quarta-feira, novembro 4

UNIÃO LUSÓFONA
FEDERAÇÃO BRASIL-PORTUGAL
Esboço de uma Proposta às Nações Lusófonas



"Lusófonos de todo o Mundo, Uni-vos"


J. Jorge Peralta


Plano de Estudo


I - Auscultando a História

II - O Desafio da Verdade

III - Quem quer Raptar a História?

IV - Pátria Lusófona Intercontinental

V - União Lusófona como Estratégia

VI - Estratégia da Terra Arrasada

VII - Brasil-Portugal uma Potência Intercontinental

VIII - Uma Proposta de Base Histórica




I
AUSCULTANDO A HISTÓRIA
Lusófonos de todo o Mundo, Uni-vos



.......1. Portugal está enfrentando um dilema e vai se transformando em um campo de testes preocupantes, que abalam os alicerces, a alma, a credibilidade e a auto-estima da nação. Está se gestando aqui, nos gabinetes e fora, uma preocupante praça de “guerra” verbal.

........Ao lado de pessoas que levam o país e a vida a sério, há alguns formadores de opinião, tentando impor ideias esdrúxulas. Precisamos ficar atentos.

........Aqui temos em mente a ideia obtusa de integrar Portugal à Espanha. Proposta vergonhosa. Rendição indecorosa... Há já um rolo compressor acionado. Já se fazem enquetes num e noutro país, etc, etc. Já se fazem opostas... Favas contada?! "Ser ou não ser, eis a questão!". A soberania de Portugal é inegociável.
........A proposta da fusão é impensável. Redundaria na desintegração de Portugal e seus quase novecentos anos de intensa história; na manha! O país que descobriu dois terços (2/3) do mundo, seria transformado em colônia de seu inimigo histórico, na manha... É uma ideia que não cabe na cabeça de um troglodita. Não é ideia democrática: é ideia tirana...


........É uma tentativa de sepultar a lusofonia; uma afronta a 260 milhões de pessoas.

.........Quer queira, quer não, Portugal tem laços, alianças e compromissos históricos a preservar e respeitar!
.........Levar a ideia adiante seria um patricídio. Querem leiloar o País?! Valor: 30 dinheiros?! Judas está em ação?! Não há negociação possível neste nível, com nosso inimigo histórico... A liberdade não se negocia. A tirania expele-se e repele-se com firmeza.

.........É dessa questão e seus feitos, que falo nesta proposta. Ninguém pode assistir calado, tão deprimente espetáculo. Quem hoje cala, amanhã chora, mas talvez já seja tarde.

.........Que ninguém se deixe atropelar por fatos consumados.

.........Aqui proponho, contracenando, com certo sabor de provocação. É uma nova proposta talvez viável, em outras condições e com outro espírito. Pressuponho que há já algo se articulando, ao menos no subconsciente das pessoas.
..........Portugal está na mão de alguns burocratas que só entendem de marketing e de levar vantagens pessoais. Daí o que se pode esperar?! Os traidores e os tiranos escondem-se nesses meandros...


.........As soluções mais estruturais de Portugal devem ser buscadas no âmbito da Lusofonia. Por isso aplaudo o grito, genuinamente lusófono:


"Lusófonos de todo o Mundo, Uni-vos"




..........2. No entanto, ainda me pergunto se Portugal precisa de fato de tais alianças. Nunca vi a Grécia propor nada similar. Os gregos prezam muito sua identidade e sua cultura. Nós também prezamos a nossa. Por isto, este assunto nos desperta grande interesse, embora nos incomode. A sorte da Grécia é não ter nenhuma “Espanha” por perto. Mas também não tem o Brasil, Angola, Moçambique, etc.
.........Alguém quer repetir o discurso impossível dos tempos de D. Fernando ?! ou dos tempos do Cardeal D. Henrique?! No pré e pós D. João IV?! Etc... É cinismo demais!...


Dizem os Mexicanos:
*****Ai de ti México! Tão longe de Deus e tão perto da América da Norte!”
*****Será que os Lusófonos terão de bradar algum dia:
***********Acautela-te, Portugal! Tão grande foste na História, que a Espanha não desiste de querer-te dominar, mesmo depois de tantas tentativas perdidas!”
.........Alguém tem o desplante de repetir um discurso sempre rejeitado, há 850 anos?! É muita falta de criatividade! Muita falta de imaginação... Os iberistas estão atrasados... Questão para “cara-de-pau”.
.........A grande lição da história: As fronteiras entre Portugal e Espanha são intocáveis. Vamos ser criativos!

.........Um lembrete que devemos ter sempre em nossa mente:


"Quem sabe faz a hora,

não espera acontecer"




Nenhum comentário: