terça-feira, setembro 1

Dialogar

DIALOGAR É PRECISO
(A propósito de controvérsia sobre o texto: “Portugal, um País de todos”)

JPeralta


.......Entre civilizados até do desentendimento podemos tirar proveito.
.......Penso que o debate responsável e leal de ideias faz bem e nos pode enriquecer, ainda que estejamos, eventualmente, em campos diferentes. Viver é aprender.

.......O senhor Cipriano não se agradou com algumas palavras que usei e “pimba”, segura aí que vai fogo... Releu o texto e... tudo voltou ao normal. Eu costumo usar termos contundentes, colocando-os depois no seu contexto. De tudo precisamos buscar o aprendizado, pois todos somos eternos aprendizes...
.......Todos, aliás, estamos sujeitos a erros, desde que ousemos fazer algo que possa valer... Erramos por ignorância, por arrogância, por pressa, por precipitação, ou por descuido...
.......Superado o desencontro, a vida continua. Foi o nosso primeiro confronto, mas certamente não será o último.
.......O contraditório responsável é sempre saudável. Dá oportunidade ao arguido de se explicar melhor. Contestar não é atacar, dependendo dos termos, é claro.

.......Ponham-se as ideias na berlinda, mas respeitem-se as pessoas.
.......Podemos discordar, mas sempre respeitar as opiniões do eventual “adversário”.
.......Democracia é isto: expomos as nossas ideias à apreciação dos outros. Aceita ou não quem quer, livremente e com razões. Cada um assume a responsabilidade do que faz, conforme o seu caráter. Atirar sapatos ou “tamancos” é atitude de primata; é grosseria de ignorante anti-social.
.......Ao expressarmos de público nossas opiniões, estamos expostos a falhas ou incompreensões. Até porque as pessoas posicionam-se em lados, perspectivas e conjunturas diferentes. Quem erra que se corrija e a vida continua. Quem é criticado explique-se, com lealdade e responsabilidade. Só.
.......Nos tempos ágeis da Internet, às vezes sobra-nos pouco tempo para repensar o que escrevemos. Então, outros podem nos ajudar.
.......Não precisamos concordar sempre uns com os outros, pois a vida é variedade, diversidade. O que é inaceitável é a crítica leviana, inconseqüente, eventualmente ofensiva ou discriminatória. Nem merece resposta.

.......Há muito fel inútil rondando por aí, estressando as pessoas.

.......Dialogar, com lealdade, é preciso e faz bem.
.......Escrever e publicar é compartilhar ideias, sentimentos, opiniões que são expostos na grande mesa de convivência, a apreciação pública, onde não há dogmas, mas há limites.
.......Assim sendo, quero sublinhar que o senhor Cipriano não tem nada por que me pedir desculpas e eu não tenho nada para lhe desculpar. Fizemos a lição de casa, cada um a seu modo.

.......O senhor Cipriano é de fato, como afirmou o senhor Capitão Verdasca, um homem leal e sincero; um cavalheiro. Sabe defender as suas idéias e respeitar as dos outros. Estamos em campos diferentes, mas não necessariamente opostos.

.......Isto é democracia. Assim fossem todos os nossos políticos. É que muitos nem sequer sabem o que é espírito democrático! Outros são tiranos contumazes. Os problemas nacionais e os existenciais ofuscaram sua mente.

Nenhum comentário: