restante. Com as pontas dos dedos misture até obter uma farofa. Acrescente a massa crescida e misture. Junte, aos poucos, os ovos batidos e sove a massa por 5 minutos. Adicione as uvas passas, as amêndoas, as nozes e metade das frutas cristalizadas. Misture delicadamente e transfira a massa para uma tigela. Cubra com filme plástico e deixe crescer por 1 hora. Em seguida, modele a massa, formando um anel, de modo que no centro tenha 15cm de diâmetro. Transfira a massa para uma assadeira para pizza com 30cm de diâmetro, untada com o azeite reservado. Deixe crescer por mais 30 minutos. Ligue o forno à temperatura média. Distribua sobre a massa o restante das frutas cristalizadas e as cerejas. Pressione ligeiramente com os dedos e pincele toda a superfície com o ovo restante batido. Leveo bolo ao forno por 40 minutos, ou até que enfiando um palito ele saia limpo. Retire do forno, desenforme ainda morno e disponha em um prato grande. Em seguida, distribua por cima o açúcar de confeiteiro em montinhos. Se preferir, no momento de servir coloque fios de ovos na parte central do bolo.

BOLO REI
RECEITA 11


INGREDIENTES
• 15 g de fermento de pão
• 2,5 dl de natas
• 50 g de açúcar
• 450 g de farinha
• 100 g de manteiga
• 1 colher de sopa de rum
• 1-2 ovos
• 50 g de sultanas e 50 g de amêndoas peladas e raladas
• para pincelar de decorar: 1 gema e amêndoas laminadas
Preparação
1. Desfaça o fermento nas natas aquecidas junte 2 colheres de chá de açúcar e um pouco de farinha. Misture bem. Peneire o resto da farinha para uma tigela, faça uma cova ao meio e ponha dentro a mistura do fermento.
2. Tape com a farinha e deixe levedar, em local aquecido, durante 1 hora.
3. Misture a manteiga com os ovos, o rum, as sultanas, o resto do açúcar e as amêndoas raladas e junte este preparado com a massa. Amasse tudo muito bem.
4. Forme três rolos de massa iguais e faça com eles uma trança em forma de coroa.
5. Coloque num tabuleiro do forno e deixe levedar durante 30 minutos. Pincele com a gema e decore com as amêndoas laminadas.
6. Leve a cozer em forno médio-quente (200º) previamente aquecido durante 40 minutos

BOLO REI
RECEITA 12


Bolo Rei é coisa que nunca tinha feito mas é bolo que deveras aprecio, como quase todos os outros… Com MFP a ajudar-me e o interesse pela culinária desperto, resolvi então debruçar-me sobre esta receita da Nacional mas ao lê-la percebi logo que conseguiria melhorá-la e personalizá-la ao nosso gosto. Mas acabei por fazer o Bolo Rei da receita original e hoje fiz o Bolo Rei à minha maneira e deixei umas fotos a compará-los para os leitores decidirem escolher o melhor. Ambos os bolos foram feitos com os mesmos tempos e programas! Quanto ao sabor é praticamente o mesmo mas o segundo da minha autoria é bem mais fofinho…
Agora quanto ao Bolo Rei da Nacional, eis os ingredientes:
1 embalagem de Farinha Branca de Neve para Pão de Brioche
2dl de água fria
100g de frutos secos (pinhões, nozes, amêndoas) em pedaços
50g de passas
Raspa de 1 laranja
2 colheres de sopa de vinho do Porto/Brandy ( usei 1 de cada)
Frutas cristalizadas, amêndoas peladas inteiras e nozes para decorar.
1 ovo para pincelar
Mel ou geleia para pincelar
Açúcar em pó para decorar
Preparação
Coloquei a água na cuba da máquina e juntei o conteúdo da embalagem. Seleccione o programa “Amassar” e depois de terminar o programa, adicionei os frutos secos, as passas, o vinho do Porto/Brandy e a raspa da laranja. Programei novamente “ Amassar” e deixei uns 15 minutos a MFP a trabalhar.
Quando terminou, retirei a massa da cuba para uma superfície enfarinhada ( um tapete de silicone sobre o tabuleiro de ir ao forno) e formei o Bolo-rei. Coloquei o Bolo-Rei no forno a 50º a levedar por uns 30 minutos. Pincelei o bolo com o ovo, decorei com frutos secos e cristalizados e enfeitei com montinhos de açúcar em pó.
Levei ao forno pré aquecido a 180ºC., por cerca de 30 a 35 minutos. Retirei do forno e volte a pincelar com mel.

BOLO REI
RECEITA 13


Meus amigos da Nacional, a vossa farinha de Pão Brioche pouco cresceu, mesmo após 70 minutos a levedar. Aumentou apenas uns 50%, muito pouco para o preço que ela tem! É certo que podia meter mais um pouco de fermento, deixar mais tempo a levedar mas isso seria aldrabar a receita…
Quanto à segunda receita, eis os ingredientes:
200ml leite morno
2 ovos
2 colheres sopa vinho do Porto e/ou Brandy
80g açúcar
50g margarina
raspa de 1 laranja
500g farinha trigo
2 colheres chá fermento seco
50g passas
100 g frutos secos (nozes, amêndoas e pinhões)
frutas cristalizadas
açúcar em pó para polvilhar
Mel ou geleia para polvilhar
Preparação:
Meti o leite, os ovos mexidos ( mas reservei um pouco para pincelar no fim), o vinho do porto e brandy 1920 a margarina, o açúcar, a raspa da laranja, a farinha e o fermento, na cuba da MFP e selecionei o programa “Amassar” tal como fiz na receita acima. Ao terminar, adicionei os frutos secos e as frutas cristalizadas, programei novamente “ Amassar” e deixei uns 15 minutos a MFP a trabalhar.
Quando terminou, retirei a massa da cuba para uma superfície enfarinhada ( um tapete de silicone sobre o tabuleiro de ir ao forno) e formei o Bolo Rei. Coloquei o Bolo Rei no forno a 50º a levedar por uns 30 minutos. Pincelei o bolo com o ovo, decorei com frutos secos e frutos cristalizados e enfeitei com montinhos de açúcar em pó (caso não me esquecesse…).
Levei ao forno pré aquecido a 180ºC., por cerca de 30 a 35 minutos. Retirei do forno e volte a pincelar com mel.
O resultado foi este e dá para ver que me esqueci do açúcar em pó O bolo ficou muito maior, bem mais fofinho, sabor quase idêntico e mais barato! Já estou encarregado de fazer outro para o dia 24 e a pastelaria onde costumava comprar o Bolo Rei todos os anos perdeu um cliente….
Servidos?

BOLO REI
RECEITA 14


PREPARAÇÃO
Num alguidar, desfaça o fermento na água.
Junte as 250g de farinha e amasse muito bem. Se necessário, acrescente um pouco mais de água.
Forma uma bola, e de seguida tape com uma toalha ou um pano grosso e deixe levedar durante 1 hora.
Numa taça, misture os pinhões, as passas, as nozes, as frutas picadas e o Vinho do Porto. Mexa e deixe maciar.
Passado 1 hora, junte ao fermento a restante farinha, o açúcar, as raspas de laranja e de limão, uma pitada de sal, a cerveja e enquanto amassa, junte os ovos 1 a 1.
Enquanto amassa se estiver bastante mole, acrescente um pouco de farinha.
Junte a manteiga derretida.
Depois de bem amassado, junte as frutas embebidas no vinho e amasse novamente.
Polvilhe com farinha e cubra com um pano. Deixe levedar em local quente aproximadamente 1 hora e meia até crescer para o dobro. Deverá ficar uma massa com a consistência de massa de pão.
Unte com margarina um tabuleiro largo e polvilhe com farinha.
Deite a massa no tabuleiro, polvilhe com farinha e molde o Bolo Rei no seu formato habitual.
Deixe levedar novamente durante 30 minutos.
Pince o bolo muito ao de leve com o ovo batido.
Decore com montinhos de açúcar em pó e com as frutas cristalizadas cortadas.
Leve a cozer em forno pré-aqeucido nos 180º durante 45 minutos.
Depois de cozido e ainda quente, picele com a geleia especialmente sobre as frutas cristalizadas.
INGREDIENTES PARA 20 FATIAS
650g de farinha
250g de farinha
50g de fermento de padeiro
100 ml de água
150 ml de cerveja preta
4 ovos
Uma pitada de sal
Raspa de uma laranja
Raspa de um limão
100g de manteiga derretida
100 ml de Vinho do Porto
75g de pinhões
100g de passas sultanas
75g de miolo de noz picado
200g de frutas cristalizadas sortidas picadas
200g de açúcar
Frutas cristalizadas sortidas para decorar
1 ovo batido para pincelar
Farinha para polvilhar
Margarina para untar
Açúcar em pó
Geleia para decorar

BOLO REI
RECEITA 15


Massa:
70 gr de açucar
casca laranja ou limão sem parte branca (usei casca de 1 laranja grande + 1 um bocado de limão)
130 gr de leite
70 gr de manteiga
3 gemas
40 gr fermento de padeiro ou uma saqueta fermipan
20 gr de sumo de laranja (usei todo o sumo de 1 laranja grande)
1 cálice pequeno de vinho do Porto
400 ou 450 gr de farinha c/fermento (previamente pesada)
1 pitada de sal (como usei amêndoas salgadas, reduzi a quantidade de sal)

Recheio e cobertura:
Fruta cristalizada picada
Amêndoas, nozes, passas e pinhões picados grosseiramente
Chocolate negro e branco em tablete, cortado aos bocadinhos
1 ovo para pincelar

Preparação:
- Coloque o açúcar no copo bem seco e pulverize 15 seg.. Vel. 9.
- Junte as cascas dos citrinos através do bucal do copo e rale uns segundos na Vel. 5.
- Adicione o leite e a manteiga e programe 30 Seg., Temp. 37º, Vel. 6 e a seguir 30 Seg., Vel. 9 sem temperatura.
- Reduza para Vel. 3 e junte as gemas, o fermento e o sumo de laranja, misturando uns segundos.
- Deite a farinha pouco a pouco na Vel. 3 através do bucal do copo e só no fim a pitada de sal; aumente para a Vel. 9 durante 30 Seg.
- Programe 3 Min., Vel. Espiga e verifique se o conteúdo forma uma bola que não fique agarrada às paredes do copo. Se não for o caso, pare a Bimby, polvilhe as paredes do copo com um pouco de farinha e volte a amassar na mesma velocidade.
- Deixe repousar a massa dentro do copo até esta levantar o copinho. Logo que isto aconteça, pressione a massa com as mãos de forma a que o volume baixe e volte a programar 15 Seg, Vel. 9 e 1 Min. Vel. Espiga.
- Retire a massa do copo, amasse com as mãos enfarinhadas, sobre uma superfície também enfarinhada.
- Estenda a massa de modo a formar um rectângulo comprido.
- Espalhe a mistura de frutas cristalizadas, frutos secos e chocolates ao longo do rectângulo.
- Enrole, como se fosse uma torta, sobre o lado maior do rectângulo, ficando um cilindro comprido recheado. Sele bem a união da massa.
- Encurve o cilindro de modo a dar-lhe a forma circular, obtendo um sólido cuja superfície, em matemática, se chama um toro.
Sele bem a união da massa.
- Coloque por cima um tapete de silicone e vire tudo ao contrário de modo que o tapete fique em baixo e a superfície em que trabalhou fique por cima. Assim, a parte visível do bolo fica com uma superfície lisinha.
- Coloque no centro da coroa um copo de pirex ou uma latinha, com água.
- Pincele o bolo com gema de ovo e decore a seu gosto (frutas cristalizadas, frutos secos e montinhos de açucar humidificado). Deixe que a massa dobre de volume e a seguir coloque no forno pré aquecido a 180º durante 20 ou 30 min.

O recheio pronto a usar:
As tabletes que se vêem na foto trazem uns quadradinhos de chocolate. Parti cada quadradinho em 4 e derreteram um pouco dentro do bolo.

Quando se diz "até levantar o copinho" nunca esperei que levantasse tanto!
O recheio já espalhado no rectângulo de massa:
Pronto a entrar no forno (usei a latinha das amêndoas no centro). Por engano só pincelei o ovo batido depois de ter colocado as frutas.

À saída do forno. Cresceu imenso! Quase saltou para fora do tabuleiro. 40 g de fermento de padeiro...
Ficou enorme:

E o melhor de tudo: comê-lo Uma maravilha!!! Só a massa levíssima e pouco doce vale a pena. Levei-o para o aniversário da minha cunhada e foi logo aberto assim que lá chegámos. O meu marido veio segredar-me: não vai sobrar nada! Amanhã tens de fazer outro para nós!
Toda a gente elogiou!!!
[Volta]



CRÉDITOS DAS RECEITAS AQUI APRESENTADAS (GOOGLE)

http://www.docesecompanhia.com/doces_bolos/bolo_rei.htm
http://www.muitomaisreceitas.com.br/receitas/bolos/bolo_rei.html
http://natalnatal.no.sapo.pt/pag_receitas/bolo_rei.htm
http://receitas.maisvoce.globo.com/Receitas/Tortas_Bolos 0,,REC899-7781-72+BOLO+REI,00.html
http://www.receitasemenus.net/content/view/2110/320/
http://www.saborosas.com/doces/bolos/receita-bolo+rei-144-5-29.html
http://www.portugal-tchat.com/forum/recettes-de-cuisine-portugaise/1802-receita-do-bolo-rei.html
http://sabores.sapo.pt/receita/bolo-rei/
http://culinaria.terra.com.br/receita/0,,OI17445-EI166-IC13,00.html
http://blocosonline.com.br/sites_pessoais/sites/lm/culinar/culinareis.htm
http://www.gruporeceitas.com/receita/23/bolo-rei
http://paladares.wordpress.com/2009/12/20/bolo-rei-da-nacional-versus-bolo-rei-a-minha-maneira/
http://paladares.wordpress.com/2009/12/20/bolo-rei-da-nacional-versus-bolo-rei-a-minha-maneira/
http://www.saborintenso.com/f23/bolo-rei-1116/
http://bimby4all.livreforum.com/natal-f23/bolo-familia-real-t1499.htm

Nenhum comentário: