domingo, fevereiro 24

Textos Extravagantes Documento 5

TEXTO (BLOGUE) EMBAIXADA DE PORTUGAL
Comentário de Roberto Moreno
(presidente da Fundação Geolíngua – www.geopress.org )

Após 18 anos de investigação científica sobre “línguas internacionais”, a Fundação Geolingua irá promover a Língua Portuguesa, (como segunda língua de comunicação entre os povos) com o nome de GEOLÍNGUA, ou seja, uma língua democrática que resulta do acordo ortográfico entre os 8 países de língua oficial portuguesa. (evitando, desta forma, línguas paralelas como a língua brasileira, angolana, moçambicana, cabo-verdiana, guineense.... entre outras)

Esta “nova” língua, criada em 1214, (estamos a falar da língua portuguesa) será uma espécie de “Esperanto II”, para o século XXI. A intenção é promover a auto-estima e o diálogo bilingue, ou seja, através da língua materna e uma segunda língua de comunicação entre os povos em geral, a partir dos países e comunidades de língua portuguesa e espanhola, visando desta forma a constituição, de direito e de facto, de uma “GEO-Comunidade”, Real, Virtual e Interactiva. Para complementar o texto acima, há uma Crónica e um ensaio para uma Petição para o Bilinguismo, que ao digitar a palavra – GEOLINGUA - e - Petição para o Bilinguismo – no Google, encontraras um breve relato sobre o potencial da língua portuguesa no contexto da “globalização”

Entretanto, no passado foi entregue, em mãos, um GEO-Dossier completo, sobre as propostas da Fundação Geolíngua, ao Presidente Lula e ao ex-ministro Gilberto Gil, nos anos de 2002 e 2003, respectivamente, na antiga sede da Fundação, no hotel Sheraton de Lisboa, onde o jornal O Público e a televisão SIC, fizeram uma belíssima reportagem com Roberto Moreno, sobre o projeto Geolingua, no ano de 1997 onde o autor afirmou que “As línguas, portuguesa e espanhola, devem ser partilhadas e servir para a união e para o entendimento” e sempre defendeu que, “Juntos, se falarmos a mesma língua, seremos ainda muito mais fortes". A reportagem do jornal O Publico de 18-12-1997 recebeu o título “Tordesilhas ao Contrario”. Posteriormente, em Outubro de 2007, no âmbito do Seminário “Desafíos y oportunidades para las relaciones iberoamericanas” o secretário-geral ibero-americano, Enrique Iglesias, elogiou a intervenção de Roberto Moreno, quando este ilustrou, tudo o que foi narrado nos textos acima, tendo enviado ao e-mail do Sr. Iglesias, logo a seguir, um GEO-Dossier sobre o projecto Geolíngua. Portanto, fico feliz e parabenizo os Srs. Lula e Iglesias por terem concordado com o que o Roberto Moreno vem defendendo sobre o assunto, desde 1992.

A Fundação Geolíngua irá lançar, num futuro próximo, dois prémios:

• GEO-Prêmio, Machado de Assis, para as pessoas que mais se destacarem na difusão da língua portuguesa e cultura brasileira, no mundo.

• GEO-Prêmio, Fernando Pessoa, para as pessoas que mais se destacarem na defesa das línguas e culturas maternas, no mundo, e dentro do conceito, “ A minha Pátria é a minha Língua”

Obs. O Rei da Espanha, Juan Carlos, fala português fluentemente, podendo ser um dos candidatos ao premio acima.

Nenhum comentário: