segunda-feira, junho 28

saramago 2



JOSÉ  SARAMAGO, POLÊMICO
Marca de Portugal, Marca Mundial
- Paradoxos -
J. Jorge Peralta

1. Saramago é um português, como todos os que nasceram nessa terra, no gozo dos seus direitos civis.
Tem uma história de lutas pela sobrevivência, como  todos os demais. A vida não foi fácil para ele, como não é fácil para ninguém, que ganhe o pão com o suor do próprio rosto e honradamente.
Adquiriu um status invejável por próprio mérito, com a ajuda  de quem lhe deu a mão.
Produziu uma obra literária de valor, reconhecido pelos especialistas internacionalmente, sem favor..
Ganhou o Prêmio Nobel de Literatura, que o projetou mundialmente. Com o Prêmio, quem mais foi homenageado, politicamente foi a Língua Portuguesa. O Prêmio Nobel, quanto à honra, é da Língua Portuguesa; é da Lusofonia.
Saramago ajudou a Língua Portuguesa a se destacar mais no contexto das demais, em escala mundial.
Saramago honra a Lusofonia.

2. Ninguém tem o direito de desdenhar deste prêmio, a não ser talvez por inveja, por despeito ou por ignorância.
Saramago escreveu sempre em Português. Que eu saiba, só em Português.
Os seus detratores, muitos, estão sempre resvalando para o inglês, por puro exibicionismo. Comportam-se como quem, perdido no mundo e na vida, busca um arrimo de pseudo-status em língua estrangeira. Veneram o país que lhes impôs o trágico Tratado de Methuen. Um contracenso arrogante e falacioso.
Até no Twitter, no Facebook, etc, etc, os portugueses preferem (?!) a Língua esquemática dos ingleses e “desprezam” a própria, de uma beleza muito superior.
]Agora atacam Saramago, que não prestou vassalagem aos seus deuses mambembes.
Mudou-se para território espanhol e continuou fiel à Língua Portuguesa, apesar de ter, em Espanha, o seu maior contingente de leitores. Em segundo lugar o Brasil.
Quem não goste de ler Saramago está no direito de não gostar. Quem gosta tem direito de gostar. Então vamos discutir, calmamente, sem mesquinhez.
Ninguém pode desdenhar de quem não gosta, nem de quem alguém gosta. São opções legítimas. Ou querem a volta de algum Hitler?!
Saramago é um dos escritores portugueses mais lidos no Brasil. Mérito dele que ninguém lhe tira.

3. Politicamente, teve atitudes persecutórias a colegas jornalistas. Teve atitudes de traidor em suas manifestações sórdidas, em favor da perda da soberania de seu País, propondo anexação à Espanha. Apoiou a grande farsa da União Ibérica, trágica e impossível para o seu país. (ver: Portugal, Galiza e a Lusofonia - clique). Uma atitude execrável, só por vingança!...
Declarou-se comunista? É um direito dele. Nada temos a ver com isso.

4. Sua obra não foi contaminada por suas atitudes políticas. Simplesmente quis cutucar e abalar uma certa casta medíocre que pensa pelo país, e não deixa o povo pensar. Isto, e muito mais, claro.
Perseguido pelo governo de seu país, foi morar  em uma ilha da Espanha. É um direito dele. Quantos portugueses saíram de sua terra para buscar, em outros países, dias melhores e mais bem-estar? As pessoas são livres de optar. Ou nem todas?!
Portugal é um País de emigração. Hoje há, muito mais portugueses e filhos e netos, no estrangeiro do que em Portugal.

Saramago morreu. Voltaram seus despojos, para a terra natal. Aplausos! Foi um direito dele.

5. A mim me parece que Saramago teve um respeito  imenso por seu país, que “cantou” em muitas de suas obras, a seu modo.
Acredito que fez muito mais por seu país do que os que o criticam, porque seguem a cartilha da moda. A moda é a maledicência e a malquerença. Acabrunhante, não?!
Na despedida deste mundo, em suas “exéquias”, um partido parece querer proclamar que Saramago é dele. Culpa de quem?!
Agora, Saramago já não pertence a partido nenhum. Hoje, libertou-se. Não precisa mais desse arrimo. Até porque partidos, hoje, muitas vezes, são meros esquemas de dominação do povo...

Embirrou com os homens que governam o país? E daí? Muitos outros não os toleraram. Ninguém o pode impedir ou censurar porque tem opinião; porque não agrada a todos, e não tolera o cabresto. Todos têm esse direito. Ou querem impor o fascismo?!

6. Saramago antes de qualquer coisa, é Português e sempre se proclamou Português, apesar de ser homem universal, como é a vocação de todo o português que se preza e se projeta!
Saramago é marca de Portugal, sem contestação. De Portugal para o Mundo. Fez obra Universal.

As cinzas de Saramago ficam em Portugal. Em Portugal é o seu  lugar. Mas que nenhum partido queira ser  dono dele ou de suas cinzas. Ele não tem donos.
Até porque os partidos acabam e os homens ficam.
Alguns partidos gostam de levantar bandeiras boas ainda que não sejam suas. Às vezes têm bom gosto, mas podem incomodar.
7. As obras de Saramago sempre integrarão a Literatura Portuguesa. Se vem ou não a ser integrado no meio dos clássicos, depende dos leitores. Só o tempo o dirá. As obras se mantêm, pela força intrínseca, que delas transborda e irradia.
Para alguns, ele estará entre os 10 maiores Mestres da Língua Portuguesa, ao lado de Camões, Vieira, Pessoa, Antero de Quental, e de outros. Só a história o dirá.
Bem Vindo a História, Mestre Saramago!

Nenhum comentário: