quinta-feira, abril 28

Desafios 3

DESAFIOS E ENCRUZILHADAS CONJUNTURAIS – III
- Restaurar Portugal é a Solução -
José JPeralta


I
GERAÇÃO PERDIDA OU GERAÇÃO CAPAZ?


1. Geração Capaz

Muitos de nossos jovens, estão numa geração enrascada, “uma geração à rasca”. Mas  isso passa, se eles  quiserem de verdade.
Despertem. Vocês são capazes de revolucionar essa situação atrapalhada, se estudarem e se dedicarem. Ponham a ousadia e a criatividade para funcionar. Vocês têm um país belo com um povo ousado e capaz e com uma história invejável e única.
Busquem qualidade e não facilidades. Quem promete facilidades está enganando. A vida só é fácil para os inúteis.
Vocês receberam um país transtornado e se amofinaram desiludidos:
Que parva sou eu?!”
Parvos são os traidores da Nação, que deixaram o povo enrascado.
Desperta, minha gente! Não queiras mais ser humilhado, por quem elegeste.
Promessas vãs não podem continuar a seduzir a Nação!
Prestem atenção:
Há gente querendo dominar e abocanhar o seu país, na manha e na trama. Todos sabem isso! Muitos escondem a cabeça como o avestruz, para não verem nem ouvirem!
É hora de despertar e de reagir.

Portugal é um tesouro impagável, mas invejado e cobiçado.
Levanta a cabeça, jovem! Vence a desilusão e a desesperança em que te meteram. Recobra o fôlego e vê que valores tem o teu povo. Vê como essa gente desalmada desprezou e jogou pela janela, no cesto de lixo, os valores éticos e humanísticos do teu país... E ainda te disseram que eram valores burgueses, valores “salazaristas”... (“salazarentos!!”, para alguns encabrestados). Mas isto já é  a pior das malvadezas e é discriminação odiosa...
Lembra-te: Portugal é o teu maior tesouro.
Não podemos discriminar ninguém. Precisamos apenas fazer justiça a todos. Justiça é dar a cada um só o que merece.

Lançaram em descrédito o teu Portugal!
A credibilidade do país é recuperável, com um povo culto, capaz e trabalhador, dedicado e competente, ousado e criativo, empreendedor e ético.
Portugal é o teu país! Não terás outro igual!
Não o descartes, nem dele desdenhes, por nada!

2. Geração Esperança

A juventude, em todos os tempos, é marca de esperança e ousadia. Jovem é a pessoa que ainda tem capacidade de ser feliz, independente da idade e condição social. É gente que tem capacidade de amar, de sonhar,  de querer, de estudar, de aprender e de fazer, de realizar e de sorrir.
É gente que sabe enfrentar desafios, sem se amofinar. Sabe que o desafio é sempre uma boa oportunidade para abrir  novo espaço na vida, para  abrir novos caminhos.
 A “geração à rasca” tem sempre uma boa oportunidade: Saber que essa condição existe é uma boa descoberta. Agora sim, sabe que o desafio está posto e que é preciso reagir e tomar atitude na vida. É hora de se definir.
Só quem sabe que está enrascado será capaz de superar essa condição sem se entregar à desilusão.

Agora você sabe, você começa a ter soberania, você começa a não ser mais dependente  de seus pais e das autoridades. Você já pode começar a voar sozinho, com seus companheiros de viagem, entre os quais, agora, se contam também os seus pais. Agora você é responsável por seus sucessos e também por seus fracassos
A juventude também é uma fase de incertezas, de encruzilhadas. Na cabeça das pessoas, defrontam-se situações e propensões antagônicas, que pedem decisões adequadas e inadiáveis.
O jovem desenvolve o princípio de liberdade e de liberalidade. Sabe e apoia o conceito: “Não faça nada por alguém que é capaz de fazer  por si mesmo”, por ser atitude que cria dependência. É preciso dar oportunidade  aos jovens. Eles são sempre a geração esperança.

3. Superando Obstáculos

Quando o desânimo ataca, é a hora de seguir a receita de conhecida canção Brasileira: “Levanta, sacode a poeira, dá a volta por cima”.
A juventude esperta vai logo aprendendo as atitudes do empreendedorismo. Aprende a ousar e a não se acomodar.
Aprende a tomar as atitude,  a decidir, com entusiasmo e sem frouxidão.
Aprende que a pessoa decidida, se bem preparada e bem acompanhada, pode transformar a realidade.
Aprende a cultivar novas e velhas ideias, a ter ideais e a ser leal a princípios  construtivos e solidários..

Nenhum comentário: