quarta-feira, agosto 3

Casa de Macau

CASA DE MACAU DE SÃO PAULO
Celebra a Solidariedade Lusófona

José JPeralta

Convidado, participei, com Inez, em  31 de julho de 2011, da festa do 22º Aniversário da Casa de Macau, em São Paulo, Interlagos. Situa-se em um amplo e belíssimo recanto, ao lado da Represa Guarapiranga.
Foi a terceira vez que estivemos nesta bela instituição. Ela está sediada em dois amplos casarões contíguos  muito bem equipados e ornados.
1. A Casa de Macau é uma Instituição Sociocultural, formada pelos emigrantes de Macau, sediados em São Paulo e arredores.
A Casa foi fundada em 31 de julho de 1989.
O seu Salão de Festas estava cheio, com mais de 200 pessoas. Gente alegre e participativa. Vieram sócios até do Rio de Janeiro.  Festejaram em clima muito alegre e participativo. Cantaram e dançaram e até brincaram.  Faz bem estar com eles. São gente de nossa gente, com valores muito característicos: um misto de chinês e português, no sangue e na cultura.
Uma aliança viva entre duas grandes culturas, criando uma identidade própria. Um povo miscigenado como os brasileiros.
Os Macauenses cultivam suas raízes portuguesas e chinesas, com muito orgulho. Orgulham-se muito do Brasil, país de adoção. É gente que soma, gente criativa: gente de nossa gente.

2. A Comunidade Macauense aí se reúne para, compartilhar  almoços dominicais e datas festivas, sem muitas formalidades.
O carinho dos macauenses, por Portugal e pelo Brasil, está gravado em sua bandeira: a cor verde-amarelo, o mapa do Brasil e o Escudo Português. Falam bem em português, como em chinês.
Vê-se aqui a tendência, natural do português, à miscigenação sem discriminação.  Assim foi no Brasil, na África, em Macau, em Timor... Assim foi consolidada a primeira globalização da história. Assim foi consolidada a grande aliança  multirracial, pelo sangue e pelas culturas, abrindo caminhos para a prosperidade e paz universal.

3. O clima da Casa de Macau, de São Paulo é muito acolhedor, alegre e comunicativo.
A Casa de Macau teve grande apoio da Fundação Oriente, da Casa de Portugal de São Paulo e de muitas outras pessoas e instituições.
Foi fundada por uma Comissão de pioneiros, ativos e decididos.
A Casa de Macau é o orgulho desses emigrantes, que vieram  para São Paulo, em busca de oportunidades. E as encontraram. Mas é também um orgulho de São Paulo, do Brasil, de Portugal e de Macau. A Lusofonia e também um espaço de oportunidades solidárias.
Em Lisboa, a Fundação Oriente, financiada por Macau, mantém ou apoia grandes instituições culturais e filantrópicas com destaque para o Museu do Oriente às margens do Tejo.
A Casa de Macau é um espaço de solidariedade lusófona, marca que os portugueses semearam por todo o globo: uma grande contribuição ao congraçamento dos povos.

4. O senhor presidente da Casa cobrou maior solidariedade das Instituições Luso-brasileiras, de São Paulo, com a Casa de Macau, em seus eventos.
O fato de Macau ter passado à administração da China, em 1999, em nada mudou, nos macaenses, o orgulho de serem portugueses, que é a sua condição de raiz.
A Casa de Macau é  mais um grande testemunho vivo da Fraternidade Lusófona Mundial. É “coisa nossa”, luso-sino-brasileira-macaense.
Bem haja essa boa gente, dedicada, solidária e de bem com a vida..
Nota: Ilustro esta crônica com algumas fotos que tirei do 22º aniversário. Acrescento um vídeo ilustrativo do Youtube.
José JPeralta



Nenhum comentário: