quarta-feira, janeiro 26

Camões, na Biblioteca

PRESENÇA DE CAMÕES
NA BIBLIOTECA
MUNICIPAL DE SÃO PAULO
“MÁRIO DE ANDRADE”

J. Jorge Peralta
CAMÕES, ÍCONE DA LUSOFONIA MUNDIAL
1. Camões, o maior épico da Língua Portuguesa e o maior artista do Renascimento Ocidental, no século XVI, marca presença no jardim de entrada da Biblioteca Municipal de São Paulo “Mário de Andrade”.
Na frente da Biblioteca, ao lado da entrada principal, altivo e garboso, Camões dá as boas vindas a quem chega. O Patriarca da Lusofonia acolhe quem busca  o saber.
Camões é a maior personagem símbolo da Lusofonia Mundial, ao lado de Antônio Vieira, o Magno,  e de Fernando Pessoa.
Camões, Vieira e Pessoa são o trio de ouro da Cultura Lusófona.
Camões, em sua bela estátua, à frente da Grande Biblioteca, com grande destaque, está aqui há muitos anos. Lembra a todos a força da Lusofonia Internacional, a força da cultura brasileira. É um ícone grandiloquente, auspicioso e genial.
À estátua de Camões foi reservado, no jardim, um espaço para acesso das pessoas, adultos ou estudantes de todos os níveis.
Lembra-nos que nossa pátria comum “é a Língua Portuguesa”, como disse Fernando Pessoa.

2. Nossa Língua comum é o veículo de comunicação e de reflexão de 260 milhões de falantes; é a terceira língua mais falada do Ocidente e a quinta mais falada do Mundo. Um imenso patrimônio. Língua é poder.
Aqui, Camões está altivo e seguro, como está em centenas de estátuas, pelo Brasil afora, e em milhares de estátuas, por todos os mais significativos espaços lusófonos, pelo mundo, muito além dos oito (8) países de Língua Oficial Portuguesa.
O Brasil é o Grande Baluarte  da Lusofonia Mundial.
Camões é figura de primeira grandeza, no Panteão da Lusofonia.
Camões é um elo de união universal. Estátuas de camões encontrâmo-las em todos os Espaços Lusófonos do mundo, atestando nossa fraternidade universal.

3. A mensagem que nos traz o altivo Camões, à frente de uma grande Biblioteca, como esta no Brasil, é do alto nível e força da Língua Portuguesa, para a confraternização dos povos. É também um apelo para que todos cultivemos nossos talentos, com denodo e persistência, estimulando a Lusofonia  Universal e o congraçamento dos povos lusófonos.
A obra de Camões é a resultante de um trabalho, sem tréguas, na busca da perfeição e dos tesouros de sabedoria, que legou à posteridade.
A vida de Camões é um belo paradigma para a juventude, Camões foi  um jovem que quis, e, com esforço e dedicação, foi um gênio humano.
Camões é uma lição de vida inspiradora.

4. Camões aí está, como o competente timoneiro da grande nau da Língua Portuguesa, tendo como ministros Pessoa, Quental e Vieira. Este último é ainda “o imperador da Língua Portuguesa”, como o consagrou Pessoa.
Camões representa os demais grandes ícones da Língua Portuguesa Transnacional.
Camões é o personagem principal da pátria lusófona mundial.
Camões aí está também como guardião e arrojado cultor dos grandes Tesouros da Língua Portuguesa. Camões é o Patriarca da Língua Portuguesa.
A nau da Língua Portuguesa convida todos os talentos, de todos os povos lusófonos, a embarcarem nessa grande viagem de busca do conhecimento e das energias do coração humano, de todos os povos lusófonos, fraternalmente e sem discriminação.
Aqui trata-se de um espaço nobre de difusão da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona e Universal, principalmente da cultura brasileira.
A Biblioteca é um espaço solidário e democrático, aberto a todos que querem sempre se aperfeiçoar cultivando os próprios talentos e buscando a lição dos mestres.

Para glorificar o momento, pense na força do poema do poeta  renascentista (século XVI), Antônio Ferreira:

Floresça, fale, cante, ouça-se e viva
A portuguesa língua, e já, onde for,
Senhora vá de si, soberba, e altiva.”
(António Ferreira – Poemas Lusitanos).

Como complemento a esta crônica, acrescento dois poemas que ilustram as ideias que aqui desenvolvi.
Para ler mais, clique.

Nenhum comentário: