sexta-feira, setembro 10

2 Desafios

II- DESAFIOS E OPORTUNIDADES

4. Vim falar-lhes das grandes oportunidades que se abrem aos jovens, através de intercâmbio, nos Países Lusófonos.
Vim falar-lhes da Lusofonia e do nosso modo de ser Lusófono e como ele sabe enfrentar desafios.
Vim falar-lhes do intercâmbio que as Universidades da Lusofonia podem lhes proporcionar. A Universidade é espaço para ouvir e conviver com os grandes mestres e é também o espaço de encontro de pessoas como nós, sedentas de saber e de ousadias transformadoras que saibam construir o caminho do bem-estar, com dignidade, neste mundo lusófono, cheio de desafios e oportunidades.
Este ainda é um momento para pioneiros e desbravadores. Há muito por fazer, por toda a parte, para pessoas arrojadas, ousadas, criativas e dedicadas. Para os acomodados e mornos só resta a rede, a frustração, o tédio e o nada. Sejamos os novos Bandeirantes dos Tempos Modernos.
As decisões que vão sendo tomadas, nem sempre são as melhores, para as próximas gerações. Não basta decidir, é preciso saber optar. Precisamos estudar, observar e vivenciar. Pôr a mão na massa. Agir. Compartilhar competências e habilidades. 
            Após escolherem uma universidade com credibilidade, decidam-se e vão, de peito erguido e confiante, dispostos a fazer sempre a sua parte. 
         Se cada um não fizer a sua parte, a Universidade pouco poderá lhes oferecer. Se não abrirem  as portas de sua inteligência e de seus talentos, o saber não terá como entrar. Então não perguntem o que a Universidade pode fazer por vocês. Perguntem antes quanto vocês estão dispostos a investir, com esforço e boa vontade, em vocês mesmos. A Universidade lhes dará condições de progredir sempre.
- Vim falar-lhes das Convergências da Lusofonia e algumas divergências.
- Vim falar-lhes de temas que podem nos alegrar o coração e a mente; que podem nos interessar e abrir novos caminhos. O mundo e o futuro é dos fortes e não dos fracos, dos abúlicos.
- Vim falar-lhes de gente que sabe superar obstáculos e que sabe viver ávida com esperança e otimismo sem se deixar dominar pelas eventuais dificuldades que a todos os humanos afligem.
- Falo de gente que tem toda uma Filosofia de Vida dinâmica sintetizada em provérbios, que as pessoas sabem lembrar, em momentos adequados, com força revigorante.

5. Vim falar-lhes, em poucas palavras, de temas que exigem de vós muita e permanente reflexão e observação:
- Falo-lhes da nossa Língua Portuguesa, como poder e como algo belo: “desta certeza sinfônica” de que falava Fernando Pessoa; das excelências da Língua Portuguesa, a terceira língua mais falada no Ocidente. (T.C. 7e 6)
- Falo-lhes da GlobiLíngua, da cidadania Lusófona da qual a grande força motriz é a Língua Portuguesa. (T.C. 5,3,4)
Minha Pátria é a Língua Portuguesa” (Pessoa)
- Falo-lhes do Brasil Potência, deste gigante estonteado e aturdido por incrível corrupção, mas que não perde a esperança. O Brasil é sem dúvida, uma das mais vigorosas potências mundiais. Mas ainda não sabe fazer-se respeitar como tal. Temos poucos políticos estadistas de alta dignidade e muitos oportunistas e pangarés. Os mais capazes fogem da política e deixam o espaço para os aventureiros, individualistas, sem visão do bem coletivo.
- Falo-lhes de um país que pede mais respeito à natureza e melhor educação e saúde para todos. A boa educação é a força motriz do desenvolvimento e da justiça.
- Falo-lhes de Portugal, um país paradigmático, que teve e tem na história da humanidade um papel de extraordinária força transformadora e cujos passos pelo mundo deixaram pegadas indelébeis.
- Falo-lhes dos Países Lusófonos Africanos e Asiáticos e seu povo forte, gentil e persistente veneração.
- Falo-lhes das Universidades da Lusofonia, como espaço sagrado do saber e conviver, para um mundo melhor para todos, entre.

6. Quero falar-lhes das convergências e divergências na solidariedade Sul-Americana e de alguns equívocos a esclarecer, entre países irmãos.
A grande vantagem do Brasil, na América do Sul, é ser um país gigante e forte, de Língua Portuguesa, contra onze (11) países pequenos e mais frágeis... de língua espanhola. Cada país tem seus valores a serem respeitados e suas fraquezas a serem sanadas.
Sendo um só país, o Brasil, é superior, em território útil, aos 11 de língua espanhola; tem equivalente contingente demográfico; tem PIB superior e maior produção industrial.
O Brasil, sozinho, equivale à metade da América do Sul e, como potência, por ser um país único, é muito superior. Dez gravetos, unidos, são muito fortes; separados, são frágeis.
Os países precisam aprender a se respeitar fraternalmente, com suas especificidades e sua identidade própria e diversa. Saiba mais:

Nenhum comentário: